Como diminuir a proteinúria na gravidez?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

tratamento medicamentoso pode incluir: Medicamentos para baixar a pressão arterial que sejam seguros para a gravidez; Medicamentos anticonvulsivantes para casos graves de pacientes portadoras de eclampsia.

A proteinúria é perda de proteína pela urina maior ou igual a 300 mg em 24 horas. Com essa perda, pode acontecer de a mãe ter reações que incorram no aumento da pressão. Essa hipertensão provoca uma série de problemas na mãe.

A proteinúria funcional ocorre quando o fluxo renal sanguíneo aumentado (p. ex., devido a exercício, febre, insuficiência cardíaca de alto débito) entrega quantidades aumenta-das de proteínas para os néfrons, resultando em aumento de proteínas na urina (geralmente < 1 g/dia).

Uma estratégia nutricional que pode auxiliar na redução da proteinúria é a substituição (parcial) da proteína animal por proteína de soja. O ideal é o acompanhamento com nutricionista para que possa fazer um planejamento dietético adequado para tratar essa proteinúria.

Considera-se como proteinúria a excreção de proteína superior a 150 mg/dia, presente na amostra de urina.

A proteinúria é, normalmente, assintomática, sendo detectada por testes de rastreamento durante os exames médicos de rotina. Os pacientes podem relatar “urina espumosa” se as taxas de excreção de proteína são muito altas, e isso está associado à hipoalbuminemia e a edema como parte da síndrome nefrótica.

Evite embutidos (salsicha, presunto, salame), pois são ricos em sal e conservantes, mesmo os denominados light; Beba bastante líquido, para manter seu corpo hidratado e prevenir a formação de cálculos renais. O ideal é que a urina saia clara.

A ingestão de proteínas é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo. Entretanto, em excesso, pode causar problemas renais, irritabilidade, aumento da gordura corporal e problemas hepáticos.

O padrão ouro na determinação da proteinúria continua sendo o exame da urina de 24 horas. Perdas maiores ou iguais a 300mg de proteína em 24h são indicativas de pré-eclâmpsia.

Em gestantes, devido a um aumento da taxa de filtração glomerular e do fluxo plasmático renal efetivo, aceita-se como limite superior de excreção de proteínas a taxa de 300 mg/dl em 24 horas (17). Proteinúria na gestação é definida como a excreção de 0,3 g ou mais em um período de 24 horas.

Entre os sintomas de alerta estão inchaço, principalmente na face e mãos, aumento exagerado do peso, dor de cabeça intensa, dor no estômago (vômitos) ou dor no lado direito do abdome; alterações visuais (ver pontos brilhantes ou apresentar perda de visão) e dificuldade para respirar.

Exercício físico melhora eliminação de proteínas tóxicas dos músculos.

Laranja e limão
Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também. O melão é outra opção, sendo duas fatias por dia o bastante para ter os benefícios.

Suco de limão, laranja e melão
Os sucos de limão, laranja e melão contêm ácido cítrico. Essa substância ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, pois liga-se ao cálcio da urina. Isso inibe o crescimento de cristais de cálcio, o que pode levar a cálculos renais.

Amostra isolada: Em amostra isolada os resultados devem ser expressos em proteinúria por creatininúria, sendo considerados normais valores abaixo de 200mg de proteína/grama de creatinina. Volume urinário de 24 horas: Em adultos sao considerados normais valores abaixo de 30mg.