Como dizer não ao cliente exemplo?

Perguntado por: echaves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

Não tem como dizer não ao cliente sem sinceridade. Explique esses motivos claramente a ele, diga o porquê dessa situação, sem medos ou receios e com muita objetividade. Não enrole seu cliente, ele vai notar isso e ficar ofendido.

Ficam aqui algumas dicas para dizer um "não" com elegância e assertividade:

  1. Ser amável. É mais fácil aceitar um "não" dito com suavidade e educação do que aos gritos e com maus modos. ...
  2. Agir com firmeza. ...
  3. Deixar clara a situação. ...
  4. Encontrar o momento adequado.

listou alguns exemplos de como dizer "não" seguindo a fórmula de LePera:

  1. "Muito obrigado por pensar em mim [agradecimento]. Porém, não tenho tempo na minha agenda agora [a negativa]. ...
  2. "Obrigado por compartilhar seu projeto comigo. ...
  3. "Admiro sua paixão pelo seu evento, mas não poderei participar.

Ao dispensar um serviço, seja educado e agradeça a oportunidade. Assim como os candidatos, clientes também criam expectativas com os contratados. Então, agradeça o interesse do cliente da forma mais cordial possível.

Como dispensar um cliente de maneira educada
A solução é ser direto, mas gentil, e explicar seus motivos de maneira clara e objetiva. Por exemplo: “Olá [cliente]. Infelizmente não conseguirei atendê-lo neste pedido porque…”

5 coisas que não podemos falar em um atendimento ao cliente

  • Não posso solucionar seu problema. ...
  • Você não tem razão ou você está enganado. ...
  • Não tenho/não ofereço esse produto/serviço. ...
  • Só isso mesmo? ...
  • O que você quer que eu faça?

Saiba mais: Aprenda a priorizar tarefas com essas técnicas simples!

  1. “Deixe-me pensar sobre isso” Essa é uma forma educada e super profissional de dizer NÃO. ...
  2. “É uma ótima ideia! Mas…” ...
  3. Não posso hoje. Que tal…?” ...
  4. “Desculpe, mas não posso”

5 dicas para dizer não de forma assertiva

  1. 1) Respire fundo! Lembre-se que seu cérebro já tem uma atitude pré-determinada para ações “comuns”. ...
  2. 2) O “não” é para a situação, não para quem pede. Não se culpe! ...
  3. 3) Ative o modo negociador. ...
  4. 4) Conheça os medos que o cercam. ...
  5. 5) Na dúvida, silencie.

“Vou estar muito ocupada com um projeto, então não consigo ajudar.” “Fico honrada com o seu pedido, mas não consigo ajudar dessa vez.” “Queria fazer isso dar certo, mas não consigo no momento.” “Não consigo dedicar tempo para isso no momento.”

Saiba dizer “não

  1. Peça um tempo – Solte logo um “não” quando você tiver certeza dessa resposta. ...
  2. Camufle o “não” entre dois “sim” – ...
  3. Mande um sincerão eficiente – ...
  4. Nem sempre um “sim” é esperado de você – ...
  5. Descubra o “sim” por trás do “não” –

Se o cliente simplesmente parou de responder, seja em uma ligação ou em um chat, você deve encerrar o contato por falta de comunicação. Nesse caso, basta finalizar com uma frase do tipo: “Por falta de comunicação, estou encerrando este contato. Permanecemos à disposição.”

Como Demitir um cliente de Forma Ética e Sensível

  1. Revise o Contrato. Verifique se o contrato conta com uma cláusula de rescisão. ...
  2. Complete Todas as Tarefas que Estão em Andamento. ...
  3. Informe Quais Tarefas Você já Concluiu. ...
  4. Envie um E-mail Profissional. ...
  5. Entre em Contato Novamente pela Última Vez.

As nossas cinco dicas de como dizer não no trabalho são:

  1. Ouça atentamente quem está fazendo o pedido.
  2. Avalie o seu volume de serviço.
  3. Demonstre empatia e sinceridade.
  4. Saiba como informar a sua decisão.
  5. Se prepare para feedbacks negativos.

Como dizer não educadamente no trabalho

  1. Dê uma justificativa válida.
  2. Apresente uma alternativa.
  3. Sugira outra pessoa.
  4. Peça para pensar.
  5. Tente adiar o prazo.

Dê um bom motivo para recusar a oferta
No entanto, você não precisa entrar em detalhes. A melhor abordagem é ser breve e honesto sobre o motivo específico para não aceitar a vaga, apresentando uma razão concreta, por exemplo: “Após analisar as propostas, decidi aceitar uma vaga que oferece novos desafios”.

Estou escrevendo para você para lhe pedir desculpas em nome da [nome da empresa] pelo [detalhar a situação]. Entendemos que essa situação possa ter lhe causado [detalhar o impacto do erro] e estamos vendo essa situação como uma forma de aprender e evitar que esse erro ocorra novamente.

3 dicas de como atender um cliente chato

  1. Estude o mercado e refute reclamações. Clientes chatos, muitas vezes, são assim como uma técnica de vendas. ...
  2. Acredite no seu produto. Se você acredita que seu produto ou serviço é mesmo bom, deixe o cliente ser chato à vontade. ...
  3. Mude o astral do cliente chato.

Como dispensar o serviço sem se queimar? · Não enrole o cliente · Trate com a devida importância · Seja sincero · Demonstre que pode ajudá-lo posteriormente. Por exemplo, se você pesquisou o local de trabalho e viu que já é inviável para você, exponha o problema ao recrutador e diga que não se sente à vontade ...

Nunca” e “sempre”
Termos como “nunca” e “sempre” podem não passar credibilidade. Dizer “sempre geramos resultados para os nossos clientes”, por exemplo, pode soar pouco realista. O melhor é trazer números e casos de sucesso que demonstrem, na prática, o valor que a empresa já entregou para a clientela.

7 frases que vendedores NUNCA devem falar

  1. “Eu não sei” ...
  2. “Acho que esse produto encaixa-se no seu orçamento” ...
  3. “Você está errado!” ...
  4. “É só isso?” ...
  5. “Eu não posso fazer isso/Essa não é minha função ou meu departamento” ...
  6. “Eu sou novo aqui…” ...
  7. “Se você não viu o produto por aqui, é porque nós não o temos”