Como diluir verniz para pintar madeira com pistola?

Perguntado por: efreitas5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Dilua 5 partes de verniz com até 1 parte de Solvente 1030 ou Aguarrás Iquine. Ex.: Adicione 200 ml de solvente ou aguarrás para cada 1 litro de verniz. Dilua com 20% - 30% de THINNER 1010 IQUINE por litro e aplique com pressão entre 30 a 35 psi.

Aplique uma fina camada de verniz com pinceladas rápidas no sentido horizontal ao longo de toda a superfície; Deixe secar. A secagem leva cerca de 8 horas; No final, caso perceba ainda sinais de farpas, lixe outra vez com a lixa 220, aplique outra demão e aguarde secar.

Quando a pessoa que vai pintar não segue as instruções impressas na embalagem e adiciona menos água que o recomendado para diluição, interfere diretamente no rendimento da tinta e na aplicação. Isso porque a solução fica mais densa, o que dificulta a distribuição de tinta pela superfície.

Não, o uso do thinner como solvente para estas tintas pode causar problemas, como esbranquiçamento, enrugamento e descascamento da película de tinta.

2 - Antes de aplicar verniz na madeira, deverá lixar a superfície para se certificar de que fica perfeitamente lisa e livre de qualquer verniz aplicado anteriormente, se for este o caso. Além disso, é conveniente limpar a madeira para eliminar qualquer sujeira que possa ter.

4) Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz. Ambientes externos exigem de 4 a 5 demãos. Lembrando que entre uma demão e outra é necessário lixar com lixa 220 para melhor acabamento.

Após a primeira lixada, a peça de madeira está pronta para receber a segunda camada de produto. Se você pretende usar tinta ou verniz, essa será sua última demão de seladora. Depois que a seladora secar, lixe novamente e a madeira estará pronta para receber o acabamento final.

Assim, pode-se dizer que o thinner é perfeito para fazer a remoção de tintas como um todo, principalmente em superfícies de metal. Já para a diluição da tinta, sempre faça uso da aguarrás, a qual não irá alterar o resultado final.

Ao contrário da aguarrás, o thinner não serve para diluir tintas e esmaltes, mas sim para removê-los. Ele também é recomendado para diluição na hora da limpeza, não da aplicação, pois pode adiantar a secagem dos produtos, enrugar e tirar o brilho da tinta.

O líquido não precisa ser diluído e pode ser aplicado diretamente sobre a superfície da peça de madeira. Com um acabamento de toque levemente acetinado, realça fibras e veios da madeira. Além disso, serve tanto para móveis da área externa quanto da área interna e é resistente ao ataque de insetos e à umidade.

Dilua 5 partes de verniz com até 1 parte de Solvente 1030 ou Aguarrás Iquine. Ex.: Adicione 200 ml de solvente ou aguarrás para cada 1 litro de verniz.

Entre uma demão e outra de verniz deve-se lixar com lixa 220 para conseguir melhor acabamento. Para ambientes internos são recomendadas de 3 a 4 demãos de verniz. Ambientes externos exigem de 4 a 5 demãos. Lembrando que entre uma demão e outra é necessário lixar com lixa 220 para melhor acabamento.

Apesar da possibilidade de aplicação direta na madeira, a aguarrás é mais comumente aplicada junto ao verniz, tendo assim a sua função de solvente. Após estar com a madeira previamente lixada e com aspecto o mais liso possível, é hora de aplicar o verniz para dar brilho, proteção e acabamento para o material.

As cores de verniz para madeira mais comuns são mogno ou imbuia. Ele vai realçar os veios naturais da peça e proteger contra as intempéries das áreas externas.

O verniz misturado com óleo e thinner forma uma camada mais fina sobre a madeira que o verniz puro. Por esta razão a preparação da superfície para o acabamento deve ser feita com cuidado para que defeitos e riscos não sejam destacados.

Você já deve ter ouvido falar em thinner várias vezes em sua vida. Mas, a princípio, você sabe para que ele serve? Bem, thinner é uma mistura de solventes químicos utilizados para diluir tintas e vernizes, sem comprometer seus componentes.

Para dar brilho e limpeza aos móveis, o querosene pode ser adicionado ao verniz comum. Ideal para madeiras e acabamentos rústicos. Além de ser usado para envernizar, o querosene pode ter outras funções dentro de casa.

Escolha as suas lixas
Lixas de maior granulação farão um mais fino; já as grossas são para grandes desgastes. Para madeiras envernizadas, por exemplo (que exigem um acabamento mais bem-feito) um modelo número 150 ou 180 é ideal.