Como diluir a tinta para pintura de parede?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Normalmente, a maioria pede para diluir com até 30% de água, mas isso pode variar. Ao verificar a quantidade indicada para o tipo de tinta escolhido, você deve acrescentar a água na própria lata ou galão, misturando bem com o mexedor. Depois, é só aplicá-la.

Por que é importante diluir a tinta?!
Já com pouca água, pode dificultar a pintura, deixando marcas do pincel na superfície, diminuindo a aderência e evidenciando os retoques. Por isso, é necessário sempre seguir as instruções do fabricante, para garantir a qualidade do produto.

Separe 120 ml de água para cada 4 L de tinta a ser usada.

na embalagem de uma lata de tinta de 18 litros,diz que antes de usar,misturar 1 litro de tinta em 1/2 de água.

Na prática, se antes uma tinta Premium de acabamento Fosco tinha um rendimento por demão de 380m² na embalagem de 18L, agora ela precisa ter no mínimo um rendimento acabado de 110m², considerando o número de demãos necessárias e a cobertura ideal.

O selador deve ser aplicado antes da primeira pintura, em paredes novas, ou em paredes reformadas que não estejam soltando grãos ou pó. Mas ele também precisa respeitar o tempo de cura do reboco, que é de aproximadamente 28 dias.

Para quem se transforma todo dia, a Suvinil Criativa traz a praticidade e as cores que combinam com você. Já vem pronta pra pintar e não precisa diluir, tem baixo respingamento e garante sua parede seca em 6h.

O mais recomendado é o corante líquido devido à facilidade de se misturar à tinta. O corante líquido à base de água é o indicado para ser diluído em tintas látex, como as PVA ou em tintas de base acrílica (vinil-acrílica ou acrílica comum).

Para isso, você pode usar um espessante.
...
Compre um aditivo para a tinta.

  1. Misture o aditivo e a tinta em mesma medida.
  2. Mexa a tinta e teste a espessura em um pedaço de papel.
  3. Seque o pedaço de papel e observe a cor e a espessura da sua pincelada.
  4. Acrescente mais do aditivo se quiser que a tinta fique mais espessa.

Rendimento: Galão 3,6 L: 80m2 a 100 m2 por demão.

Se for uma parede nova ela precisará, no mínimo, de duas demãos de tinta. Se for uma reforma depende do estado da parede, quando existem muitas manchas são necessárias 3 demãos.

Errado, umidade baixa do ar, em excesso, não deixa a tinta se espalhar. Dessa maneira, a parede fica com manchas. O ideal é pintar no meio termo, com o clima ameno, sem ser muito úmido ou muito seco.

Primeiro, escove a área afetada para remover lascas de tinta soltas. Em seguida, esprema uma pequena quantidade de massa corrida no buraco e alise com uma espátula até a parede ficar lisa. Uma aplicação deve funcionar, mas se o buraco continuar, repita o processo.

Resposta: Neste caso o Rendimento Real foi de: 11,1 m2 por litro de tinta.

A Tinta Acrílica Fosco Rende e Cobre Muito Suvinil pode ser aplicada em reboco, massa acrílica e repintura. Dilui 50% com água potável e sua embalagem de 3,6 litros pode ter rendimento de até 100m² por demão, sendo necessário de duas a três demãos com um intervalo de 4 horas.

Você consegue 50% a 80% de diluição com água, podendo pintar até 500 m² (lata) por demão.

Cada tinta tem um rendimento próprio, geralmente informado pelo fabricante. Por exemplo, a média de rendimento da tinta Látex é de 200 a 350 m² por demão, com diluição em 50% de água.

O pincel de cerdas pretas é o mais indicado para pintura de detalhes e para dar o acabamento perfeito para as superfícies. O ideal é usá-lo para aplicação de esmaltes sintéticos, óleos, vernizes e zarcão. O legal é que eles proporcionam ótimos resultados em alvenaria, madeira e metais.

Galão de 3,6L é de 1 bisnaga de 60ml; Lata de 18L 5 bisnagas de 60ml.