Como dizer que perdoa?

Perguntado por: rpadilha . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.

Perdoar alguém não é abrir mão do seu sofrer e muito menos relevar o ato de violência ou erro daquela outra pessoa. A reconciliação faz parte de um mecanismo de relações, ou seja, significa que você irá abrir mão da reafirmação da dor e da posição de vítima, algo que não diminui a dor, mas refaz a relação.

Como perdoar alguém que te magoou

  1. Preste atenção aos padrões. Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. ...
  2. Cuidado com as interpretações. ...
  3. Aprenda a lidar com os erros. ...
  4. Perdoe-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Remissão de culpas e pecados: 1 desculpa, absolvição, remissão, indulto, indulgência, escusa, misericórdia, isenção, expiação, graça, mercê, anistia, vênia, relevamento, relevação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

6 dicas para te ajudar a pedir desculpas do jeito certo

  1. 1- Seja sincero e reconheça o erro. ...
  2. 2- Não minimize a dor do outro. ...
  3. 3- Não peça desculpas só para ficar bem. ...
  4. 4- Mais que falar, é preciso agir. ...
  5. 5- Sem "desculpe, mas…" ...
  6. 6- Seja realista: pedir desculpas é só o começo.

O ato de perdoar é praticado antes de tudo no coração, mas é necessário fazê-lo concretamente reatando o relacionamento. Às vezes, dizemos: Eu perdoo, mas não quero mais ter amizade com a pessoa. Ora, se não quero mais me relacionar com a pessoa é porque o ressentimento permanece. É um perdão sem valor.

Para perdoar, tente se colocar empaticamente ao lado do outro, tente entender a perspectiva dele. Além disso, lembre-se de que aquilo que magoou é um fato, o qual pode ser muito menor se comparado ao que existe de bom quando se olha o passado, o presente e o futuro da relação.

O Perdão nos diz 'ok, você fez isso, mas eu aceito seu pedido de perdão […] Já a Desculpa fala 'eu percebo que você não podia evitar, sei que realmente você não queria fazer isso; você não é culpado'. Assim, um ato falho sem culpa precisa de desculpa, e não de perdão.

Sei que o perdão é libertador, traz cura para a minha alma, então Senhor, me ajude a liberá-lo, não só pelo meu irmão, mas por mim também. Livra-me de todo amargor da vida e de todo sentimento ruim que eu possa estar sentido em relação aos meus irmãos, amigos e familiares. Oramos e clamamos no nome de Jesus, Amém!”

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

“De fato, se vocês perdoarem aos homens os males que eles fizeram, o Pai de vocês que está no céu também perdoará a vocês” (Mateus 6, 14). “Quando vocês estiverem rezando, perdoem tudo o que tiverem contra alguém, para que o Pai de vocês que está no céu também perdoe os pecados de vocês” (Marcos 11, 25).

Para um bom pedido de desculpas, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Encontre palavras claras e precisas, nunca provocadoras! ...
  2. Peça desculpas pelo que realmente ocorreu. ...
  3. Avalie o modo de apresentar as desculpas. ...
  4. Comunique o seu arrependimento. ...
  5. Seja verdadeiro ao se desculpar.

Seja clara ao pedir desculpas.

  1. “Sinto muito mesmo pelo que aconteceu há pouco.”
  2. “Queria pedir desculpas por magoar você.”
  3. “Gostaria de explicar em pessoa, mas por enquanto será apenas por mensagem. Peço perdão, de coração, por ferir seus sentimentos.”

PEDIDO DE DESCULPAS
o nome dos envolvidos; qual ação causou a mágoa, prejuízo ou ofensa e a sua explicação; qual ação o ofensor gostaria de tomar para compensar o ocorrido; o que gostaria que a pessoa ofendida faça ao receber o pedido de desculpas.

Agradeça à pessoa pelo pedido de desculpas.

  1. Seja sincero na hora de ouvir o que a pessoa diz. ...
  2. Não menospreze o pedido de desculpas da pessoa dizendo "Tudo bem" ou "Esquece", pois ela vai ficar magoada. ...
  3. Mostre que você é grato pelo fato de a pessoa ter tido coragem de admitir o próprio erro e pedir desculpas.

Dizemos desculpa, quando tratamos a pessoa por tu; dizemos desculpe, quando não a tratamos por tu. Dois exemplos: Tu tens razão, mas desculpa, que eu não sabia disso.

Seja claro ao mostrar arrependimento, ou seja, deixe explícitas as sentenças “me desculpe por...”, “peço perdão por...” “eu me arrependo de...”. 2. Explique o que ocorreu de errado e detalhe como e por que cometeu a falha.

Continuar lendo Como Esaú perdoa Jacó?