Como dizer a uma pessoa que ela tem mau hálito?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como agir nessas horas.

  1. 1 - Ofereça uma bala ou um chiclete sem açúcar. ...
  2. 2 - Pergunte se a pessoa comeu algo diferente. ...
  3. 3 - Pergunte à pessoa se você está com mau hálito. ...
  4. 4 - Seja sincero, mas gentil.

Na maioria dos casos, o mau hálito, ou halitose, tem origem na própria língua, órgão revestido por papilas que conduzem informações ao cérebro com o intuito de reconhecer o sabor dos alimentos. Entre as papilas há pequenas criptas onde se acumulam restos de alimentos e células que descamam do epitélio lingual.

Seja o mais sincero e direto possível.
Caso apenas teça comentários vagos sobre “higiene”, você poderá fazer com que a pessoa pense que precisa escovar os dentes por causa do mau hálito, ou algo do tipo — portanto, evite confusões e seja direto, mas gentil. Diga algo como "Você tem cheirado mal ultimamente".

Dicas para evitar o mau hálito com o uso de máscara.
Muito além de prevenir a halitose, manter-se hidratada é ainda mais importante para uma saúde fortalecida em tempos de Covid-19. 2- Mastigue bem os alimentos. 3- Evite jejuns prolongados. 4- Reduza o consumo de alimentos gordurosos, condimentados ou muito salgados.

A halitose pode ser ocasionada por uma higiene bucal inadequada ou insuficiente. Quando não escovamos bem os dentes, os resíduos de alimento não são completamente removidos e isso pode provocar um odor ruim na boca. Então, a recomendação principal para combater o mau hálito é escovar os dentes após cada refeição.

Uma má higiene bucal facilita o acúmulo de bactérias, tártaro e resíduos de alimentos na boca. Ou seja, são os ingredientes ideais para o aparecimento do mau hálito. Por isso, é fundamental complementar a escovação dos dentes com o uso do fio dental e a limpeza da língua.

Se não for possível questionar alguém íntimo sobre o hálito, faça um teste sozinho. Primeiro dê uma lambida no pulso, espere por trinta segundos e cheire-o. Se ao fim desse teste o seu pulso estiver com um cheiro ruim, é possível que você tenha mau hálito.

Além da presença de bactérias, alguns alimentos como alho, por exemplo, podem potencializar o mau cheiro, bem como medicações que aumentam a quantidade de suor. O médico, no entanto, alerta: “Não se pega cecê de outras pessoas, as bactérias que o causam são próprias do organismo de cada um”, explica.

Cheiro forte de cecê

  1. Misture um pouco de vinagre branco de álcool com bicarbonato de sódio até formar uma pastinha bem densa;
  2. Esfregue bem sobre a área com mau odor, como a região das axilas;
  3. Enxágue bem;
  4. Leve para lavar normalmente.

Beba bastante água ao longo do dia
Como já pontuamos, a falta de saliva contribui para o mau cheiro, por isso, beba bastante água para manter as mucosas úmidas e o hálito agradável. Outro hábito benéfico é o consumo regular de sucos de frutas cítricas, como limão, laranja e tangerina.

Clorexine

Para prevenção e tratamento do mau hálito recomendamos o Spray da Farmácia Eficácia, que conta com os seguintes ativos: Clorexine: É um poderoso ativo com ação de combater as placas bacterianas e microrganismos maléficos. É utilizado como um desinfetante, na manutenção da limpeza bucal.

Escolha o creme dental parodontax com sua fórmula de baixa abrasão com bicarbonato de sódio, que remove fisicamente a formação da placa bacteriana ao longo da linha da gengiva. 2 Use todos os dias para ajudar a manter a boca limpa e fresca.

Essas causas são muito fáceis de resolver: uso do fio dental, eliminação da saburra lingual e uma boa escovação.

Chá de boldo
O odor ruim também pode ser estimulado pela má digestão. Geralmente acontece quando os gases do intestino são direcionados, erroneamente, para o estômago. É aí que entra o chá de boldo, que costuma estimular o processo digestivo.

Se sentir um odor estranho, então você está com halitose; Escove os dentes que ficam no fundo da arcada dentária, retire a escova da boca e cheire-a. Se ela estiver com um cheiro ruim, você provavelmente tem mau hálito; Esfregue a língua levemente, com uma escova de dente, e depois cheire.

Além disso, se a pessoa que for receber o beijo sentir o mau hálito, já é um ponto negativo e pode gerar um bloqueio nessa relação”, adverte a dentista Carla Rockenback. O mais sério é que, em casos crônicos, mascar um chiclete ou fazer o uso de enxaguante bucal nem faz mais diferença, segundo a odontóloga.