Como dizer não ao patrão?

Perguntado por: lquarteira4 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
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Como dizer não educadamente ao seu chefe em 5 passos

  1. 1 – Não responda imediatamente.
  2. 2 – Dê uma justificativa válida.
  3. 3 – Sempre ofereça uma alternativa.
  4. 4 – Demonstre empatia.
  5. 5 – Finalize a conversa de forma firme.

Por que dizer NÃO é tão importante quanto dizer SIM?

  1. “Deixe-me pensar sobre isso” Essa é uma forma educada e super profissional de dizer NÃO. ...
  2. “É uma ótima ideia! Mas…” ...
  3. Não posso hoje. Que tal…?” ...
  4. “Desculpe, mas não posso”

As nossas cinco dicas de como dizer não no trabalho são:

  1. Ouça atentamente quem está fazendo o pedido.
  2. Avalie o seu volume de serviço.
  3. Demonstre empatia e sinceridade.
  4. Saiba como informar a sua decisão.
  5. Se prepare para feedbacks negativos.

Como discordar do seu chefe?

  1. 1- Não interrompa a fala do seu chefe – espere ele acabar de falar. ...
  2. 2- Estabeleça bons argumentos para a sua discordância. ...
  3. 3- Saiba escutar o contraponto do seu chefe. ...
  4. 4- Mostre dados que possam fortalecer a sua ideia. ...
  5. 5- Aguarde a conclusão.
  1. Verifique o prazo da proposta. ...
  2. Analise se há possibilidades de negociação. ...
  3. Seja ágil para dar o aviso e agradeça a oportunidade. ...
  4. Explique o motivo da recusa da proposta de emprego. ...
  5. Indique outros profissionais para a vaga. ...
  6. Diga que está à disposição para futuras conversas. ...
  7. Formalize a decisão de recusar a proposta de emprego.

Fazer perguntas e exemplificar assuntos através de experiências pessoais e da vida cotidiana gera empatia e cria um clima mais descontraído durante a sua fala. Deixe claro que além de você, existem pessoas importantes que compartilham da mesma opinião. Lance mão da possibilidade que o mundo da imagem pode oferecer.

Seja claro e honesto ao recusar.
Além de levar a pessoa no bico, é muito provável que você precise rejeitá-la de novo mais para frente. Você pode dizer: “Eu só o vejo como amigo” ou “Não tenho interesse”.

- Quando o “não” deve ser dito? Sempre que a pessoa perceber que será mais saudável a todos. Acredito que na maioria das vezes as pessoas se sentem bem ajudando os outros ou aceitando suas propostas, mas algumas vezes as propostas são prejudiciais e nestes casos devem receber um “não”.

Não fale demais.
Seja claro, direto e breve ao explicar sua necessidade em ficar em casa. Ao conhecer o seu chefe e ter uma ideia de como ele reage em relação à ausência ao trabalho por motivos de saúde, você terá uma melhor ideia de quantos detalhes você precisará fornecer a ele sobre sua doença, seus sintomas etc.

Sem Atestado Médico você perderá as horas não trabalhadas, não seria Falta porque você se deslocou até o estabelecimento para trabalhar. Quando isso ocorrer o mais correto é ir ao médico mesmo cuidar da sua saúde e solicitar nem que for uma simples declaração de comparecimento.

Caso você perceba que não quer compromisso e a outra pessoa, sim, é preciso dizer a verdade. Uma boa alternativa é falar: “Sinto muito, eu realmente gostei de conhecê-lo, mas quanto mais tempo passamos juntos, mais isso me fez perceber que não estou pronto para começar algo novo com alguém.”

Muito obrigada pela oportunidade que me foi oferecida pela empresa X. Infelizmente não irei aceitar a oferta de emprego uma vez que não vai ao encontro do caminho que estou a traçar na minha carreira profissional. Mais uma vez, gostaria de agradecer esta oportunidade e o meu pesar em não ter dado certo.

Agradeça a proposta e seja honesto
Em primeiro lugar, é importante agradecer a oferta. Entrevistar candidatos faz parte do trabalho dos recrutadores, mas implica investir tempo, energia e recursos no processo de contratação. Informar o recrutador e agradecer a oferta é um sinal de apreço e de educação.

O melhor que se tem a fazer quando o seu chefe faz algo que te incomoda é respirar. “Vá para outro lugar, respire fundo e diga para si mesmo 'eu estou fazendo o meu trabalho. Eu estou fazendo as coisas certas'. Se estiver em uma reunião, por exemplo, faça naquele lugar mesmo.

Usar linguagem assertiva o ajudará a transmitir suas opiniões de uma maneira respeitosa. Falar de você mesmo, usando a palavra “Eu” te deixará com o controle de suas ideias, enquanto usar a palavra “Nós” criará uma atmosfera de maior proximidade com seu chefe ao invés de uma batalha de gênios fortes.

6 regras essenciais para criticar seu chefe

  1. Não seja emocional. ...
  2. Conheça a cultura da empresa e o seu chefe. ...
  3. “Conhece-te a ti mesmo” ...
  4. Escolha adequadamente o local da crítica. ...
  5. Critique o comportamento, não a pessoa. ...
  6. Atenha-se aos fatos. ...
  7. Utilize a técnica do sanduíche. ...
  8. Ofereça uma solução.