Como dominar a meia embreagem?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
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Se você estiver parado em uma subida, já estará com os pés no freio e na embreagem. Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado.

Em uma rua plana solte a embreagem lentamente e ao mesmo tempo acione o acelerador devagar para que o veículo se desloque normalmente. Se você estiver parado em uma ladeira solte quase metade da embreagem segurando por alguns segundos e acelere. Em seguida solte totalmente a embreagem.

O controle de embreagem na descida é feito com a marcha à ré

  1. Com o carro alinhado ao meio-fio e imobilizado, engrene a marcha à ré.
  2. Mantenha o carro parado com o controle de embreagem até o examinador pedir para você pisar no freio.
  3. Ao concluir a manobra, lembre-se de colocar a 1ª marcha para sair com o veículo.

Usando somente os pedais
Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Na sequência, solte o freio devagar e verifique se o carro permanece parado.

Em uma subida, o motorista deve aplicar a primeira marcha; na descida, a ré. Método para ambos os cenários: pise no acelerador – e na embreagem – de maneira constante, sem encostar no freio. Assim, você terá encontrado o ponto ideal de controle quando o veículo permanecer parado.

Pise fundo na embreagem. Engate a primeira marcha. Solte a embreagem bem devagarzinho até sentir o carro começar a tremer. Esse é o ponto!

Para muitos motoristas, dirigir com o pé na embreagem é mais confortável e facilita na hora de reagir, mas os especialistas garantem que essa prática prejudica muito o carro. Manter o pedal da embreagem pressionado gera um desgaste prematuro no platô, disco e rolamento.

Como perder o medo de dirigir com 6 dicas práticas

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Porém, é importante saber que pisar na embreagem antes é um procedimento incorreto, pois compromete a eficiência da frenagem e vai contra a direção defensiva. Ao pisar primeiro na embreagem, você corta o trabalho do freio motor, deixando a frenagem do veículo inteiramente sob a responsabilidade do sistema de freios.

Para evitar o desgaste do disco de embreagem, o ideal é soltar o pedal suavemente depois de engatar a primeira marcha — o que ocorre, geralmente, a partir de uma rotação de 2 mil rpm. Nesse ponto, o carro vai começar a andar e, como você soltará o pedal de forma suave, o sistema não ficará sobrecarregado.

Posição dos Pés
Além disso, apoiar o pé esquerdo acarreta um menor esforço feito com as mãos. Outra vantagem dessa posição dos pés é a de evitar o uso da embreagem durante uma curva. Porque usar a embreagem numa curva diminui bastante a aderência do carro com o solo.

Para realizar o controle da embreagem, é necessário manter o carro em meia embreagem e utilizar ao mesmo tempo o acelerador, como explicamos anteriormente. A meia embreagem é uma técnica, enquanto o controle de embreagem na subida ou descida é uma manobra.

Mantenha o freio de mão puxado
Essa é uma dica essencial, especialmente para as ladeiras mais íngremes. Pare o carro completamente e puxe o freio de mão. A partir desse momento, você já pode retirar o pé do freio quando for pisar no acelerador, soltando a embreagem ao mesmo tempo.

O “tranco” ou “soco” acontece quando a sincronia entre a pisada na embreagem e a aceleração é perdida. Se você solta o pedal da embreagem muito rapidamente, demora muito para acelerar após troca ou engata uma marcha em uma velocidade inadequada, com certeza isso vai acontecer.

1. Desça sempre engrenado. Descer a serra desengrenado, além de perigoso, é considerado uma infração de trânsito. A recomendação é manter o caminhão em uma marcha baixa na descida, visto que o veículo já se movimenta naturalmente nessa situação.

Mantenha o pé firme no freio e solte a embreagem devagar, até o carro começar a tremer. Então, leve rapidamente o pé do freio para o acelerador. Para sair com o carro, aumente a aceleração aos poucos, enquanto acaba de soltar o pé esquerdo da embreagem.