Como dirigir em vento forte?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Ventos muito fortes vindos de frente são perigosos e o condutor deve reduzir a velocidade imediatamente. Segundo especialistas em direção defensiva, em caso de ventos transversais ao carro, o ideal é abrir as janelas e redobrar a atenção.

Alerta: descubra como dirigir com ventos fortes

  1. Busque indicativos na paisagem. ...
  2. Segure firme no volante. ...
  3. Atente-se aos caminhões. ...
  4. Calcule a velocidade ao dirigir com ventos. ...
  5. Tenha cuidado com obstáculos e túneis. ...
  6. Use os vidros corretamente. ...
  7. Aja com prudência e segurança.

Nessa classificação os ventos podem atingir velocidades que variam de 36 a 44 quilômetros por hora.

Ventos muito fortes, ao atingirem seu veículo em movimento, podem deslocá-lo, ocasionando a perda de estabilidade e o descontrole, que podem ser causa de colisões com outros veículos ou ainda de capotamentos.

Quando a velocidade do vento supera os 45 km/h forma-se uma tempestade. Essa é a intensidade mais perigosa, pois pode gerar uma série de incidentes, como derrubar árvores, destelhar casas, queda na rede elétrica, etc.

7 Vento forte 52,0 – 61,0 Movimenta o tronco das árvores. Dificulta caminhar contra o vento. 8 Vento muito forte ou ventania 62,0 – 74,0 Quebra galhos de árvores., impossibilita andar contra o vento. 9 Vento duro ou ventania fortíssima.

20 segundos

A rajada de vento vem de um movimento brusco e repentino do ar, ou seja, um vento de curta duração, que em geral dura menos de 20 segundos, com velocidade de pelo menos 18,5 km/h ( cerca de 10 nós) maior do que a média de velocidade que vinha sendo sendo observada antes dela acontecer.

Como ter mais confiança ao volante? Confira 6 dicas!

  1. Procure a ajuda de um psicólogo. ...
  2. Realize novas aulas de direção. ...
  3. Pratique em lugares menos movimentados. ...
  4. Escolha bem o carona. ...
  5. Faça um seguro do carro. ...
  6. Respeite a legislação.

7 dicas para enfrentar o medo de dirigir

  1. 1) Tenha certeza de que você sabe dirigir. Em algumas situações o medo de dirigir é motivado pela falta de prática. ...
  2. 2) Acredite que você é capaz. ...
  3. 3) Controle a ansiedade. ...
  4. 4) Tenha um companheiro. ...
  5. 5) Comece com pequenos trajetos. ...
  6. 6) Estipule e cumpra metas. ...
  7. 7) Dirija para você

Além disso, a movimentação dos ventos transporta umidade para diferentes áreas do planeta, produzindo chuva. Entretanto, ventos muito fortes podem causar danos a plantas e árvores, que se desenvolvem com dificuldades em áreas de ventania excessiva.

O vento não assobia. Se nós estivermos num local isolado, por mais forte que seja o vento ele não assobia. Quando bloqueamos a sua passagem, por exemplo por uma janela ou outro obstáculo que provoque bloqueio, o vento entra pelas frestas e faz o barulho parecido com um assobio.

O vento move as nuvens de onde se encontram para o lugar onde elas originam precipitação, transporta o pólen de plantas ao longo de muitos quilómetros ou poeira dos desertos para regiões vizinhas.

O Furacão Catarina atingiu o país, na região costeira do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no ano de 2004. Segundo meteorologistas, esse foi um caso raro no Brasil. Os ventos atingiram cerca de 180 km/h, afetando cerca de 40 cidades e deixando mais de 500 pessoas feridas e mais de 30 mil desabrigadas.

10 nós correspondem a 18,52 km/h; 20 nós a 37,04 km/h; 30 nós a 55,56 km/h; 50 nós a 92,6 km/h.