Como dimensionar alternador?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Para descobrir qual o alternador mais adequado para o carro, é preciso somar a potência extra exigida pelo novo acessório e a potência necessária para que a bateria seja carregada. Testar o alternador é um passo essencial durante a manutenção e a substituição da peça.

abra o capô do veículo e conecte um medidor de tensão na bateria. A leitura de tensão inicial deve ser entre 12,6 e 12,8 volts. Caso os números sejam diferentes, é necessário trocar a bateria antes de checar a amperagem para evitar problemas; ligue o motor e deixe o automóvel em marcha lenta.

Sem combustível fica impossível de o motor entrar em funcionamento. Normalmente, em um veículo sem ar condicionado, o alternador gera 50 Ah (50 ampéres por hora) e normalmente utiliza uma bateria de 45A. Já um veículo que utiliza ar condicionado o alternador utilizado é de 70Ah (70 amperes por hora).

O funcionamento geral do regulador funciona com uma variação de 10% a 15% de carga superior à carga de saída. Essa porcentagem resulta em uma média de voltagem ideal do alternador, que fica entre aproximadamente 13,5 e 14,5 volts.

Ou seja, quanto maior forem os amperes da peça, maior será a sua potência, assim a bateria terá mais energia para suprir a necessidade do veículo. Desta forma, também isso inclui o motor de partida e o Start Stop.

- “L” é a saída da lâmpada do painel, nos veículos diesel esse terminal também é utilizado para acionar relés como do ar condicionado ou inibidor do motor de partida. - “P” é um sinal digital da rotação do alternador.

O fenômeno é causado por vários motivos um deles é o mau funcionamento do regulador de tensão do veículo. O regulador deve executar o gerenciamento da tensão (voltagem) que é enviada pelo alternador do veículo para a bateria e o sistema elétrico do veículo.

Dê a partida
Uma bateria quando é boa, segura a carga e não apresenta uma queda de voltagem para menos de 9V. Para você ter ideia, uma bateria sem condições de uso vai mostrar uma queda de voltagem em torno de 5V ou 0V.

Especificações do alternador
Basicamente, quanto maior a amperagem, maior é a capacidade do alternador ou da bateria de atender à demanda de energia dos dispositivos elétricos do veículo. Além disso, quanto maior o número de equipamentos usando energia no carro, mais o alternador é exigido.

75 Nm é o torque que deve ser aplicado ao parafuso de fixação da polia do alternador.

200.000 km

Comumente a durabilidade de um alternador é de 200.000 km, porém existe a possibilidade do componente apresentar falha antes desse ponto. Em caso de falha, nem sempre será necessário a troca completa do componente, porém vale ressaltar que sua revisão é essencial, principalmente para evitar qualquer falha.

Para funcionar, um alternador precisa do movimento do motor, porém, este varia muito, geralmente de 500 rpm a 6.000 rpm. Com a corrente alternada produzida, é impossível ao sistema elétrico do veículo utilizar essa energia desse jeito.

Os alternadores tem rendimento da ordem de 70% e portanto para gerarem 150 W em potência elétrica necessitam que lhes seja entregue um potência mecânica de 150W/0,7, ou seja, cerca de 220W em potência mecânica.

1000 VA

Mas você sabe o que essa e outras medidas significam? Cada kVA, ou quilovolt-ampere, equivale a 10³ volt-amperes (VA), ou seja, 1 kVA é igual a 1000 VA.

Verificar o alternador é um processo relativamente fácil. A tensão de carga do alternador pode ser verificada usando um multímetro digital nos terminais da bateria. Com uma bateria totalmente carregada, a tensão de carga do alternador deve ser de aproximadamente 13,8 a 14,2 volts em marcha lenta (luzes apagadas).

Dificuldade para dar a partida no motor
Isso porque, se a voltagem não estiver correta, pode parecer problemas no motor de arranque que não será acionado, havendo dificuldades para ligar o carro. Também pode haver perda de potência e a sensação de que o carro começa a “ratear” na hora do arranque.

O alternador pode sofrer com problemas de outras peças. Por exemplo, a ruptura de uma mangueira de líquido de arrefecimento ou mesmo o contato com óleo podem ser agentes geradores de atrito ou de curto circuito, o que queima a peça!

Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original! Caso você utilize uma fonte com voltagem menor do que o seu aparelho precisa, o equipamento poderá funcionar corretamente, mas o rendimento do notebook e da bateria serão menores.

Já baterias com amperagem maior, ou seja, acima da capacidade de recarga do alternador, causam dificuldades na manutenção ou reposição da carga. É fato: muitos consumidores e vendedores acreditam que a amperagem maior faz com que a bateria demore mais a descarregar. Isso não é verdade.

Se a bateria que você colocou no seu carro tem a amperagem menor que a original, você poderá ter dificuldades na hora de dar a partida do veículo. Por outro lado, se a sua bateria tem a amperagem acima do especificado pelo fabricante, será difícil repor a carga no seu alternador e será difícil fazer esta carga durar.

-> B-: Não é ligado por fios, ele vai ligado a massa do veiculo, isto é, diretamente na carcaça do Alternador; -> D+: Vai ligado diretamente na luz do painel que indica anomalia na bateria ou no alternador.