Como dividir o treino 3x na semana?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Idealmente, cada treino terá pelo menos 1 dia de descanso entre si. Por exemplo: treinar segunda/quarta/sexta ou terça/quinta/sábado ou segunda/quinta/sábado. Se praticas outro desporto, treinar 3 vezes por semana é uma excelente opção.

Quais são os grupos musculares mais usados para treino? Basicamente, os três grupos musculares mais usados para os treinos são divididos em A: tórax, ombro e tríceps; B: costas, abdômen e bíceps; e, por último, C: parte inferior, pernas e glúteo.

Treino A - pernas e quadril (segunda e quinta-feira); Treino B - costas e bíceps; exercícios de puxar (terça e sexta-feira); Treino C - peito, tríceps e deltoide medial (porção média do ombro); exercícios de empurrar (quarta-feira e sábado).

Por parte do corpo: Dividir os treinos para se concentrar em partes específicas do corpo durante cada sessão de treinamento. Estes podem ser combinados, como costas + bíceps, peito + tríceps, etc. As divisões de partes do corpo são tipicamente de cinco dias por semana, treinando um grupo por dia.

Os músculos que demoram mais tempo para se desenvolverem são o tríceps, parte interna das coxas e as panturrilhas. Estes nunca irão "crescer" tão rapidamente quanto os outros grupos musculares, devido ao tipo de fibras que possui.

O que treinar na academia de segunda a sexta?

  1. segunda-feira e quinta-feira: membros inferiores (para trabalhar: pernas e bumbum);
  2. terça-feira: exercícios de puxar (para trabalhar: dorsal, bíceps e abdômen);
  3. quarta-feira e sexta-feira: membros superiores (para trabalhar: ombro, peitoral e tríceps).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana para todos os adultos e uma média de 60 minutos de atividade aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.

OS 6 PASSOS DE COMO MONTAR UM TREINO DE MUSCULAÇÃO DE RESULTADOS

  1. 1 – Avaliação Física e Anamnese. ...
  2. 2 – Identifique o perfil e defina o tipo de treino. ...
  3. 3 – Análise do Nível de Treinamento. ...
  4. 4 – Frequência de treinos. ...
  5. 5 – Montagem do treino. ...
  6. 6 – Ajude na Execução.

Plano de treino semanal para hipertrofia

  • Segunda-feira: peitoral e tríceps;
  • Terça-feira: costas e bíceps;
  • Quarta-feira: 1 hora de exercícios aeróbicos;
  • Quinta-feira: pernas e glúteos;
  • Sexta-feira: ombro e abdominais.

O treino ABC é um tipo de divisão de treino simples e que é muito utilizado para promover a hipertrofia, além de também ser eficaz no emagrecimento, isso porque esse tipo de treino faz com que a pessoa intensifique o trabalho de apenas um grupo muscular por vez, gastando menos energia com os outros grupos musculares, ...

O mais recomendável é começar pelo aeróbio e depois fazer a musculação, mesmo para quem busca hipertrofia. De acordo com o professor, em 2013, pesquisadores suecos investigaram o aumento de massa muscular em dois grupos: um que realizava somente a musculação e outro que realizava aeróbico e a musculação.

Dicas de como organizar a rotina para ter tempo para treinar

  1. Monte um cronograma. Montar um cronograma é fundamental se você passa a maior parte do dia ocupado. ...
  2. Escolha algo que você goste. ...
  3. Estabeleça prioridades. ...
  4. Utilize as horas vagas.

Vários especialistas indicam em trabalhos acadêmicos como forma eficiente para treinar músculos grandes de 15 a 18 séries e os músculos pequenos de nove a 12 séries. "Você não precisa seguir essa regra: três séries por exercício.

A ficha de treino de academia é muito importante para orientar o aluno em sua rotina de treinos, uma vez que é elaborada com base em seus objetivos, limitações e histórico de treinamento. Dessa forma, a ficha serve como um guia do que precisa ser feito para alcançar o seu objetivo.

4. Divisão de treinos

  1. Treino A: Quadríceps, isquiotibiais, adutores, glúteo e panturrilha; (segundas e quintas-feiras)
  2. Treino B: Costa, bíceps e abdômen; (terças e sextas-feiras)
  3. Treino C: peito, tríceps e ombro.