Como diminuir gases e refluxo?

Perguntado por: agoulart . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 13 votos

É preciso ter cuidado com o comportamental, mastigar bem o alimento, não conversar muito durante as refeições, manter uma alimentação equilibrada, evitar bebidas gasosas como refrigerantes e álcool, além das frituras e gorduras.

Algumas dicas caseiras para tratar a queimação são: beber água gelada, comer maçã ou pera sem casca e tomar chá de funcho ou gengibre. Também são recomendados alguns sucos, como de batata crua, couve e maçã ou mamão e linhaça. Outras ações estão ligadas aos hábitos e à rotina da pessoa.

Deitar com os membros inferiores elevados ajuda na eliminação dos flatos. Outra possibilidade é caminhar dentro de casa no momento das cólicas causadas pelos gases. Adotar essas posições ajuda o aumento do trânsito intestinal e a eliminação mais rápida dos flatos”, informa a gastroenterologista Amanda Buchmann.

Este medicamento é destinado ao tratamento sintomático da azia associada ao refluxo gástrico, esofagite de refluxo, hérnia de hiato e hiperacidez. Também é utilizado como antiflatulento para alívio dos sintomas do excesso de gases, inclusive nos quadros pós-operatórios.

Obesidade, roupas apertadas, esforço físico vigoroso, excesso de alimentação, tabagismo e excesso de cafeína, podem ser fatores associados ao aparecimento do refluxo gastroesofágico.

Tome chá de camomila, hortelã ou feno-grego
Esses chás ajudam a reduzir sintomas de refluxo, pois tem efeito calmante para o estômago.

Melhores chás para refluxo

  • Chá de cúrcuma. Os benefícios do chá de cúrcuma se dão, principalmente, pela presença de antioxidantes e de propriedades antivirais e antifúngicas. ...
  • Chá de raiz de gengibre. ...
  • Chá de hortelã ...
  • Chá para refluxo: erva-doce ou funcho. ...
  • Infusão. ...
  • Decocção.

Consumir alimentos fermentáveis: Alguns grupos alimentares demoram mais para serem digeridos, como o feijão, ovos, batata, milho, farelo de trigo, brócolis, alho, repolho, couve-flor e cebolas. Ansiedade: O transtorno pode acelerar a digestão no intestino, facilitando a produção e aumento dos gases.

O funcho é um ótimo remédio natural para isso. Um chá caseiro para gases feito com funcho vai evitar também a prisão de ventre, cólicas e até gastrite. Depois que a água ferver, adicione as sementes ou folhas de funcho, tampe o recipiente e deixe a mistura repousar por 10 minutos. Quando estiver morno, coe e beba.

Dexilant® (dexlansoprazol)1 possui um mecanismo único de dupla liberação do medicamento que proporciona um controle maior da acidez do estômago e, consequentemente, a cicatrização de lesões e o alívio dos sintomas.

5 formas para eliminar gases presos rapidamente

  1. Pressionar o abdômen. Para se livrar rapidamente dos gases intestinais uma boa forma consiste em comprimir o abdômen. ...
  2. Fazer uma massagem abdominal. ...
  3. Tomar chás contra gases. ...
  4. Tomar um suco laxante. ...
  5. Usar um remédio de farmácia.

Refluxo gastroesofágico
Ocorre quando os conteúdos do estômago (comida e ácido clorídrico) fluem na direção contrária à da digestão (de baixo para cima), podendo ou não chegar à boca sob a forma de vómito ou regurgitação. Ocorre com maior frequência após as refeições. A barriga inchada é um sintoma pouco frequente.

Principais causas dos gases
Quando engolimos comida, água ou saliva também engolimos pequenas quantidades de ar, que se acumulam no sistema digestivo. Esse ar também pode ser acumulado durante a digestão, gerando os gases e o corpo precisa se livrar seja através da flatulência ou eructação (arrotos).

Asfixia ou tosse súbita e forte que interfere na respiração, que pode acordar o paciente, é uma manifestação mais grave do refluxo. Tosse seca, garganta limpa, alterações na voz e até falta de ar com chiado no peito, semelhante à asma, podem ser causadas pelo refluxo.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos.

obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.