Como diferenciar débito e crédito na contabilidade?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 16 votos

Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas. Já o débito requer que haja saldo disponível no ato da compra, pois o dinheiro é descontado instantaneamente.

Se uma conta recebe algo ou assume o compromisso de entregar algo, é debitada. Se uma conta entrega algo ou adquire o direito de receber algo, é creditada. OBS.: Para corrigir um erro em um lançamento contábil, não se usa borracha ou corretivo. Para corrigi-lo, faz-se o registro contrário.

Razonete. No lado esquerdo do razonete são lançados os débitos (saldos devedores) e no lado direito são lançados os créditos (saldos credores), ficando o nome da conta na parte de cima do T. Exemplo: Lançamento: Compra de Veículos no valor de R$ 80.000,00, à vista, via banco.

Também vale dizer que “positivo” e “negativo” aqui não têm necessariamente relação com “bom” ou “ruim”, e sim com a forma como os valores se expressam. No cenário das finanças do dia a dia, crédito seria algo positivo, pois demonstra que um valor (no caso R$1.600) foi creditado em uma conta, por exemplo.

Credor é quem tem direito a receber um valor ou algo. Devedor é quem tem a obrigação de pagar um valor ou algo ao credor.

Ela é credora porque deduz do ativo que é um conta devedora!

O produto Débito em Conta Corrente tem por objetivo fornecer aos clientes (Recebedores) dos Bancos uma facilidade na cobrança de um determinado compromisso financeiro, tendo como única forma de pagamento o débito em conta corrente do Pagador, desde que este tenha conta no mesmo Banco do Recebedor.

Débito (Receita) e Crédito (Despesa)?
Isto porque crédito se refere à origem dos recursos (empréstimos, financiamentos, receita de vendas etc.), enquanto débito se refere à aplicação dos recursos (estoques, veículos, terrenos, móveis e utensílios, equipamentos de informática, despesas etc.).

São os valores que entrarão em conta corrente em datas estipuladas. Esses lançamentos podem ser de débito ou crédito e são informados para ajudar o cliente do banco a se planejar financeiramente. Com isso, é possível prever gastos, recebimentos e calcular o valor de saldo disponível na conta nos dias seguintes.

Lembre-se que, você pode sim creditar uma despesa, desde que esta não fique com saldo credor no fechamento contábil mensal.

Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

Creditar é você registrar o valor na coluna de crédito de uma conta, aumentando seu valor (se a conta for uma obrigação) ou diminuindo seu valor (se a conta representar um direito ou bem).

Data de emissão e número do documento
A nota de débito deve conter a data em que foi emitida e um número de identificação único para facilitar o controle e o arquivamento. O número pode seguir uma sequência numérica ou ser gerado de acordo com um sistema de controle interno da empresa.

Crédito é um recurso financeiro oferecido por uma organização que acredita que você é uma pessoa de confiança e vai pagar a sua dívida no futuro. Ele é uma forma rápida de levantar dinheiro para que você compre um produto ou serviço mesmo que você não tenha, no momento da compra, o dinheiro necessário.

Na Matemática, existem dois tipos de números: os positivos e os negativos. Os números positivos são representados por um sinal de “+” na frente ou não apresentam nenhum sinal. Os números negativos são representados por um sinal de “-” na frente.

Quando um dever é quitado, é feito um débito na conta do passivo, correspondendo ao valor, e assim, se diminui o saldo dessa conta.

Para entender melhor os números negativos podemos observar uma linha ou reta numérica. Para cada número positivo há um número negativo. Os números negativos também podem ser considerados o oposto dos números positivos. Assim, o oposto de 5 é -5.

o que significa (-)
Bom dia, José, o simbolo (-) se refere a uma conta (Redutora) da Receita Bruta, ou seja da receita bruta vc tem deduções de impostos,tais como pis, cofins, icms iss, etc...

O credor é uma das pontas da relação de crédito. Pode ser um banco, uma instituição financeira ou uma pessoa física. Do outro lado, está o devedor, que pegou o crédito emprestado. Por exemplo: quem faz um empréstimo pessoal em uma instituição financeira torna-se devedor do banco, que será o credor da pessoa.

Contas estáveis credoras: são as que apresentam sempre saldo credor. Exemplos: Fornecedores, Tributos a Recolher, Salários a Pagar, Receitas, etc.

A principal diferença entre os ativos e os passivos se encontra nos fluxos monetários da empresa. Enquanto os ativos estão relacionados aos meios de rendimentos que trazem benefícios, os passivos correspondem às saídas de dinheiro resultantes dos gastos e despesas realizados pela empresa.