Como diminuir o índice glicêmico do arroz branco?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

Manter o grão na geladeira ou congelá-lo faz com que ele se torne uma fonte de amido resistente, importante para reduzir o índice glicêmico. Assim, é possível controlar a glicemia e também melhorar a flora bacteriana intestinal.

arroz integral

O arroz integral é extremamente benéfico para pessoas com diabetes e hipertensão. Ele possui um baixo índice glicêmico, que reduz os picos de insulina e ajuda na estabilização dos níveis de açúcar no sangue. E ainda melhor que o arroz integral, é o arroz integral orgânico!

Eles observaram que colocar óleo de coco na água do cozimento e depois submeter o arroz ao processo de aquecimento e resfriamento altera a estrutura dos grãos, tornando-os mais resistentes à enzima digestiva. Com isso, o corpo fica incapaz de converter parte desse amido em açúcar e absorvê-lo na corrente sanguínea.

Você sabia que ao congelar o arroz cozido ele cria “amido resistente”? O amido resistente é um tipo de carboidrato que não é absorvido pelo corpo e aumenta as bactérias boas do intestino, melhorando a saúde e otimizando o emagrecimento.

Algumas recomendações para rebaixar o índice glicémico:

  1. Temperar. Os alimentos mais ácidos atrasam a digestão. ...
  2. Comer em cru. As frutas e as verduras sem cozinhar têm um menos IG. ...
  3. Escolher produtos integrais. ...
  4. Escolher alimentos com fibras. ...
  5. Misturar os alimentos de forma correta.

Arroz integral

Arroz integral
Por ter mais fibras, possui baixo índice glicêmico. Além disso, contém mais proteínas do que o arroz branco.

pêssego

O pêssego, além do baixo Índice Glicêmico, é cheio de fibras, que aumentam a sensação de saciedade, e antioxidantes, como a vitamina C. Essas características o fazem ser uma fruta benéfica para a alimentação, em especial de diabéticos.

  1. Adicione uma colher de chá de óleo de coco à água fervente.
  2. Acrescente meia xícara de arroz.
  3. Deixe cozinhar por 40 minutos.
  4. Deixe o arroz na geladeira por 12 horas. O óleo de coco interage com o amido e muda a sua estrutura. Esfriar o arroz ajuda na transformação do amido digerível em amido resistente.

Preparar o arroz com um pouco de óleo de coco reduz 60% das suas calorias. O teste foi feito na Faculdade de Ciências Químicas do Sri Lanka com 38 tipos do grão, na seguinte proporção: 1 colher de chá do óleo para 1/2 xícara de chá do cereal. Cozinhe normalmente e, depois, leve à geladeira por 12 horas.

Apesar de ainda desnecessária, em alguns casos, a lavagem do alimento não prejudica seus nutrientes.

A quantidade recomendada deste arroz deve ser de 2 colheres de sopa por pessoa porque essa quantidade ainda contém cerca de 160 calorias.

O diabético não possui restrição de carboidrato (arroz, batata, mandioca, pães, entre outros), o que realmente influencia é a quantidade. Quando associado com uma quantidade de proteína, a absorção fica mais lenta, assim como os integrais, que como contém fibras.

Troca saudável: Optar sempre pelo arroz e macarrão integral porque são benéficos porque tem menos açúcar e consequentemente, menor índice glicêmico.

O arroz branco possui carboidrato, que vira glicose no sangue. Em média, uma colher de sopa de arroz possui 5 gramas de carboidrato simples, que impacta rapidamente o aumento da glicose no sangue.

O arroz integral tem um índice glicêmico mais baixo que o arroz branco, o que significa que é digerido mais lentamente e tem menos impacto no açúcar no sangue.

Numa refeição completa e equilibrada, para um adulto, recomenda-se que alimentos como o arroz ou batata preencham cerca de ¼ do prato (cerca de 140g). Contudo, dependendo da idade, as quantidades poderão aproximar-se mais ou menos deste valor se estivermos a falar da alimentação infantil ou de um adulto.

Arroz. Se estiver guardado em temperatura ambiente ou se ficou mais de duas horas exposto e for requentado, o arroz pode fazer mal à saúde. Guarde sempre na geladeira para que não tenha problemas quando for aquecido novamente, pois, no arroz, as bactérias se proliferam rapidamente, podendo causar intoxicação.