Como diferenciar um verbo transitivo?

Perguntado por: ebernardes4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Verbos transitivos são os verbos que precisam de complemento para transmitir uma informação que faça sentido. Os verbos intransitivos são os que não precisam de complemento, porque já transmitem a informação necessária para fazer sentido.

Verbo transitivo indireto é aquele que exige um complemento com preposição (por exemplo: de, com, em, a). Esse complemento recebe o nome de objetivo indireto. Alguns verbos costumam ser acompanhados por preposição, por isso, são geralmente classificados como verbos transitivos indiretos.

Ouça este artigo: O verbo intransitivo é aquele que não necessita de nenhum complemento na oração para que seu sentido seja completo. São exemplos: morrer, acordar, nascer, nadar, cair, mergulhar, correr.

Exemplos de frases com verbos intransitivos:
Meu pai ainda não voltou. O bebê caiu. Minha filha já casou. Estas razões não procedem.

O objeto indireto necessita de uma preposição para concluir o sentido de um verbo transitivo. O objeto direto pode usar preposição para completar o sentido de um verbo transitivo de forma facultativa. Isso acontece para que não tenha ambiguidades ou por questões linguísticas. Ao filho a mãe apanhou.

Significado de Ter. verbo transitivo direto Passar a possuir; receber: tiveram o contrato da casa. Ser o dono ou usufruir de; possuir: ele tem dois carros; ele não teve herança. Possuir a autoridade ou o domínio sobre: tinha um povo.

Emprestei o quê? Todos os meus livros (“todos os meus livros” é objeto direto, pois completa o verbo sem auxílio de preposição). Emprestei todos os meus livros a quem? Para Maria (“para Maria” é objeto indireto, pois completa o verbo através da preposição “para”).

Os verbos transitivos diretos necessitam de um objeto direto para completar o sentido da frase, não exigindo preposição obrigatória. O objeto direto responde às perguntas “o quê?” ou “quem?”, indicando, dessa forma, o elemento que sofre a ação verbal. Exemplo: Camila bebe água.

Verbo transitivo direto e indireto (VTDI)
O objeto direto e indireto completa o verbo com a informação sobre o quê a quem. Exemplos: Enviei os postais aos clientes.

Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

Os verbos ser e estar são sempre intransitivos. Para compreendermos esta intrasitividade, é preciso termos a noção do que é isso de verbo transitivo e de verbo intransitivo.

verbo intransitivo Dar passos; caminhar: só consigo me acalmar andando. Ser transportado (por um veículo): andar de ônibus. Movimentar-se voluntária ou involuntariamente: pôr um animal para andar. Passar, estar, achar-se (em relação à saúde): fulano não anda nada bem.

Assim como viver ou morrer, morar só tem sujeito. Não possui objeto direto ou indireto. Pode significar, de acordo com os dicionários, habitar, fixar residência ou moradia em algum lugar.

Verbo dormir como intransitivo: A criança ainda não dormiu. Verbo dormir como transitivo indireto: A criança dormiu com a mãe. Verbo dormir como transitivo direto: A criança dormiu um sono agitado.

“Pedro gosta de quê?” Pedro gosta de chocolate. Assim, o complemento verbal que integra o sentido de verbos transitivos indiretos é chamado de objeto indireto.

O Objeto Indireto é um complemento verbal obrigatoriamente acompanhado por preposição. Ele tem como função completar o sentido dos verbos transitivos que por eles só não fornecem informação completa. Exemplos: Meu pai gosta de música clássica.

Assim, definimos que: Objeto Direto: é um complemento de um verbo transitivo direto que normalmente se liga a ele sem o auxílio de uma preposição.

Assim, a classificação verbal deverá ser sempre feita mediante o contexto em que ocorre o verbo.

  1. Verbo pagar como transitivo direto: Eu paguei a conta.
  2. Verbo pagar como transitivo indireto: Eu paguei ao funcionário.
  3. Verbo pagar como transitivo direto e indireto: Eu paguei a conta ao funcionário.

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.