Como diluir hidrocortisona EV?

Perguntado por: ubotelho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

A hidrocortisona injetável tem posologia de 100 mg com diluente, sendo 2 ml de água para um frasco da injeção, além da adição de 100 a 1.000 ml de soro glicosado a 5%, soro fisiológico ou solução glicofisiológica, caso o paciente não tenha restrição de sódio.

Hidrocortisona (pó) 50 mg – Infusão Intravenosa
Usar apenas se estiver límpida. Diluente: Cloreto de Sódio 0,9% ou Glicose 5%.

Como usar o Hidrocortisona? Aplicar uma fina camada e esfregar suavemente, usando somente uma quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada, três a quatro vezes ao dia até que uma melhora ocorra; depois, reduzir a frequência de aplicação.

Para que é indicado Hidrocortisona? A Hidrocortisona injetável é indicada no tratamento de inflamações causadas por distúrbios endócrinos, reumáticos, hematológicos, doença do colágeno, doenças dermatológicas, oftálmicas, gastrointestinais, respiratórias, neoplásicas e em estados edematosos.

A administração de medicamentos endovenosa se dá através de um acesso venoso na corrente sanguínea, isso facilita a absorção do medicamento pelo paciente causando um efeito imediato. De uma maneira geral, utilizam-se agulhas do tamanho 25x e 6/7 de calibre, com bisel longo, para facilitar a abordagem.

Diluído: uso imediato Não associar com outros medicamentos Agitar vigorosamente o frasco antes da retirada da dose a ser administrada. A agitação da solução poderá causar a formação de espuma, caso a solução fique espumosa, o frasco deverá ficar em repouso por aproximadamente 15 minutos.

Como é feita a diluição medicamentosa?

  1. 1 quilograma (kg) = 1000 gramas (g);
  2. 1 g = 1000 miligramas (mg);
  3. 1mg = 1000 microgramas (mcg)
  4. 1 litro (l) = 1000 mililitros (ml);

Pó Injetável Embalagem contendo 50 ou 100 frascos-ampola de 100 mg ou 500 mg. Embalagem contendo 50 frascos-ampola de 100 mg ou 500 mg acompanhados de ampolas de diluente.

250mg/mL 2mL NA 100 mL SF ou SG Uso Imediato 30 a 60 minutos Não deve ser pré-misturada com outros medicamentos e deve ser administrada separadamente de acordo com a dose e a via de administração recomendadas.

Dissolver o conteúdo do frasco contendo 100 mg em 100 a 150 mL de solução de cloreto de sódio 0,9%, glicose 5% ou glicose 10%. O produto deve ser administrado por infusão intravenosa lenta, aproximadamente por 20 minutos.

O TRIANCIL® (triancinolona hexacetonida) pode ser diluído em dextrose a 5% ou 10%, em solução glicofisiológica, em solução fisiológica ou em água destilada estéril.

Contraindicações e precauções: o produto não deve ser usado na presença de tuberculose cutânea e na maioria das infecções cutâneas viróticas, incluindo varicela, herpes e vacínia. Pessoas hipersensíveis à hidrocortisona e aos outros componentes da fórmula, não devem usar o produto. Evite o contato com os olhos.

Após injeção intravenosa de succinato sódico de hidrocortisona, os efeitos já são evidentes em aproximadamente 1 hora, e a excreção está praticamente completa em 12 horas, de forma que se concentrações séricas constantes forem necessárias, as injeções devem ser administradas a cada 4 a 6 horas.

Como se usa
hidrocortisona a 1%: aplicar uma fina camada do produto sobre a área afetada, 1 ou 2 vezes por dia; hidrocortisona a 0,2%: 1 a 4 vezes por dia. Tratamentos que ultrapassem 14 dias em crianças necessitam ser muito bem avaliados pelo médico.

A hidrocortisona base, ou acetato hidrocortisona, é um eficaz agente na ação anti-inflamatória, vasoconstritora e antipruriginosa. Sendo um corticosteróide bastante popular, a hidrocortisona age inibindo a enzima fosfolipase A2 e impedindo a formação de ácido aracdônico.

Reconstituição: Apresentação de 100 mg de Cortiston® (succinato de hidrocortisona): Para injeções intravenosa e intramuscular, utiliza-se 2 mL de água para injeção estéril e apirogênica ou Cloreto de sódio estéril ao conteúdo do frasco-ampola.

Os Cuidados de Enfermagem
Atentar para a forma de apresentação, a dosagem e a via de administração prescritas pelo médico; O tempo de infusão recomendado é de 30 segundos para 100 mg ou 10 minutos para 500 mg; Atentar para sinais e sintomas dos efeitos colaterais.

Dermatite de contato, eritema, erupção cutânea, urticária, prurido, dor na pele, atrofia da pele, pele ressecada / esfoliação da pele, estrias na pele, alterações na pigmentação, hipertricose, exacerbação de sintomas subjacentes; Irritação / dor no local da aplicação.