Como diz ou como disse?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

A forma correta de escrita da palavra é diz, com z. Diz é uma forma verbal do verbo dizer, também escrito com z. A forma verbal dis, com s, está errada.

A grafia correta da palavra é disse, escrito com o dígrafo ss. As duas formas teriam a mesma pronúncia, mas somente a escrita com ss está correta e existe no dicionário de português.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Expressão popular utilizada para designar algo que era esperado. Exemplo de uso da palavra Como diz o outro: Como diz o outro, com um time perna de pau igual a esse, não tem técnico que consiga ganhar o jogo.

Diz vem do verbo dizer. O mesmo que: expõe, caracteriza, aconselha, fala, alega, combina, narra, adverte, ajusta.

6 prediz, prevê, pressagia, anuncia, adivinha, conjectura, julga, pensa, supõe, considera.

Disse: 2 disse, proferiu, pronunciou, exprimiu, expressou, articulou, tagarelou, murmurou. Comunicou: 3 comunicou, conversou, papeou, dialogou, discutiu.

Atenção: Com a conjunção QUE , use sempre o verbo DIZER. Adequado: Ele disse que vai chegar tarde. Inadequado: Ele falou que vai chegar tarde.

Indicativo: Presente: digo, dizes, diz, dizemos, dizeis, dizem. Pretérito perfeito: disse, disseste, disse, dissemos, dissestes, disseram. Pretérito mais-que-perfeito: dissera, disseras, dissera, disséramos, disséreis, disseram.

Tu: Pronome pessoal.
O que é Tu: O mesmo que "você", usado mais no sul do Brasil ou informalmente. E quando é usado formalmente, o verbo muda, como a seguir: Formal: Tu és. Informal: Tu é. Informalmente, o verbo seguido de " tu " é empregado do mesmo jeito que em "você".

A forma no infinitivo dizer é frequentemente confundida com a forma disser, conjugada no futuro do subjuntivo: quando eu disser, quando ele disser. No infinitivo: Será que ele vai dizer a verdade? No futuro do subjuntivo: Quando ele disser a verdade, nós saberemos.

O termo dizer, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do infinitivo pessoal, geralmente é usado em sentenças onde não existe um sujeito definido. Já o termo disser, conjugado na primeira e terceira pessoa do singular do futuro subjuntivo, implica em algo que vai acontecer.

são e salvo
Plural: sãos. Origem etimológica:latim sanus, -a, -um. Feminino: sã. Plural: sãos.

As duas formas são corretas. A diferença entre que e quê está, principalmente, na intensidade com que são pronunciados, sendo assim classificados em monossílabo tônico e monossílabo átono. Monossílabo tônico: Você quer o quê? Monossílabo átono: O que você quer?

pronome pessoal de dois géneros.

2 reconhece, fala, assume, dá-se, expõe, relata, anuncia, participa, manifesta, revela, confessa, declara. Diz-se: 3 faz-se, expressa-se, pronuncia-se, profere-se.