Como dormir com a perna engessada?

Perguntado por: ralencastro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Pouse-o cuidadosamente sobre uma almofada para que a extremidade do gesso não se afunde na pele nem a aperte. Além disso, para dormir, mantenha-o acima do plano da cama.

Gesso aplicado em todo o membro inferior. Serve para imobilizar fraturas do fêmur próximas ao joelho e fraturas da perna. Pode ser utilizado para andar ou não, dependendo da indicação do médico.

Como informado acima, cada caso tem seu tempo, mas uma pessoa pode ficar engessada de três a oito semanas ou até mais, conforme o caso. Ossos maiores e mais grossos tendem a demorar mais. É normal a pessoa engessada sentir incômodos nos primeiros dias, porém ela costuma se acostumar com o tempo.

20 minutos

Por que você deve colocar as pernas para cima todos os dias
Assim, colocar as pernas para cima por aproximadamente 20 minutos pode favorecer o retorno do fluxo sanguíneo para outras partes do corpo e prevenir o surgimento de varizes e vasinhos”, explica o médico.

Deve procurar a melhor posição,com o pé acima do plano horizontal do coração e não ficar na mesma posição por muito tempo.

Osso Colado – Consolidação Clínica
A princípio pode-se dizer que o seu osso consolidou (colou) clinicamente quando existe uma melhora da dor parado e em movimento, quando não tem dor ao encostar no local fraturado, quando se movimenta o local que tinha fratura e você não sente o movimento entre os ossos.

O calo ósseo quando sadio não doí - o que pode doer é a falta de consolidação completa do osso, a falta de reabilitação adequada com atrofia muscular e sobrecarga articular ou tendinosa, alguma lesão de estrutura de partes moles na cicatriz, ou ainda a proeminência na pele de algum material de síntese óssea.

Por ter uma base de gesso, o paciente com tala gessada deve manter os mesmos cuidados mencionados acima: evitar molhar, bater o membro lesionado, colocar objetos dentro da atadura e não pisar sobre o imobilizador.

Sim, totalmente normal. Com o uso do gesso, os músculos deixam de trabalhar, e assim, enfraquecem e atrofiam, deixando o membro mais fino em comparação com o outro.

O movimento do pé, principalmente, em uma fase muito precoce, não é desejável. Pode prejudicar a cirurgia e o processo de cicatrização. Aguarde a retirada da imobilização e a orientação do seu médico.

Após 3 meses o osso deve estar consolidado. Mas a reabilitação pode ser mais longa. Pode demorar uns 6 meses para andar normalmente.

Primeiro passo para voltar a andar após gesso ou cirurgia
Isso é muito importante para habituar o seu corpo a fazer esse movimento novamente. No início você pode começar com duas muletas e não colocar o seu peso na perna, mas sim nas muletas fazendo o movimento.

Vale ressaltar que somente o médico é quem pode determinar se será usado gesso ou bota ortopédica, pois tudo depende do grau e tipo da lesão. Para traumas mais severos, recomenda-se o uso de gesso e para as lesões mais leves, uma bota ortopédica pode ser indicada.

É importante elevar as pernas na hora de dormir
Outra opção é elevar os pés da cama ou colocar uma espécie de apoio embaixo do colchão para elevar toda a perna e não apenas o calcanhar e os pés. Esta atitude facilita o retorno do sangue das pernas em direção à parte superior do corpo.

Alguns benefícios de elevar as pernas:
Alivia a sensação de pernas cansadas. Diminui a pressão dentro dos vasos sanguíneos. Reduz a retenção de líquidos nas pernas e nos pés. Proporciona momentos de relaxamento.

As fraturas normalmente causam inchaço, mas esse inchaço pode levar horas para se desenvolver e, em alguns tipos de fraturas, ser bem discreto. Quando os músculos ao redor da área lesionada tentam manter um osso fraturado no lugar, podem ocorrer espasmos musculares, causando mais dor.

FOSAMAX® pertence à classe de medicamentos não hormonais chamados bisfosfonatos, que ajudam na reconstituição dos ossos e faz com que os ossos tenham menos propensão a fraturas.

Segundo o médico residente Daniel Maricondi Massari, “o tratamento da dor do paciente idoso requer cuidados específicos devido a particularidades de seus organismos” e também considerando o contexto da restrição orçamentária dos órgãos públicos de saúde, sendo o cloridrato de tramadol o medicamento mais indicado nesta ...

É permitido dormir sem a bota se esta for do tipo removível (robofoot). O risco é acordar e acabar esquecendo de colocá-la para ir ao banheiro ou outra atividade. Não deixe de fazer o acompanhamento e sanar dúvidas com o ortopedista assistente. Boa recuperação!