Como diferenciar some Any?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A diferenciação entre os usos de “some” e “any” é esta: um será utilizado sempre na negativa e para perguntas; e o outro, apenas para as afirmativas.

Some: algum (s), alguma (s), um pouco de. Any: nenhum (a), qualquer, algum (s), alguma (s) No: nenhum (a) None: nenhum (a)

  1. Much. Pode significar muito/grande/porção de algo. ...
  2. A lot of. O a lot of é um quantificador usado para descrever quantias grandes (mas não especificadas) de algo: ...
  3. Any. Em sentenças positivas, any tem o significado de qualquer.

Use 'some' em Perguntas Polidas, isto é, aquelas em que você deseja ou precisa ser mais formal. Você deve fazer isso quando oferecer algo a alguém, já que 'any' tem uma certa carga negativa. Então, usar 'any' em uma pergunta para oferecer algo a alguém não é muito educado.

Se “some” é sempre positivo, “no” será negativo. As sentenças negativas com os determinantes podem ocorrer da seguinte forma: com o “some” não existe, pois essa determinante só deve ser usada para afirmativas.

Viu como é simples? MUCH é usado com palavras incontáveis e indica quantidade. Essas palavras são justamente aquelas que não têm diferença entre o plural e o singular, como por exemplo money, information e water. MANY é usado com palavras contáveis e também indica quantidade.

Few e Little é uma parte da gramática inglesa que tem praticamente a mesma tradução para o português – ambas palavras significam “pouco”, “insuficiente” – com apenas um detalhe de diferença: little é usado para se referir a substantivos incontáveis; few serve para se referir aos contáveis.

Já a lot of é traduzido para o português tanto como "muitos" quanto como "muito", e pode ser usado com com substantivos contáveis e incontáveis. Lots of é sua forma mais informal. We had lots of fun.

Much é utilizado para quantidade de coisas incontáveis, isto é, acompanhados de substantivos que não são contados. Dessa forma, pode-se dizer que o much é usado com substantivos que possuem apenas a forma no singular. Exemplos: There is so much milk in the bottles. / Há muito leite nas garrafas.

No é uma palavra usada para expressar a forma negativa de outras maneiras. Por exemplo, para responder uma pergunta com “não” usamos no: “Do you need anything from the shops?” “No.

Apesar de significarem a mesma coisa, “there are” é usado para se referir a duas coisas ou mais, enquanto “there is” é usado para apenas uma. Então é só lembrar, “there is” é para singular e “there are” é para plural. Aqui vão alguns exemplos: There is one book on this shelf.

Many, much, lots of e a lot of (texto)
De modo geral, sempre aprendemos que essas palavras são usadas com o sentido de muito, muita, muitos e muitas em inglês.

Logo, enquanto “a lot of” é utilizado com substantivos, “very” é utilizado com adjetivos e advérbios. Com essas frases, ficou mais fácil compreender, não é mesmo? Artigo revisado por Francine Oliveira (bacharela e licenciada em Língua Inglesa e suas Literaturas pela UFSJ).

Much e many são quantificadores. Usamos o primeiro para substantivos incontáveis no singular; já o segundo é utilizado para substantivos contáveis no plural. Seus significados são o mesmo: “muito” ou “muita”, “muitos” ou “muitas”, a depender da tradução e da concordância.