Como diferenciar granuloma de queloide?

Perguntado por: isilva3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Essas bolinhas, ou granulomas, indicam que algo falhou durante a cicatrização do seu piercing, e para fazer com que esse granuloma vá embora é preciso identificar qual sua causa.” Já o queloide é a cicatriz que cresceu demais e passou da margem da ferida.

Uma rotina de limpeza adequada e o uso de soro fisiológico já auxiliam no desaparecimento dessas bolinhas. Pode ser também que haja irritação devido às mãos sujas em contato com o local. Evite tocar essa região constantemente e girar a joia sem necessidade.

Pomadas com corticóide: As pomadas que contam com a presença de corticóide são utilizadas para promover a desinflamação da pele, e também podem ser ótimas aliadas contra a coceira e a irritação. Desse modo, a ação desinflamatória da pomada faz com que a questão do granuloma seja resolvida.

Mais frequentemente, o granuloma anular sara sem nenhum tratamento. Portanto, pessoas que não têm nenhum sintoma geralmente não necessitam de tratamento. No entanto, a cura pode demorar anos.

Tempo de Incubação
O Granuloma Inguinal ou Donovanose pode demorar de 3 dias a 6 meses para aparecer, mas no geral surge 50 dias após o contato.

O granuloma piogênico (também conhecido como "carne esponjosa") é um dos tipos mais comuns, formado como consequência de uma lesão no tecido, fazendo com que haja uma proliferação de vasos sanguíneos que causam uma lesão tumoral em forma de úlcera.

Um granuloma imune é causado por microrganismos, que suscitam uma resposta imunológica. O microrganismo geralmente é difícil de ser eliminado e, por isso, forma-se o granuloma. Há, portanto, linfócitos T, macrófagos e células epitelioides compondo o granuloma.

“Os granulomas são pequenas bolinhas, normalmente avermelhadas, que aparecem ao redor do piercing quando algo não vai bem.

Procure o profissional responsável, juntos vão tentar descobrir a causa, se necessário trocar a joia e voltar os cuidados do 0. Assim, a cicatrização será retomada e ele sumirá.

O que não fazer com o granuloma
Cutucar ou espremer; Furar a bolinha; Remover a joia; Girar o piercing.

O nitrato de prata pode ser prescrito (por profissional habilitado) para o tratamento de granuloma umbilical de recém-nascido, na forma de bastão ou solução aquosa manipulada a 10%, com aplicação de 1 a 2 vezes por semana, durante 2 a 3 semanas.

Se o granuloma estiver significantemente inflamado, deve se considerar o uso de creme de hidrocortisona (0.5%) por uma semana.

Pomada para queloide piercing: as 6 melhores opções

  1. Stratamed. O Stratamed é uma película protetora para cuidado avançado das feridas. ...
  2. Strataderm. ...
  3. O'Gel fita de silicone. ...
  4. Contractubex. ...
  5. Kelosil. ...
  6. Diprogenta.

Um granuloma é uma coleção localizada de células inflamatórias crônicas, com a presença de células epitelioides e células gigantes multinucleadas. Pode haver necrose de caseificação ou reação do tipo corpo estranho (p. ex., ovos na esquistossomíase).

O tratamento depende do tamanho da lesão. As menores podem ser tratadas por cauterização química, processo no qual se aplica uma substância cáustica sobre a lesão, para destruí-la. Para as lesões maiores, a melhor alternativa é a eletrocoagulação, processo que carboniza a lesão com o auxílio de um aparelho específico.