Como diferenciar o que é justo ou injusto?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4 / 5 13 votos

Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo. 4 Essa vinculação entre justiça e o cumprimento da lei será temperada por aquilo que Aristóteles vai chamar de “equidade”, conforme será visto mais à frente. 2 MARCONDES, Danilo.

A ação justa é aquela que tem por objeto o justo, enquanto a ação injusta é aquela que tem por objeto o injusto (EN V, 7 1135 a 9-10).

Que julga ou se comporta imparcialmente; que não toma partidos. Que lhe é devido por direito ou dever; merecido: a punição foi justa. Que se pauta em bons argumentos; que tem bons motivos; legítimo.

Nós não precisamos ser justiceiros nem fazer justiça com as próprias mãos, mas o nosso coração não pode se calar diante de qualquer injustiça. “Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia”. A justiça vem junto da misericórdia.

O homem justo é um homem virtuoso, tal como, por exemplo, o homem corajoso, e a justiça de suas ações receberá tal qualificação pelo hábito. Para Aristóteles, justo é o homem que cumpre e respeita a lei e injusto é o homem “sem lei” e ímprobo.

Que não é justo: 1 desmerecido, imerecido, indevido.

1 - Que ou quem não age com justiça; que privilegia um em detrimento dos demais. 3 - Que não se justifica nem tem fundamento; injustificado.

O sentimento de injustiça ocorre por várias razões, pode ser por traição ou ingratidão. Seja também porque o chefe não reconhece o seu trabalho, em decorrência daquela demissão sumária, por alguém não lhe dar o merecido valor ou quando foi apanhado por uma daquelas surpresas desagradáveis da vida.

Uma lei justa é um código produzido pelo homem que se ajusta à lei moral ou à lei de Deus. Uma lei injusta é um código que está em desacordo com a lei moral. Qualquer lei que eleve a personalidade humana é justa.

A posse justa encontra-se prevista no artigo 1.200, do Código Civil de 2002. Dessa forma, a posse justa é aquela que não for violenta, clandestina ou precária, já a posse injusta se refere àquela que possui vício possessório, ou seja, defeito / ato ilícito na origem da posse.

Segundo Aristóteles, pode-se reconhecer uma ação justa quando ela observa o. compromisso com os movimentos desvinculados da legalidade.

O Salmo 112.4 diz: "Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo". A Bíblia também diz que não há nenhum justo na Terra. É verdade, ninguém é justo pelo seu próprio mérito ou virtudes. Todos somos pecadores, mas, quando convidamos Jesus para entrar na nossa vida, Ele nos declara justos.

Nos Salmos encontramos uma pérola que diz assim: As pessoas justas são como árvores que crescem na beira de um riacho (estão sempre úmidas - alimentadas) elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham (Salmo 1.3). É isso mesmo, quem é justo não desiste, não murcha, não volta para trás.

A ação justa deve ser corajosa, não se deixando intimidar com o poder dos que agem de maneira injusta. A ação justa é regrada, comedida, pensada com critério. Ou seja, precisa ser conduzida pela razão. Equilíbrio e ponderação são marcas importantes da ação justa, para que haja igualdade nas decisões aplicadas pela lei.

Conheça o salmo 101 para combater as injustiças e maldades.

"Quem semeia a injustiça colherá a desgraça, e a vara de sua cólera o ferirá." - Provérbios 22:8 - Bíblia de Jerusalém.

Salmos 5:4 Porque tu, ó Deus, não tens prazer na injustiça, e contigo não pode habitar o mal. Porque tu, ó Deus, não tens prazer na injustiça, e contigo não pode habitar o mal. Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniqüidade, nem contigo habitará o mal.

O que é Justiça:
Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.

Sócrates considera que o homem justo não pode prejudicar quem quer que seja, dado que prejudicar é tornar uma pessoa ou coisa pior no que diz respeito à sua virtude específica.

Mas Romanos 3:21 nos diz, “Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus”. No Salmo 23 Davi disse assim, “Guia- me nas veredas da justiça”, e Daniel 9:14 declara, “o Senhor, o nosso Deus, é justo em tudo o que faz.”

Imparcial: 2 neutral, justiceiro, imparcial, isento, equânime, equitativo, neutro, independente. Legítimo: 3 fundado, fundamentado, justificado, legal, legítimo, lícito, lógico, procedente, racional, razoável.