Como dissolver o nipagin?

Perguntado por: ealbuquerque . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Dissolvendo em água: A solubilidade aumenta muito à medida que a temperatura da água aumenta. Portanto, um concentrado pode ser preparado aquecendo uma quantidade apropriada de água a 60-100 °C antes da adição de Nipazol.

O metilparabeno, também conhecido pela marca Nipagin, é um agente antimicrobiano utilizado como conservante em medicamentos e cosméticos. Pertence a classe dos parabenos, que são ésteres derivados do ácido p-hidroxibenzóico, utilizados com esta finalidade há mais de 50 anos.

Os parabenos (nipagin e nipazol) são utilizados como conservantes por possuírem atividade antimicrobiana. O uso de conservantes é essencial em qualquer formulação, especialmente naquelas contendo água.

Outras opções acessíveis de conservante natural:
Spectrastat INCI: Caprylhydroxamic Acid (and) Caprylyl Glycol (and) Glycerin – Funciona na faixa de pH 4 a 8.

Dosagens recomendadas: 0,05 a 0,10%. Dissolvendo em água: A solubilidade aumenta muito à medida que a temperatura da água aumenta. Portanto, um concentrado pode ser preparado aquecendo uma quantidade apropriada de água a 60-100 °C antes da adição de Nipazol.

Sua dosagem de aplicação varia entre 0,5% a 1,5% na maioria das formulações cosméticas, deve-se sempre respeitar a faixa de pH de uso de 4,00 a 8,00.

Os tipos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno. Eles permitem que as preparações nas quais são utilizadas tenham um prazo de validade bastante estendido, evitando a proliferação de bactérias e o surgimento de fungos.

Os conservantes são usados para impedir a ação de bactérias e fungos (microrganismos) nos produtos, por isso são considerados antimicrobianos e tem uma grande importância para a indústria.

Os conservantes inibem o desenvolvimento de microrganismos que frequentemente são introduzidos inadvertidamente em algumas preparações farmacêuticas de forma a garantirem o êxito desse sistema e assegurar níveis e tipos de microrganismos toleráveis e obter formas farmacêuticas seguras para utilização.

Parabenos são conservantes de amplo espectro microbiano contra fungos e bactérias, alta compatibilidade com muitas matérias- primas, baixo custo e relativamente seguros à saúde, os parabenos são amplamente utilizados em formulações. Sua utilização deve ser em níveis baixos de uso, variando entre 0,01% a 0,3% (23).

Os tipos de parabenos mais comuns são o metilparabeno, o propilparabeno, o etilparabeno e o butilparabeno. Com a utilização dos parabenos permitem que as preparações nas quais são utilizadas tenham um prazo de validade bastante estendido, evitando a proliferação de bactérias e o surgimento de fungos.

Qual é a função do EDTA nos cosméticos
O EDTA evita a alteração do cheiro, mudança de cor, degradação de insumos naturais como óleos e extratos vegetais, inativação de substâncias ativas como filtro solares, conservantes e fármacos.

O BHT está presente nas mais diversas formulações cosméticas que fazem parte do nosso dia a dia. Trata-se de um ingrediente sintético que previne a oxidação do produto. Mas, apesar desse importante papel, após uma série de estudos, hoje ele pode ser considerado um ingrediente nocivo em muitos níveis.

Pode-se detectar a sua presença em algum produto olhando a embalagem. Na parte dos ingredientes ou composição, basta procurar a palavra parabeno ou paraben. Também é comum conter um prefixo, como butilparabeno e metilparabeno. Caso não tenha, o produto é parabeno-free!

Vinagre: é considerado um ótimo conservante natural, especialmente para os vegetais (pepino, repolho, cenoura, cebola etc.). Limão: tem poder bactericida e antioxidante, que se explica pelo seu elevado teor de ácido cítrico, que é cerca de 5 a 7%, independentemente do tipo do limão.

ácido benzóico

Em função de seu baixo custo, o ácido benzóico e seus sais (Na e K) são os conservantes alimentícios mais usados.

O destaque vai para os sorbatos, potentes inibidores da ação de fungos. Possuem porém, pouca influência na inibição de bactérias. Este é um tipo de conservante ideal para alimentos com grande valor nutricional, como laticínios, carnes, produtos à base de peixe, pão e produtos de confeitaria.

PROPILPARABENO Nipazol, o propilparabeno é um conservante antimicrobianos derivados de ácido p-hidroxibenzóico, adequado para a preservação de produtos cosméticos, onde a baixa toxidade, compatibilidade com uma ampla gama de ingredientes e atividade em ampla faixa de pH são desejados.

Conservante de amplo espectro para produtos cosméticos e farmacêuticos. Proporciona proteção contra bactérias gram-positivas, gram-negativas, bolores e leveduras, dispensando a incorporação de outro sistema conservante durante a formulação do produto.