Como discernir o chamado de Deus?

Perguntado por: esales3 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

A oração é o momento em que falamos com Nosso Criador e que também fala conosco, sendo assim, este é sem dúvida o momento mais oportuno para percebemos à vontade de Deus, então para um bom discernimento é importante estar com as orações em dia.

Continue a leitura e saiba mais.

  1. Acolha sua primeira vocação. Antes mesmo de descobrir uma vocação específica, é preciso acolher o primeiro chamado que Deus faz a cada um. ...
  2. Saiba que toda vocação é importante. ...
  3. Reflita: qual o seu chamado? ...
  4. Faça uma jornada de autoconhecimento. ...
  5. Busque auxílio. ...
  6. Reze. ...
  7. Orientação espiritual.

Mas, antes de nossa existência no mundo, Deus já nos conhecia e amava; por isso nos chamou à vida: somos suas criaturas. Cada pessoa é criatura de Deus, amada e convidada por ele ao banquete da vida. A vida é, assim, o primeiro chamado de Deus, a primeira vocação.

Existe diferença entre PROPÓSITO, VOCAÇÃO e CHAMADO. Propósito é aquilo que você nasceu para ser. Chamado é aquilo QUE Deus te chama e capacita para fazer pelos outros. Vocação é a ferramenta que você vai usar para desempenhar o seu chamado.

Uma pessoa com bom discernimento tem perspicácia, astúcia e sagacidade para compreender certas coisas ou para fazer as escolhas acertadas. Ex: Depois do acidente, ele ainda teve o discernimento de fugir antes que o carro explodisse.

Confira algumas práticas que vão ajudar você nessa missão!

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

A Bíblia nos ensina que a Palavra do Senhor "é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hebreus 4.12).

Uma boa solução é pedir ajuda para que Deus demonstre por qual motivo Ele criou você. Quando paramos para pensar, vemos que em todo instante Ele revela qual é o plano para seus filhos. Lembre-se que, ao viver conforme a vontade de Deus, você terá certeza de que tem uma missão.

A vontade de Deus é que vivamos de maneira santa, fazendo o bem e sendo gratos. Quem faz a vontade de Deus é abençoado. Nossas escolhas nunca podem estar em conflito com a opinião de Deus, mas ressaltamos que as coisas encobertas pertencem a Deus e as reveladas a nós (Deuteronômio 29.29; 1 Pedro 4.2).

Quando entendemos que cada um de nós temos um chamado para glorificar a Deus naquilo que fazemos, tudo muda de sentido e, então, reformulamos a relação que temos com o nosso trabalho/profissão, já não estamos mais ali por causa do salário somente, mas sim para servir a Deus e às pessoas.

Vocação é, portanto, um chamado de Deus a uma determinada pessoa. Esse chamado é individual, possui características únicas para cada um. Por isso, há uma etapa fundamental na vida de cada ser humano, chamada de discernimento vocacional.

Todos concordam que os “muitos chamados” são aqueles que de alguma forma são convidados ao arrependimento durante suas vidas, e os “poucos escolhidos” são aqueles que respondem com fé verdadeira a esse convite.

substantivo masculino Ação de chamar; chamamento: atender ao chamado do destino. Convite ou convocação que se recebeu: não atenderei ao seu chamado. Pedido de auxílio; ajuda: atende ao chamado do médico.

6 passos para encontrar seu propósito

  1. 1 – Propósito se manifesta com a prática.
  2. 2 – Busque olhar para o que te incomoda.
  3. 3 – Estabeleça prioridades.
  4. 4 – Entenda o que é importante para você
  5. 5 – Olhe para o que você já faz.
  6. 6 – Entenda que é um processo.

Salmos 138,8. “O Senhor cumprirá o seu propósito para comigo! Teu amor, Senhor, permanece para sempre; não abandones as obras das tuas mãos!”

Para receber os dons do Espírito, é necessário que sejamos obedientes às leis de Deus. Com esses dons, podemos conhecer e ensinar as verdades do evangelho, usando-os para beneficiar não só a nós mesmas mas também a outras pessoas. Esses dons podem ajudar-nos a voltar ao Pai Celestial.

Como saber se tenho o dom da revelação? Existem alguns sinais que nos indicam se temos ou não o dom da revelação. Abaixo, listamos alguns: Ter um desejo crescente de construir um relacionamento íntimo com Deus; Ter curiosidade e sempre buscar aprender sobre profecia; 5 Passos Para Descobrir Seu Ministério e Dons.

Para descobrir qual é o seu talento secreto, some os números do dia do seu nascimento até chegar a um algarismo de 1 a 9. Por exemplo: quem nasceu no dia 15 deve somar 1 + 5 para chegar a um resultado - no caso, 6. Já quem nasceu no dia 29 deverá somar 2 + 9 = 11 e, em seguida, 1 + 1 = 2, que será o número final.

A celebração da ceia é o que ela representa. Temos que discernir o corpo de Cristo, ou seja, discernir a maneira que o Senhor estabeleceu para que a Igreja viva, cada um fazendo a sua parte, cada membro cumprindo, realmente, o papel dEle no corpo de Cristo. A ceia é exatamente para você discernir o corpo de Cristo.

A sabedoria está ligada à uma qualidade de uma pessoa que possui grande conhecimento, este que foi obtido através de conhecimento científico. Já o discernimento pode ser entendido como uma capacidade de uma pessoa que consegue compreender diversas situações, ela consegue separar o errado do certo.