Como dividir IPTU entre herdeiros?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O Superior Tribunal de Justiça entendeu que a responsabilidade pelo pagamento do IPTU e condomínio de imóvel objeto de herança cabe ao inventariante que reside exclusivamente no bem.

O patrimônio deixado pode ser dividido em duas parte: a disponível e a legítima. A legítima representa 50% da herança e será dividida de acordo com as regras estabelecidas na lei, ou seja, a partilhada será realizada entre os herdeiros necessários que são descendentes, ascendentes e cônjuge.

É só ir até a prefeitura, com a certidão de óbito, e pedir a transferência de titularidade do IPTU. Lembrando que o IPTU é do imóvel e não do falecido. A dívida não é pessoal.

Quem paga o IPTU São os herdeiros.

Uso exclusivo do imóvel obriga inventariante a pagar IPTU e condomínio. Em regra, as despesas do inventário serão suportadas pelo espólio. Porém, se o inventariante reside de forma exclusiva no imóvel objeto da discussão, cabe somente a ele a responsabilidade pelo IPTU e pela taxa de condomínio.

Ou seja, IPTU, IPVA e Imposto de Renda podem prescrever, sim. A Fazenda Pública pode cobrar uma dívida tributária por até 5 anos. Depois disso, a dívida ativa prescreve e não pode haver cobrança judicial.

O contribuinte também pode optar pelo parcelamento do IPTU em até 11 vezes, desde que o valor mínimo seja de R$ 72,16, com vencimento para o quinto dia útil de cada mês. Os boletos de cota única e de parcelamento devem ser emitidos no site da Secretaria de Finanças de Fortaleza.

Qual filho tem mais direito à herança? Em se tratando de filhos, de maneira geral não há o filho tem mais direito à herança, como herdeiros necessários normalmente herdam de forma igualitária, salvo disposição contrária em testamento.

Conforme entendimento do Superior Tribunal de Justiça - STJ, se um dos herdeiros residir no imóvel, de forma exclusiva, por 15 anos, sem interferência dos demais, a transferência da propriedade pode sim, ser plenamente feita, judicialmente, por se adequar às disposições da Usucapião Extraordinária.

Divisão de herança entre irmãos
Na ausência do testamento, é determinado que os filhos podem receber no máximo 50% dos bens. Deste montante do patrimônio, os bens devem ser divididos igualmente entre os irmãos, INDEPENDENTE se: Sejam irmãos somente por parte de pai ou mãe (proprietário dos bens).

Documentos Necessários:
Recibo do IPTU ou documento que contenha o número da Inscrição Cadastral; Matrícula do Cartório de Registro de Imóveis (original ou cópia autenticada) expedida dentro do prazo de 180 dias; Documento de propriedade (escritura ou contrato que deu origem a compra e venda do imóvel);

Etapas para transferência de titularidade de IPTU:
Passo 1: preencher formulário da Secretaria Municipal da Fazenda disponível no site da Prefeitura de São Paulo; Passo 2: anexar os documentos; Passo 3: após o envio das informações, um protocolo é gerado para acompanhar o processo pelo site da Prefeitura.

Como o IPTU é um imposto cobrado pelos Municípios, as regras sobre a possibilidade ou não de isenção são estabelecidas por leis municipais. Em São Paulo, por exemplo, a lei municipal concede isenção do pagamento do IPTU para aposentados, pensionistas e viúvas.

Quem deve pagar o IPTU, o inquilino ou o proprietário? De acordo com o Código Tributário Nacional, a responsabilidade de pagar o IPTU é do proprietário do imóvel.

Para ter direito à isenção total ou parcial do IPTU, contribuintes com mais de 65 anos, aposentados e pensionistas-viúvos, cidadãos com deficiência e/ou beneficiários de renda mensal vitalícia devem realizar a solicitação no mês de março, conforme calendário a ser divulgado.

O espólio é responsável pelos tributos devidos pelo autor da herança até a abertura da sucessão. Sendo os tributos cobrados constituídos entre a data da abertura da sucessão e a partilha ou adjudicação, a responsabilidade pelo seu pagamento é do sucessor a qualquer título, limitada ao mon- tante do seu quinhão.