Como dizer não às drogas?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 6 votos

Uma das maneiras de dizer não às drogas é inventar uma desculpa. Os exemplos incluem dizer que você não pode usar ou dizer que a substância o deixa doente.

O vício em uma determinada substância psicotrópica pode ser psicológico, quando um indivíduo consome a droga para obter as sensações de euforia ou prazer. Também pode ser físico, quando a pessoa apresenta sintomas como depressão ou agressividade, relacionados à abstinência do uso.

Dizer “diga não” nunca bastou. Além de entender os efeitos e riscos de cada substância, os adolescentes também precisam estar cientes das políticas de drogas – no Brasil, por exemplo, diferentemente do que acontece em outros países da região, ainda é crime usar drogas e há consequências legais para os envolvidos.

1 estupefacientes, entorpecentes, alucinógenos, narcóticos, tóxicos, excitantes, estimulantes. Remédios: 2 remédios, medicamentos, fármacos, preparados, substâncias, ingredientes.

Frases de autoajuda para usuários de droga
“Buscar ajuda é muito importante para você se curar”; “Você pode ter uma vida infinitamente melhor se aceitar seu problema e se tratar”; “Sempre existe um caminho para a recuperação.

A PRÁTICA PERFEITA DA REDAÇÃO SOBRE DROGAS
Antes de iniciar a escrita, reflita acerca da existência de linhas de pensamento distintas ou até contrárias, como por exemplo a que é a favor da legalização das drogas, em contraste à que defende sua criminalização.

O consumo de drogas lícitas e ilícitas pode causar diversos efeitos colaterais no organismo em curto ou longo prazo: mudanças no apetite e no sono, alterações na frequência cardíaca e na pressão arterial, desenvolvimento de doenças mentais e de outras complicações, como o câncer.

Por que as pessoas se viciam
Muitas pessoas compartilham da sensação de vazio existencial e inadequação às normais sociais. Por sentirem-se diferentes ou acreditarem que algo falta em suas vidas, forçam a sensação de prazer através da satisfação de um vício. Esse, então, se torna um escape ou refúgio emocional.

Há várias maneiras de conscientizar as pessoas, palestra sobre drogas em empresas, escolas e ações sociais na comunidade, promoção de debates, impressão e distribuição de cartilhas, companhias em mídias como tv, internet e rádio, e diálogo entre o poder civil e o estado, são as formas mais comuns de conscientização.

O ideal é que o professor faça uma ligação sincera sobre o uso e as consequências no corpo e na mente do usuário, deixando para os estudantes a ligação entre o vício em drogas lícitas e ilícitas a uma vida não saudável.

O processo de conscientização dos jovens sobre não usar drogas pode ser feito através de um conjunto de ações como a presença da família, diálogo, escuta ativa, prática e atividades física, hobbies, participação em palestra sobre drogas e conhecimento da jurisprudência e políticas antidrogas, além do entendimento dos ...

1 dependente, adicto, toxicomaníaco, toxicômano.

O mesmo que: mistérios, enigmas, impasses, perguntas, dilemas, dúvidas, interrogações, proposições, questões.

No que diz respeito à questão das drogas, é preciso entender a abordagem que será tomada na redação. Caso não haja nenhuma orientação específica no enunciado, o interessante é ponderar as duas realidades — saúde e segurança — e os dois posicionamentos existentes — a favor ou contra a legalização.