Como diz o ditado Vivendo e aprendendo?

Perguntado por: mguterres9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Já na vida fora do tabuleiro (tudo o que acontece entre uma partida ou outra, como dizem certos aficionados), temos a expressão “vivendo e aprendendo” para nos referirmos a situações parecidas — aquela besteira que queríamos não tivesse acontecido, mas já aconteceu, então toca tentar tirar algum proveito dela.

Poucas coisas mudam tanto uma vida, como aprender algo novo. O aprendizado é um processo feliz e poderoso, pois nos motiva a ser mais curiosos e muda a maneira como vemos o mundo.

Como aprender coisas novas todos os dias?

  • Leia. ...
  • Use e abuse da internet. ...
  • Faça cursos. ...
  • Assista vídeos online. ...
  • Estude um idioma novo. ...
  • Aprenda a tocar um instrumento musical. ...
  • Ouça podcasts.

Quem ensina aprende duas vezes; quem pratica o que ensina aprende três; quem não pergunta, não aprende nada.

Quem muito se justifica, acaba tropeçando na mentira.

LMB, living and learning. LMB, vivendo e aprendendo.

life s (plural: lives)

A forma certa de falar vida em inglês é LIFE, cuja pronúncia é laif.

Aprendendo vem do verbo aprender. O mesmo que: estudando, instruindo, compreendendo, percebendo.

O que é Autodidata:
As pessoas autodidatas são conhecidas pela sua força de vontade e persistência em aprender algo, seja um assunto, um instrumento musical, um idioma, entre outras coisas.

Nessa perspectiva, o aprender a aprender significa a adequação da educação à sociedade capitalista, pois existe uma busca constante por conhecimentos que exigem cada vez mais do indivíduo moderno, superando a educação tradicionalista, característica de uma sociedade estática (DUARTE, 2001a).

Podemos dizer que aprendemos essas coisas porque adquirimos respostas adequadas para elas - nós cobrimos os ouvidos quando o raio cai, tentamos evitar a mentira e nós dançamos. A aprendizagem está adquirindo uma mudança de comportamento relativamente permanente por meio da experiência.

Significado de Aprender
verbo transitivo direto e transitivo indireto Começar a compreender melhor, normalmente, pelo uso da vivência, da sensibilidade etc.: aprendeu que a vida é dura; aprendeu com seus próprios erros.

Paulo Freire

E quem aprende, ensina ao aprender” A frase acima, do educador Paulo Freire, é o extrato do que se vê na equipe docente responsável pela alfabetização em plena pandemia.

O “Grande Dicionário HOUAISS Beta da língua portuguesa”, versão eletrônica, traz outros sentidos que apontam para outros campos implicados no “aprender-ensinar”: ensinar é “mostrar (a alguém) as consequências ruins de seus atos”; e aprender é “vir a ter melhor compreensão (de algo) esp.

O exercício de aprendizado constante, por meio de hábitos de estudo, buscando sempre aprender é um estimulador para a mente humana. Diversas pesquisas mostram que estudar pode aumentar a capacidade da memória, ativar o poder de concentração e, com o hábito, aumentar a capacidade de aprendizado.

A mentira tem perna curta. Este é um dos ditados mais conhecidos no português também e quer dizer que uma mentira nunca consegue se prolongar por muto tempo, “porque ela tem perna curta” e, hora ou outra, é descoberta. Exemplo: “Eu acho melhor não o enganar, mentira tem sempre perna curta.”

É neste cenário que entra o lifelong learning, termo inglês que, em tradução livre, significa “aprendizado ao longo da vida”. Uma das principais ideias do conceito é transformar a ideia de que o aprendizado termina quando o estudante sai da sala de aula ou recebe um diploma.