Como Donatela se vinga de Flora?

Perguntado por: hcunha . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A vilã arma para a ex-amiga e Donatela acaba sendo presa pela morte do Dr. Salvatore (Walmor Chagas). É a partir daí que a personagem interpretada por Cláudia Raia resolve buscar provas e finalmente se vingar de Flora. Relembre como tudo aconteceu!

Vilã não fica brava, ao contrário, ela comemora
Na novela A Favorita, Flora (Patrícia Pillar) comemora ao saber que Donatela (Claudia Raia) está viva e não reage da forma esperada. A vilã fica feliz da vida ao perceber que sua maior rival, ao mesmo tempo que é a razão de sua existência, não morreu.

Esperta, a vilã percebe um detalhe que dá fim à farsa da rival. A partir daí, começa uma verdadeira guerra entre as duas, com a namorada de Zé Bob (Carmo Dalla Vecchia) correndo sério risco. A armação é planejada pela própria Donatela com a ajuda de Silveirinha (Ary Fontoura) e do jornalista.

Vestidas a caráter, a personagem de Claudia Raia vai levar a rival para um palco acompanhado de um cenário nostálgico, repleto de memórias das cantoras. No local, ela ativará o gatilho emocional da inimiga ao pedir seu lenço vermelho, item considerado um amuleto intransferível de Flora encarnada como Faísca.

A fim de pegar na ferida da verdadeira assassina da história, Donatela convidará a amiga do passado para reviver um show de Faísca e Espoleta, dupla sertaneja que formaram lá atrás. Para despistar Flora, a mãe de Halley inventará que o espetáculo será em um teatro, mas sem público, em uma apresentação intimista.

Além da identidade, ela receberá alguns diamantes de Diva, para subornar a diretora do presídio. Desta forma, Donatela conseguirá sair livre por meio de um disfarce. Já fora da detenção, a personagem ainda se assustará ao receber a notícia de que uma das celas da cadeia pegou fogo e deixou uma presa morta.

Final feliz
Na cena, Donatela dará um cão labrador para o amado, que se emocionará lembrando-se de Vilma, sua cadela assassinada por Flora. A mocinha, por fim, relembrará a infância com a ex-amiga. Em sua memória, Flora aparecerá criança, dizendo que Donatela é sua favorita.

Final inusitado
Silveirinha, ao contrário do que todo mundo pensa, não morre em A Favorita. Na realidade, um dos finais mais inusitados da novela é o dele. O ex-mordomo aparece se oferecendo para empresariar duas meninas que formam uma dupla sertaneja.

Silveirinha descobre que Donatela está viva, tenta contar para Flora e apanha na cara.

Armação da mocinha cai por terra e ela é desmascarada
Finalmente Flora (Patrícia Pillar) descobre que Donatela (Claudia Raia) está viva em A Favorita. Um plano da mocinha dá errado e ela acaba desmascarada.

Flora leva tiro, é presa e humilhada na cadeia
Com plateia, a antagonista ameaça a todos, inclusive Lara, que aponta a arma do segurança para a mãe. Instigada por Irene, a loira atira em Flora, mas não termina o trabalho.

A vilã aparecerá no casamento da personagem de Claudia Raia com Zé Bob e esfaqueará Silveirinha (Ary Fontoura). Ela sairá correndo para não ser pega, e o empresário sobreviverá. Então, a personagem de Patricia Pillar surgirá na lua de mel dos recém-casados.

A idosa ouve toda a verdade e fica sabendo que Halley é, na verdade, Mateus, o filho de Donatela com Marcelo (Flávio Tolezani) que havia sido sequestrado quando jovem. Automaticamente Irene fica arrasada ao perceber todo o mal que fez ao próprio neto e não se conforma com seus erros.

Polícia comunica que Flora fugiu. Donatela consegue ser inocentada das acusações graças ao DVD em que Flora confessa todos os seus crimes.

Lara descobre a verdade sobre Flora. É somente no capítulo 169 da exibição original que Lara descobre que Flora é a verdadeira vilã da história.