Como diminuir o inchaço das pernas e pés?

Perguntado por: emuniz . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Cuidados em casa:

  1. Na hora de dormir, eleve as pernas acima do nível do coração.
  2. Exercite as pernas. Isso ajuda a bombear os fluidos das pernas de volta para o coração.
  3. Use meias de compressão que estão disponíveis nas farmácias.
  4. Siga uma dieta baixa em sal para ajudar a reduzir a retenção de líquidos e o inchaço.

1. Qual o melhor chá para desinchar as pernas? Os melhores chás para pernas inchadas são os feitos com cavalinha, guabiroba, hibisco, salsa e carqueja.

Chá de cavalinha
Esse chá também tem ação diurética e é útil no processo de alívio do inchaço. Pelo seu poder anti-inflamatório, a erva estimula o trabalho dos rins na eliminação de líquidos retidos. Além disso, os flavonoides presentes na planta ajudam a combater o substâncias tóxicas no organismo.

A boa notícia é que na maioria trata-se apenas de um inchaço temporário e que pode resolver com alguns ajustes simples na alimentação.

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Melancia, melão e abacaxi são exemplos de frutas com nutrientes com alto poder diurético, que ajudam a eliminar toxinas. Também é importante consumir alimentos probióticos, como os iogurtes, que tornam a flora intestinal mais saudável, além de ajudar a absorver melhor os nutrientes e diminuir o inchaço.

O inchaço das pernas causado pela retenção de líquido nos tecidos é conhecido como edema dos membros inferiores. Pode ser causado por um problema vascular, sendo esse geralmente venoso ou linfático ou por um problema no coração, nos rins e até mesmo no fígado.

Verifique com seu médico imediatamente se você tiver inchaço em uma perna ou qualquer um destes outros sintomas: Dor nas pernas, sensibilidade ou cãibras. Pele tingida de vermelho ou azul. Pele que se sente quente.

O sintoma mais comum é o inchaço. “Se for uma dor súbita, se não estava inchada e nem dolorida e no dia seguinte está, vá a um pronto-socorro e procure um especialista”, alerta o cirurgião vascular Marcelo Matielo.

Podem ser prescritos diuréticos, que são eficazes a reduzir o inchaço, mas que têm alguns efeitos secundários. Antes de usar qualquer terapia medicamentosa sob supervisão médica deve experimentar tratamentos caseiros para as causas benignas do inchaço nas pernas.

Confira 7 maneiras fáceis de desinchar em apenas um dia.

  1. #1 — Beba apenas água. ...
  2. #2 — Não consuma alimentos com álcoois de açúcar. ...
  3. #3 — Consuma fibras. ...
  4. #4 — Coma frutas com restrição. ...
  5. #5 — Não coma carboidratos. ...
  6. #6 — Não negligencie a mastigação. ...
  7. #7 — Evite alimentos muito salgados.

Como fazer

  1. Coloque 1 colher (sobremesa) da erva cavalinha em uma xícara;
  2. Acrescente 250 ml de água quente;
  3. Abafe a xícara por até 10 minutos;
  4. Depois, é só coar e beber.

Chá para desinchar os pés: chá-verde
O chá-verde possui diversas propriedades que fazem bem para a saúde. Entre esses benefícios está o efeito diurético, que, provocado em partes pela presença da cafeína em sua composição, aumenta o fluxo da urina e auxilia na diminuição do inchaço nos pés.

Na maioria dos casos, elevar as pernas ajuda a aliviar o inchaço. Usar de meias de compressão pode melhorar o sintoma. Obviamente, se a causa do inchaço for varizes, trombose venosa, doença no coração, rins, fígado ou outro órgão, estes problemas devem ser tratados corretamente para que o inchaço melhore.

Os chás diuréticos são um excelente complemento para desinchar mais rápido, e as melhores opções são:

  1. Cavalinha,
  2. Hibisco;
  3. Canela com gengibre;
  4. Chá verde;
  5. Ginkgo biloba;
  6. Salsinha;
  7. Centelha asiática;
  8. Castanha da índia.

Cavalinha
O chá de cavalinha (Equisetum) é um dos mais potentes diuréticos disponíveis na natureza. Pelo seu poder anti-inflamatório, a erva estimula o trabalho dos rins na eliminação de líquidos retidos.