Como dispensar um cliente chato?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 4 votos

A solução é ser direto, mas gentil, e explicar seus motivos de maneira clara e objetiva. Por exemplo: “Olá [cliente]. Infelizmente não conseguirei atendê-lo neste pedido porque…”

Mantenha a calma, ouça tudo o que ele tem a dizer. Se possível, encaminhe-o para um lugar isolado, evitando escândalos na frente de outros clientes. Assim como em todos os casos, faça todo o possível para resolver a situação, mas sem se comprometer com algo que não conseguirá cumprir.

4 dicas de como dizer não educadamente para o cliente

  1. Justifique a negativa. ...
  2. Apresente alternativas e ofereça soluções. ...
  3. Seja educado, honesto e transparente. ...
  4. Se mostre disponível para atender o cliente no futuro.

Ao dispensar um serviço, seja educado e agradeça a oportunidade. Assim como os candidatos, clientes também criam expectativas com os contratados. Então, agradeça o interesse do cliente da forma mais cordial possível.

listou alguns exemplos de como dizer "não" seguindo a fórmula de LePera:

  1. "Muito obrigado por pensar em mim [agradecimento]. Porém, não tenho tempo na minha agenda agora [a negativa]. ...
  2. "Obrigado por compartilhar seu projeto comigo. ...
  3. "Admiro sua paixão pelo seu evento, mas não poderei participar.

Nunca” e “sempre”
Termos como “nunca” e “sempre” podem não passar credibilidade. Dizer “sempre geramos resultados para os nossos clientes”, por exemplo, pode soar pouco realista. O melhor é trazer números e casos de sucesso que demonstrem, na prática, o valor que a empresa já entregou para a clientela.

5 dicas para cobrar um cliente de forma eficaz

  1. Não use a palavra “dívida” ...
  2. Tente entender a motivação do atraso. ...
  3. Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente. ...
  4. Não leve a situação para o lado pessoal. ...
  5. Adote scripts de cobrança.

Exemplos bons de frases para demitir um funcionário
Veja alguns exemplos: “Há alguns meses venho te notificando que seus resultados estão muito abaixo das nossas metas. Veja que, nos últimos meses, seus resultados foram X, Y e Z, sendo que nossas metas eram A, B, C.

Explicar os motivos que levaram a demissão
Exemplo: corte de custos, falta de fit cultural, necessidade de um perfil diferente para ocupar a vaga, etc). Não deixe com que o indivíduo tenha interpretações erradas do que é a realidade, seja sincero e conscientize-o sobre a situação.

Vamos lá!

  1. 6 TÁTICAS DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE MAL EDUCADO NO AMBIENTE VIRTUAL:
  2. NÃO ESTENDA UMA DISCUSSÃO. ...
  3. MANTENHA-SE SERENO. ...
  4. NÃO ENGROSSE O TOM E CONTROLE A RAIVA. ...
  5. PENSE NOS OUTROS CLIENTES. ...
  6. PEÇA PERMISSÃO. ...
  7. CAPRICHE NO FEEDBACK.

6 dicas indispensáveis para acalmar um cliente nervoso

  1. Lembre-se de que o cliente tem o direito de se irritar. ...
  2. Não ignore o “catalisador” emocional. ...
  3. Mantenha-se calmo. ...
  4. Seja paciente. ...
  5. Empregue um tom de voz calmo para se contrapor a um cliente nervoso. ...
  6. Assuma a responsabilidade pela resolução do problema.

· Não estenda uma discussão - escute firme o cliente, tenha bons ouvidos. Não rebata com textos, posts e afins que deem margem para ofensas e desrespeito. Não entre no jogo do estresse e do “quem sabe mais”. · Mantenha-se sereno - Mesmo que você e seu cliente não estejam se vendo, aja como se estivesse na frente dele.

Ao lidar com clientes difíceis, é necessário saber dizer não e impor limites. Tudo deve ser realizado por uma conversa clara, que demonstra empatia e proatividade em ajudar. Muitas vezes, a insatisfação ocorre após a compra, logo ter um pós-venda eficaz pode eliminar esse tipo de situação.

Como dizer “não” para um cliente que teve seu crédito negado

  1. Justifique o “não” É essencial que o atendente explique o motivo que o crédito do cliente não foi aprovado. ...
  2. Proponha soluções. Um cliente assíduo do seu negócio também pode passar por essa situação. ...
  3. Seja discreto.

Como dizer não educadamente no trabalho

  1. Dê uma justificativa válida.
  2. Apresente uma alternativa.
  3. Sugira outra pessoa.
  4. Peça para pensar.
  5. Tente adiar o prazo.

Dê um bom motivo para recusar a oferta
A melhor abordagem é ser breve e honesto sobre o motivo específico para não aceitar a vaga, apresentando uma razão concreta, por exemplo: “Após analisar as propostas, decidi aceitar uma vaga que oferece novos desafios”.