Como diluir tiopental Sodico?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

O tiopental sódico é normalmente dissolvido em água para injeção ou solução de cloreto de sódio injetável a 0,9%. Em qualquer um destes casos, para evitar precipitação, o diluente utilizado não deve conter traços de gás carbônico.

Diluído: 1 ampola (20mL) em 80mL de soro fisiológico 0,9%. A diluição máxima não deve exceder 1 parte do PROPOFOL-PF 1 % com 4 partes de SF 0,9 % (concentração mínima 2 mg/mL). A mistura deve ser preparada imediatamente antes da administração e deve ser administrada dentro de 6 horas após a preparação.

Propofol 1% pode também ser administrado diluído somente em infusão intravenosa de dextrose a 5%, em bolsas de infusão de PVC ou frascos de vidro de infusão. As diluições, que não devem exceder a proporção de 1:5 (2 mg de Propofol/mL), devem ser preparadas assepticamente imediatamente antes da administração.

Etomidato é uma solução aquosa pronta para uso que deve ser administrada por injeção intravenosa lenta. A ampola de 10 mL contém 20 mg de Etomidato, ou seja, 2 mg de Etomidato por mL. A dose hipnótica eficaz de Etomidato se situa entre 0,2 e 0,3 mg/kg de peso corporal em um paciente adulto.

O midazolam pode ser administrado concomitantemente, ou como uma alternativa ao propofol.

Cuidados específicos por parte da enfermagem quanto ao fentanil:

  • Atentar para a forma de apresentação, a dosagem e a via de administração prescritas pelo médico.
  • A administração deve ser lenta, devido ao risco de provocar hipotensão.
  • Atentar para sinais e sintomas dos efeitos colaterais.

A emulsão de propofol aparece como um líquido opaco esbranquiçado devido à dispersão luminosa causada pelas pequeníssimas gotículas de gordura (~150 nm) que ela contém.

Os barbitúricos (tiopental, tiamilal) nas doses habituais são contraindicados para uso em asmáticos, por induzir a broncoconstrição através da liberação de histamina.

Propofol é um agente anestésico intravenoso de curta ação, sendo adequado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Propofol é um agente de anestesia geral de curta duração com rápido início de ação de, aproximadamente, 30 segundos.

Pode ser diluído com solução Cloreto de Sódio a 0,9 %, Solução Glicosada 5% (50mg/ml) ou 10% (100mg/ml) a uma relação de 15mg de Midazolam para 100-1000ml de solução de perfusão. O Midazolam injetável não pode ser misturado com injeções alcalinas e precipita-se em Bicarbonato de Sódio.

Diluir em soro fisiológico 0,9% em uma Cuba redonda ou rim. A seguir, alguns exemplos, de diluições na prática. Exemplo 1: 20mL de anestésico a 2% + 20mL de SF 0,9% = 40mL de solução anestésica a 1%.

Administrar aproximadamente 40mg a cada 10 segundos em adulto razoavelmente saudável por injeção em bolus ou por infusão, até que os sinais clínicos demonstrem o início da anestesia. A maioria dos pacientes adultos com menos de 55 anos possivelmente requeira de 1,5 a 2,5mg/kg de PROPOFOL.

O uso de fentanil na sedação para realização de ecocardiograma transesofágico associado à administração de midazolam permite a administração de uma dose menor desse benzodiazepínico.

O fentanil é utilizado antes da infusão do sedativo e do relaxante muscular e em doses menores em relação à anestesia geral, o que objetiva minimizar a resposta cardiovascular exagerada (mais significativa em adultos) e o aumento da pressão intracraniana (não deve ser realizado intravenoso, em bolus, em pacientes com ...

Não diluir. Velocidade de injeção adultos: não exceder 5 mg/minuto.

A diluição de medicamentos intravenosos geralmente é realizada em seringas, bolsas próprias, buretas graduadas ou em frascos de soro fisiológico.

Alternativamente, Tramal solução injetável pode ser diluído com uma solução para infusão adequada (por exemplo solução de cloreto de sódio 0,9% ou glicose 5%) para uso como uma infusão i.v. ou em analgesia controlada pelo paciente (ACP).

O Lanexat® (flumazenil) é uma substância que age no sistema nervoso central. É uma substância que tem efeito contrário (antagonista) ao dos benzodiazepínicos.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO? Propofol é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos. Isto significa que propofol faz com que o paciente fique inconsciente (adormecido) ou sedado durante operações cirúrgicas ou outros procedimentos.