Como dorme um casal que se ama?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Esta é a posição para dormir mais conhecida e popular entre casais. No há nada mais bonito e unido do que uma conchinha romântica, com as suas duas partes que encaixam na perfeição. Significado na relação: dormir em conchinha dá uma sensação de segurança e comodidade, além de que significa intimidade.

Se os dois não se tocam e dormem de costas um para o outro, pode indicar cumplicidade e confiança, mas também leva a crer que há algum ruído no relacionamento, causado por desgaste ou desentendimento. Principalmente se esta posição virar um hábito - sem querer, o casal vai se acostumando com o afastamento.

Uma nova pesquisa mostra que a posição durante o sono com o parceiro revela muito sobre o relacionamento. E a chave é a distância entre os corpos, de acordo com as 1,1 mil pessoas entrevistadas. Parceiros que dormem bem pertinho, a uma distância de 2,5 cm, são mais felizes que aqueles que ficam mais de 70 cm separados.

“O número de vezes que se tem relações sexuais costuma variar, em média, entre uma e três vezes por semana, sendo que fatores ambientais, culturais e relacionados à idade influenciam essa frequência”, explica o sexólogo Eduardo Siqueira Fernandes.

A média da maioria dos casais é de duas vezes na semana e, via de regra, no final de semana. Mas cada pessoa sabe o seu desejo, a estimulação, a sedução e a vontade. Então tem aqueles que transam mais e os que transam menos", esclarece.

“Casais felizes entendem as aspirações e desejos um do outro”, comenta. “Eles compreendem planos, se dedicam e se ajudam a alcançar objetivos. Além disso, agem como se a realização do outro fosse gerar um progresso aproveitável a ambos”, diz o profissional.

Regras para um casal viver bem
Respeito: o respeito é a base de qualquer relacionamento. Sem respeito, não há amor. É importante que vocês se respeitem mutuamente e também dêem espaço um para o outro. Comunicação: a comunicação é fundamental em qualquer relacionamento.

De costas e se tocando
Casais que dormem nessa posição mostram que respeitam o espaço individual, mas sem perder o contato entre os corpos. Em geral, são dinâmicos e levam uma vida independente, mas a relação é estável e saudável.

Estudos comprovam que dormir ao lado da pessoa que se ama promove calma, maior relaxamento e sensação de proteção. Quando seu parceiro ou parceira disser que dorme melhor quando está ao seu lado saiba que essa constatação não é apenas uma forma de carinho ou mesmo uma declaração de amor.

Significado na relação: apesar de poder ser bastante incomodativo, dormir cara a cara com o companheiro, abraçados e com as pernas entrelaçadas, significa que se trata de uma relação muito próxima e muito romântica.

Segundo o estudo, aqueles que têm uma tendência a migrar para a parte esquerda de uma cama de casal são aparentemente mais felizes do que as que ficam do lado direito.

E a explicação é científica: quando fazemos contato físico com outra pessoa, elevamos nossos níveis de oxitocina, uma substância química produzida no cérebro e que estimula sentimentos de empatia, confiança, relaxamento e redução da ansiedade.

Antigamente, quando os corpos dos falecidos eram velados em casa (no quarto), os pés eram a primeira parte a sair da divisão assim que os corpos eram retirados. Ou seja, existem crenças que vão mais longe e acreditem que dormir com os pés virados para a porta atrai, de alguma forma, a morte.

O versículo 8, do Salmo 4, diz assim: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque, Senhor, só tu me fazes repousar seguro”. Devemos sempre orar a Deus, pois por meio da oração pode-se dizer que passamos por um “banho” espiritual, somos muitas vezes limpos de mágoas, tristezas e pecados e assim podemos repousar em paz.

É costume associar o dormir separado com brigas e falta de desejo ou até de amor. Mas a intimidade positiva é aquela na qual as pessoas podem falar o que pensam e mostrar suas fraquezas ou vontades com liberdade e respeito. Não é preciso ficar agarrado o tempo todo para demonstrar carinho ou atenção”, ela avalia.

O carinho, amor e afeição ajudam muito, é claro. Esses sentimentos são a cola que une os casais, mas, para que a relação seja duradoura, também é preciso levar em consideração outros elementos. Construir uma relação afetiva saudável requer compreensão, empatia e paciência, além de amor.

Segundo Victor Dias, um relacionamento afetivo é composto de 3 pilares: o Pilar Amoroso, o Pilar da Conveniência e o Pilar Compensatório.

6 dicas de como agir para fortalecer seu casamento

  1. Faça de seu casamento uma prioridade sempre. Fortalecer a união de vocês exigirá que ambos comprometam seu tempo e sua energia. ...
  2. Acentue o positivo. Todas as pessoas têm pontos positivos. ...
  3. Dialogue. ...
  4. Esteja junto. ...
  5. Comunique-se afetuosamente. ...
  6. Perdoe de verdade.