Como diluir a ureia na água?

Perguntado por: enunes6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

A ureia deve ser diluída em água na proporção exata de dois gramas do fertilizante para cada um litro de água. É preciso muita atenção ao horário ideal para realizar a pulverização nas folhas de alface.

Para o melhor aproveitamento e também para evitar saturar as plantas, recomendamos a diluição em 10 partes de água. Isso significa que 1 litros de adubo líquido concentrado renderá 10 litros para a rega.

O ideal é sempre aplicar a ureia antes da chuva, sempre em local seco e somente depois regar. É importante destacar que a utilização da ureia em cima de folhas molhadas pode fazer com que o grão grude na folha e cause queimaduras irreversíveis na planta.

A ureia deve ser diluída em água na proporção exata de dois gramas do fertilizante para cada um litro de água.

Já na cobertura, os melhores resultados foram constatados quando a adubação nitrogenada (ureia) foi aplicada entre os 25 a 30 dias após a emergência.

Se o animal consumiu grandes quantidades de ureia sem a mistura balanceada com o sal ou a água contaminada, começará uma salivação excessiva e tremores musculares. Esses sintomas indicam o começo de uma intoxicação, com quadro evoluído, passa a apresentar convulsões.

Muitos produtores não utilizam esse suplemento por medo da intoxicação dos bovinos, mas com nova tecnologia, a ureia pode ser molhada sem risco para os animais.

Em solos úmidos, ocorre maior volatilização da ureia, isso porque com a umidade no solo, há um aumento da difusão de ureia, dessa forma, acarreta maior contato com a urease no solo. (LORENSINI et al., 2012). Assim, a condição ideal para aplicação da ureia seria solo seco com boa previsão de chuvas nas próximas horas.

Com o uso do fertilizante diluído na água, o manejo da fertirrigação garante que a solução concentrada do produto seja aplicada de maneira uniforme nas plantas, alcançando o sistema radicular. Esse método auxilia também na conservação do solo da lavoura e ainda pode evitar a lixiviação.

Modo de Aplicação:

  1. Via solo: Durante o preparo do solo;
  2. (pré-plantio, plantio, pós-plantio e jato dirigido).
  3. Via adubação liquida: Plantio e Cobertura;
  4. Via fertirrigação, gotejamento, aspersão, micro aspersão e pivô central.
  5. Via barra de aplicação de herbicida.

Se você quiser preparar o adubo líquido em casa, Fernanda ensina as etapas do preparo: Basta misturar três colheres de borra de café em um litro de água e reservar em um recipiente por 24 horas. Em seguida, coloque em um borrifador ou pulverizador e aplique nas folhas e no substrato.

– Devemos buscar o melhor horário de aplicação para obter um melhor desempenho. Para isso, a evaporação e transformação do nitrogênio da ureia devem ocorrer no período noturno, onde a pressão de evaporação é menor – afirma o diretor.

A ureia é utilizada em diversas culturas, como milho, aveia e feijão. Aliás, mesmo o feijoeiro tendo associação simbiótica com bactéria fixadora de nitrogênio, a quantidade obtida por esse meio nem sempre é suficiente para o desenvolvimento pleno da planta. Por isso, esse fertilizante é especial para muitas lavouras.

A ureia é um fertilizante agrícola bastante utilizado na adubação de plantas, devido à sua eficácia na produtividade. O fertilizante sólido granulado tem a composição CO(NH2)2 e é uma fonte rica em nitrogênio, com cerca de 44% a 46% do elemento químico.

"Esse tratamento é com ureia pecuária. O produtor deve utilizar a palha seca, na proporção de cem quilos para cinco quilos de ureia, diluída em 25 litros de água. Basta colocar uma lona ou plástico sobre a palha e depois de 20 dias da data em que foi fechada já é possível fornecer aos animais", explica Miranda.

A uréia pode ser usada em um gramado, tomando-se o cuidado na sua utilização, e em dosagens grandes podem “queimar” o gramado. O que não deve ser feito é colocar somente adubo nitrogenado no gramado e a ureia é muito utilizada. Para o gramado devemos oferecer além do nitrogênio vários macro e micronutrientes.

Se fossemos repor o nitrogênio extraído utilizando uma adubação de ureia (45% de N), seriam usados em média 47 kg do adubo por tonelada produzida. Um talhão com produtividade média de 9 toneladas de grão/ha, por exemplo, exigiria uma reposição de aproximadamente 420 kg de ureia/ha.

Os benefícios da Ureia
A ureia é considerada um dos componentes mais seguros no tratamento da pele ressecada, pois tem uma alta capacidade de hidratação e também de melhorar a textura da pele, reduzindo aspereza e descamação.