Como diminuir o PSA naturalmente?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 2 votos

É muito comum que existam dúvidas sobre a existência de alguma forma caseira ou remédio natural que tenha efeito sobre a próstata e o PSA. O especialista afirma que atualmente, em 2021, não é conhecida pela ciência nenhuma medicação caseira com o poder de diminuir os valores do PSA.

Alguns remédios naturais que podem ser úteis no tratamento da HPB incluem: Suplementos de zinco: o zinco é um nutriente importante para a saúde da próstata e alguns estudos sugerem que o uso de suplementos de zinco pode ajudar a reduzir os sintomas da HPB.

Reduzir a ingestão de líquidos ao final do dia; Urinar sempre antes do deitar e ao levantar. Não reter urina e urinar ao primeiro sinal de vontade; Evitar alimentos ácidos, picantes e outros semelhantes.

Qual a melhor forma de reduzir o tamanho da Próstata?

  1. Casca de pygeum;
  2. Serenoa repens (saw palmetto);
  3. Sementes de abóbora;
  4. Urtiga;
  5. Licopeno (encontrado em muitas frutas, como o tomate).

Homens com níveis de PSA entre 4 ng/ml e 10 ng/ml, têm uma chance de 25% de ter a doença. Se o PSA for superior a 10, a chance de ter câncer de próstata é superior a 50%.

Um estudo da McGill University, de 2004, comprova que o consumo de tomate é um grande aliado para a prevenção do câncer de próstata. Outros alimentos ricos em licopeno, como goiaba e outros frutos vermelhos, também ajudam na prevenção de doenças que afetam a próstata.

suco de tomate

Um excelente remédio caseiro e natural para próstata que pode ser usado para complementar o tratamento clínico da próstata aumentada é o suco de tomate, pois é um alimento funcional que ajuda a diminuir a inflamação da glândula e prevenir o câncer.

Três horas ou mais por semana de prática vigorosa de ciclismo, tênis, corrida ou natação parecem melhorar o prognóstico entre tais pacientes, constatou a equipe de pesquisadores.

Medicamentos para a HPB
Alfa-bloqueadores (doxazosina, tansulosina, entre outros): são medicamentos que provocam relaxamento da musculatura da próstata e bexiga, assim facilitando o fluxo de urina e o esvaziamento da bexiga. Agem imediatamente desde os primeiros dias de uso.

Micção frequente/urgente; Noctúria (vontade de urinar durante a noite); Dor no abdómen e inguinal (“virilha”); Dor/desconforto no pénis, testículos e zona do períneo (entre o escroto e o recto);

chá verde

Dito isso, com base em algumas pesquisas, o chá verde pode retardar o crescimento das células benignas na próstata. Urtigas: são compostas por antioxidantes e anti-inflamatórios, que podem reduzir os sintomas da próstata aumentada.

Geralmente, os pacientes que estão com sintomas de HPB e estão com a próstata maior que 40 gramas já terão que tomar medicações para diminuir a glândula. Os principais medicamentos indicados para diminuir a próstata são a finasterida e a dutasterida, que vão bloquear os hormônios que causam esse aumento da glândula.

Um estudo publicado na revista Cancer Research relata o efeito da delfinidina no cancro da próstata, por indução da apoptose das células PC3, interferindo no mecanismo da activação do fator de transcrição NF-kB. Reconfortante pelo sabor doce e ao mesmo tempo neutro e alcalinizante que tem, a banana recomenda-se.

Mais recentemente, os pesquisadores descobriram evidências de que comer quantidades maiores de licopeno pode reduzir os níveis de PSA também. Em geral, ir para proteínas magras, como frango, peixe e soja ou outras proteínas à base de plantas, é melhor para a saúde em geral.

Não é necessário jejum para a coleta.

Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.