Como diferenciar Ipê pela Folha?

Perguntado por: rneves8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Aprenda a identificar seu Ipê: Amarelo: Folhas felpudas pequenas, em geral em formação de folhas por ramo. Roxo: Folhas lisas, às vezes serrilhadas na ponta, crescimento rápido. Branco: Folhas arredondadas.

Suas folhas são compostas, com folíolos densamente branco-pilosos em ambas as faces quando jovens e, uma vez adultos, glabros na face superior e prateados na face inferior.

As folhas, de coloração verde-escura, são opostas, decícuas, compostas, digitadas, longamente pecioladas e com os bordos serrilhados. Cada folha é composta por 5 a 7 folíolos, glabros, com ápice agudo. A flor, roxo-violácea, é pouco pilosa.

Espatódea

Espatódea, tulipeira, árvore-de-bisnagas, tulipeira africana.

ipê verde

O mais raro dos ipês
Entre as 566 espécies de diferentes gêneros floríferos em Belo Horizonte, está o incomum ipê verde. São apenas 24 exemplares desta cor na cidade.

Ela tem folhas verdes brilhantes e com bordas serrilhadas. É comum em climas tropicais, mas caduca em ambientes mais frios. Os ipês de jardim têm flores amarelas, tubulares e brilhantes, parecidas com as do ipê-amarelo.

ipê-do-cerrado, ipê-pardo, pau-d`arco-do-campo. Árvore de 6 a 14 m de altura, com tronco tortuso. Folhas opostas, compostas, com 5 folíolos densamente pilosos, principalmente na face inferior que também é mais clara, de 4 a 9 cm de comprimento por 3 a 5 cm de largura, pecíolo de 3 a 5,5 cm de comprimento.

Folha: Folhas de coloração verde-escura, compostas, de distribuição oposta, medindo 6x10cm. A margem é serreada, há um pecíolo longo, liso e cilíndrico e a venação é nítida, do tipo peninérvea.

Aprenda a identificar seu Ipê: Amarelo: Folhas felpudas pequenas, em geral em formação de folhas por ramo. Roxo: Folhas lisas, às vezes serrilhadas na ponta, crescimento rápido. Branco: Folhas arredondadas.

Folhas compostas trifolioladas: folíolos levemente pubescentes em ambas as faces, os menores com 6-11 cm de comprimento e o maior com 8-13 cm. Planta decídua, heliófita e seletiva xerófita, característica de afloramentos rochosos e calcários da floresta semidecídua.

Handroanthus chrysotrichus

São encontradas aproximadamente 40 espécies de ipês no Brasil, sendo os mais comuns o Handroanthus chrysotrichus, conhecido como ipê-amarelo, e o Handroanthus heptaphyllus, conhecido como ipê-roxo.

Folhas compostas palmadas (também chamada de folhas compostas elas apresentam os folíolos partindo de uma base comum) geralmente com 3 folíolos, podendo ter 4 ou 5 , peciolados.

“O ipê tem flores na cor branca, amarela, rosa, roxo, e temos inclusive o ipê verde, que tem uma flor esverdeada”, conta Lúcia.

Ou seja, pela ordem elas são as primeiras a florir, depois as flores amarelas e por último o ipê branco, considerado mais raro, assim como o bicolor e o ipê verde. No entanto, mesmo havendo períodos distintos para as floradas, nem sempre é uma regra.

Já a espécie mais rara é o ipê verde, que tem apenas 24 unidades na capital.

Os ipês são árvores caducifólias, isto é, perdem suas folhas em determinada época do ano. Florescem quando estão despidos parcial ou totalmente de sua folhagem, exibindo flores de tonalidades amarelas, rosadas ou arroxeadas, brancas e esverdeadas, estas últimas não exibidas pelo gênero Tabebuia.

O Ipê-Preto (Zeyheria tuberculosa) também é conhecido como bolsa-de-pastor, camaruçu, bucho-de-boi, ipê-bóia, ipê-cabeludo, ipê-cumbuca, ipê-felúdo, ipê-una, velame-do-mato e saco-de-carneiro. É chamado de ipê, mas não faz parte do gênero Tabebuia. É uma espécie de planta da família Bignoniaceae.

ipê amarelo

De longe, o que salta na paisagem do bairro Carandá Bosque é o ipê amarelo “mais bonito do mundo”. O título vem da rua, de gente que para o carro para tirar fotos e registrar a beleza que dura apenas uma semana.

CONHEÇA MINAS - O ipê vermelho existe, é nativo do Vale do... | Facebook.

Atualmente, o pau-Brasil é a árvore nacional e o Ipê é considerado a flor nacional. Suas flores possuem forma de funil, como se fossem uma cornetinha, podem ser elas amarelas, roxas, rosas, brancas e até verdes. Floresce entre junho e novembro, começando pela cor roxa e rosa, depois o amarelo e por último o branco.

quatro anos

Um ipê leva, em média, quatro anos para começar a dar as primeiras flores. Ainda vai levar um bom tempo para que todas as árvores plantadas floresçam, mas o produtor já tem uma ideia de como deve ficar a fazenda no futuro.