Como dormir após cirurgia joelho?

Perguntado por: zneves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

A posição mais fácil para dormir é de barriga para cima, já que você tem pontos de sutura no joelho e a perna pode estar inchada. No caso do decúbito lateral, dê preferência para que o joelho operado fique em cima do outro joelho. Mesmo quando já puder ficar em pé, apoie a perna com cuidado.

Após a cirurgia, mesmo no caso daquelas feitas por meio de métodos mais modernos e menos agressivos, como é caso da Artroscopia, é recomendável repouso de pelo menos 4 dias, evitando colocar o pé no chão ou aplicar peso corporal sob a perna operada. Manter a perna elevada também é uma recomendação.

Para o banho no chuveiro, uma simples cadeira de plástico e um banquinho para apoiar a perna operada podem ser suficientes, mas também existem cadeiras de banho que podem ser alugadas. É recomendo repouso relativo por alguns dias após qualquer cirurgia.

O joelho operado precisa ficar em repouso, em uma posição confortável e que não provoque dor. Dessa forma, as duas melhores posições para dormir são: decúbito dorsal e decúbito lateral. Ao término do procedimento, o joelho ficará imobilizado com curativo compressivo.

Artrofibrose é um problema no joelho causado pela formação excessiva de cicatrizes fibrosas dentro da articulação, que limitam a sua movimentação. Artrofibrose é uma causa de rigidez articular após cirurgia.

Não perca tempo! Procure não deitar sobre o lado operado. Não coloque almofadas embaixo do joelho! A quantidade de carga que você pode colocar sobre a perna operada depende do tipo de cirurgia (cimentada ou não) e será orientada pelo seu ortopedista.

Uma das formas de saber se a cicatrização não está indo tão bem como esperado é observando uma possível presença de secreção cerosa, como um líquido rosado-amarelado, na gaze.

Para você identificar se os seus pontos cirúrgicos estão inflamados, os principais sintomas são:

  1. Vermelhidão;
  2. Inchaço;
  3. Dor ao tocar;
  4. Sensação de calor.

Para se recuperar mais rápido de uma entorse do joelho, você precisa seguir um plano de cinco etapas do tratamento, clinicamente conhecido como PRICE (proteção, repouso, gelo, compressão, elevação). No momento agudo da torsão, exponha a área lesionada, proteja com algo rígido, como uma tala ou uma faixa.

Os pontos deverão ser retirados entre 7 e 15 dias, dependendo do tamanho da incisão.

Ou seja, isso quer dizer que não o joelho travado após cirurgia não é um sintoma normal ou comum. De início, o paciente precisa passar por um período de recuperação e, nesses dias, é normal que ele tenha algumas dificuldades ou dores. Mas, à medida que o tempo passa, esses sintomas devem amenizar.

Pode tomar banho e molhar os pontos. Evite esfregá-los com a esponja de banho ou com a toalha porque os pontos poderão afrouxar. Depois do banho seque os pontos com ar quente de um secador de cabelos para retirar a umidade.

No início, sua perna estará muito inchada e é importante protegê-la e esperar o tempo para recuperar. Sendo assim, no fim da primeira semana, você poderá dormir de lado por curtos períodos. Após a terceira semana, o inchaço vai desaparecer e será mais confortável dormir de lado.

Depois de uma cirurgia, o joelho de fato fica um pouco mais sensível. Não é à toa que o paciente deve passar a fazer fisioterapia, por exemplo, para que se volte a ter os movimentos de antes. Contudo, a grande maioria dos pacientes se perguntam como dobrar o joelho após cirurgia ou como é o processo de recuperação.

A postura correta para dormir é adotar uma posição que mantém a curvatura na região lombar e deixa a coluna em posição neutra. O recomendado é dormir de lado ou de barriga para cima, sempre mantendo a coluna, o pescoço e a cabeça alinhados.

O ideal é dormir de lado com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que quem observa a pessoa deitada vê a cabeça alinhada com o resto da coluna. Não pode ser muito alto e nem muito baixo. De preferência com um travesseiro entre os joelhos”, recomenda o ortopedista do HCor Dr. Raphael Marcon, especialista em coluna.

Dormir do lado esquerdo é melhor porque não faz pressão sobre os órgãos internos e promove um fluxo sanguíneo saudável, diz o Dr. Somers.

Exercícios pós-operatórios para cirurgia do joelho

  1. Sentar com os joelhos fletidos.
  2. Extender a perna operada com auxílio da perna não operada.
  3. Segurar em extensão contando até 10.
  4. Repetir o movimento por 10 vezes.