Como diminuir o hormônio do estresse?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

Dicas para controlar o nível de cortisol

  1. Alimente-se de forma equilibrada. ...
  2. Hidrate-se corretamente. ...
  3. Tenha uma rotina de exercícios. ...
  4. Mantenha o sono regulado. ...
  5. Desenvolva passatempos. ...
  6. Entenda as causas do estresse. ...
  7. Descanse.

O excesso desse hormônio pode dar origem a quadros de doenças como diabetes, hipertensão arterial e depressão. Em casos mais graves, pode causar a Síndrome de Cushing, que leva à atrofia muscular. O cortisol também leva a um acúmulo de gordura abdominal.

chá preto

O consumo regular de chá preto pode ajudar na recuperação mais rápida do estresse diário, de acordo com pesquisa do University College London. Os pesquisadores descobriram que esse tipo de chá ajuda a reduzir os níveis do hormônio cortisol, ligado ao estresse, no sangue.

O excesso de cortisol, desencadeado principalmente pelo estresse, faz as glândulas supra-renais trabalharem mais e, em excesso, provocam retenção de líquido e acúmulo de gordura. Acontece que quando o corpo está em alerta o cortisol diminui a queima calórica para poupar energia em caso de algum perigo.

As principais doenças causadas pelo estresse

  1. Insônia. ...
  2. Depressão. ...
  3. Transtornos alimentares. ...
  4. Problemas no coração. ...
  5. Doenças de pele. ...
  6. Prisão de ventre. ...
  7. Envelhecimento precoce.

Trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, álcool, drogas, acidentes, correria, insegurança, dificuldades com chefes, colegas, carro quebrado, Marginal parada, etc., fazem nosso corpo produzir excesso de dois hormônios, Adrenalina e Cortisol.

Ele é produzido, sobretudo, diante de situações ameaçadoras e perigosas. Barulhos estrondosos, latidos de cachorro, andar por uma rua semi-iluminada à noite, dirigir na chuva ou em meio a um trânsito engarrafado, assalto no transporte público (ou o medo de) são alguns dos gatilhos para o estresse.

Vitamina C: diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade, sendo responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo.

Frutas cítricas

Frutas cítricas – A vitamina C presente nas frutas cítricas reduz a secreção de cortisol, hormônio liberado pela em resposta ao estresse e à ansiedade. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.

Veja dicas de como diminuir o cortisol para aplicar no dia a dia!

  1. Alimente-se de forma equilibrada. ...
  2. Hidrate-se corretamente. ...
  3. Tenha uma rotina de exercícios. ...
  4. Mantenha o sono regulado. ...
  5. Desenvolva passatempos. ...
  6. Entenda as causas do estresse. ...
  7. Descanse.

Alimentos ricos em vitamina B5
E quanto mais serotonina, maior a sensação de bem-estar e menor a produção do cortisol. Alguns alimentos ricos neste nutriente são: damasco, amêndoa, leite, salmão, gérmen de trigo e farinha de aveia.

Vasopressina. A vasopressina é um hormônio que regula o equilíbrio de fluidos do corpo. Além disso, está envolvido na regulação da ansiedade, estresse e comportamento social.

O exame de cortisol é feito por meio da coleta simples do sangue do paciente ou pelo exame de urina. Sendo assim, é possível avaliar o nível do hormônio em exames de check-up, bem como em análises específicas solicitadas pelo médico.

A 7 alternativas de chá para estresse

  1. Camomila. A planta é uma das mais conhecidas pelas suas propriedades relaxantes. ...
  2. Capim-limão. O capim-limão é originário da Índia e cultivado em países de clima tropical e subtropical. ...
  3. Maracujá ...
  4. Valeriana. ...
  5. Mulungu. ...
  6. Erva-doce. ...
  7. Lavanda.

Um bom remédio caseiro para cortisol alto é o consumo de inhame porque ajuda a regular os níveis de cortisol no sangue. Além disso, o inhame tem um fitoesteroide que consegue diminuir os efeitos desagradáveis do excesso de cortisol no sangue.

Camomila
Além da ansiedade, o chá de camomila também pode ajudar no tratamento do estresse e da hiperatividade, porque contém apigenina, uma substância que acalma o sistema nervoso central.

A partir daí, o nível de cortisol vai diminuindo, até atingir seus níveis mais baixos por volta das 23 horas. Quando o cortisol está alto, seja por produção do próprio corpo, devido a tumores ou doenças, ou pelo uso prolongado de corticoides, origina uma condição conhecida como síndrome de Cushing.

“A produção de cortisol está fortemente relacionada com o seu nível de alerta e o pico de cortisol para o seu ritmo de 24 horas ocorre entre 8h e 9h, em média.

Algumas formas de aumentar a liberação de endorfinas na corrente sanguínea são:

  1. Fazer exercício físico. ...
  2. Comer chocolate. ...
  3. Dar gargalhadas. ...
  4. Ter contato íntimo. ...
  5. Ser grato. ...
  6. Relembrar bons momentos. ...
  7. Fazer planos para o futuro.

O teste DASS-21 foi desenvolvido para definir e compreender o grau dos sintomas de depressão, ansiedade e estresse nos indivíduos, em especial às pessoas que possuem dificuldade em entender ou expressar a maneira como se sentem.

Veja as fases dos sintomas: Alerta – quando a pessoa está em contato com o motivo do estresse: Agitação, mãos e pés frios, tensão e dor muscular, aperto na mandíbula, roer unhas, boca seca, diarreia, batimentos cardíacos acelerados, insônia, respiração ofegante e aumento da pressão sanguínea.