Como dispensar madrinha?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Sugiro você dizer algo como: -Eu me sinto honrada com seu pedido para ser sua madrinha, mas preciso declinar, dizer não posso. Eu sei que ser uma madrinha de alguém como você minha amiga querida, alguém tão especial (evidencie as verdadeiras qualidades)…. requer dedicação e tempo.

POSSO RECUSAR O CONVITE? * Ser convidado para padrinho ou madrinha é uma honra para a maioria das pessoas. Apesar disso, algumas não se sentem confortáveis com a situação. Se este é o seu caso, explique delicadamente que ficou muito honrada(o) com o convite, mas, infelizmente, não poderá aceitar.

No Brasil, é bastante popular chamar as madrinhas por alguns apelidos como “dinda”, “dindinha” ou “mãezinha”. A palavra dinda, visto como a mais comum, é um apelido no diminutivo para a palavra madrinha. No ambiente religioso, a relação entre madrinha e afilhado é comum.

1 - Os padrinhos e o afilhado têm direito a: a) Beneficiar do regime jurídico de faltas e licenças equiparado ao dos pais e dos filhos; b) Beneficiar de prestações sociais nos mesmos termos dos pais e dos filhos; c) Acompanhar-se reciprocamente na assistência na doença, como se fossem pais e filhos.

Padrinhos precisa ser um casal (homem e mulher) ou pode-se chamar 2 pessoas do mesmo sexo, como duas irmãs, por exemplo? Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).

“Nesse caso específico, o mais importante a saber é que a criança está devidamente batizada independentemente da mudança dos padrinhos batismais. O que se orienta neste caso é: como não se pode batizar duas vezes e eleger novos padrinhos, torna-se ainda mais importante a presença dos pais.

Conclusão. A madrinha de consagração é tão importante quanto a madrinha de batismo e precisa estar presente de forma ativa na vida espiritual da criança.

Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e que tenham recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.

O Padrinho e a madrinha devem ter como missão principal a orientação na fé. Padrinho significa “paizinho” e madrinha “mãezinha”. Portanto, eles serão responsáveis pela educação das crianças e adultos a serem batizados em toda a sua caminhada. Desde a visita frequente até a condução à Igreja.

Se vocês escolherem um padrinho, mas não tiverem a mesma intimidade e amizade com o sua namorada(o) ou esposa(marido), deixem os padrões de lado e chamem apenas quem fazem questão. Só não esqueçam de providenciar uma lembrancinha de casamento diferente para oferecer aos padrinhos, para cada um dos solteiros.

De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe. Uma dinda é a mulher que é escolhida para apresentar ou ser testemunha no batizado de um bebê.

Dar apoio, confiança e amor ao seu afilhado.
Você é alguém próximo a ele, portanto deverá criar um vínculo direto e oferecer um espaço de confiança, no qual possa expressar seus pensamentos e sentimentos. De você, não poderá faltar o amor e o apoio que ele necessitar.

Sapatos. O sapato tipo peep toe é o ideal para salões. Você também pode optar por sandálias, mas preze sempre pelo conforto.

A roupa do bebê:
Outra tradição diz que a madrinha fica responsável por presentear o bebê com a roupa de batismo, mas, primeiramente, isso deve ser acordado com a mãe.

Quantos padrinhos de casamento você pode ter:
Vamos falar sobre o número ideal de padrinhos para o seu casamento. A etiqueta de um casamento tradicional sugere que sejam 5 casais para cada lado, no entanto, não existe um limite para o seu casamento, afinal quem faz as regras dele é você.

É um jeito carinhoso de chamar a irmã da mãe, a tia. Oi dinda, como você está?

As mulheres filiadas ao PCC têm um padrinho ou madrinha na facção. Os principais chefes da organização batizaram as primeiras, que chamam o padrinho de pai e, por ele, dizem estar dispostas a matar ou morrer.

Não existe uma regra quanto ao número de padrinhos e madrinhas. As testemunhas do casamento são duas. O restante, fica a critério dos noivos. Alguns casais optam por 4 casais, outros por 10...

Geralmente, se escolhe uma madrinha e um padrinho que podem, ou não, ser casados entre si. No entanto, em alguns casos, a pessoa deseja escolher duas madrinhas ou dois padrinhos.

Além dos padrinhos de Apresentação, de Vela e de Batismo, há ainda três outros tipos a serem aqui mencionados. São eles os Padrinhos Santos, os Padrinhos de Crisma e os Padrinhos de Fogueira.

A função dos padrinhos é colaborar com os pais na formação cristã do(a) afilhado(a). É fundamental que os padrinhos sejam católicos. Eles podem ser casados na Igreja Católica ou solteiros e participantes da vida da Igreja. Normalmente, escolhe-se um padrinho e uma madrinha, mas é permitido que seja apenas um dos dois.