Como diferenciar causal de explicativa?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
3.9 / 5 8 votos

Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.

Conjunções coordenativas explicativas
São conjunções que estabelecem relação de explicação entre os elementos conectados, ou seja, a ideia expressa em um é a razão da ideia expressa em outro. Eu não disse nada porque pensei que você pudesse ficar chateado. Estavam muito animados, pois era a primeira vez deles.

Conjunções explicativas
Que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), porquanto, por conseguinte. As conjunções explicativas exprimem razão, motivo, por exemplo: Não choveu, porque nada está molhado.

Orações adjetivas explicativas são aquelas que acrescentam uma informação sobre o antecedente, embora já definido, ampliando os dados e detalhes sobre ele. São informações acessórias, mas são importantes para a construção de sentido.

a) Causais – são aquelas que iniciam uma oração subordinada denotadora de causa: porque, pois, porquanto, como, pois que, por isso, já que, uma vez que, visto que, visto como, que, etc. Exemplos: Juliana foi para a casa dos pais porque estava sentindo-se sozinha.

IMPORTANTE: A vírgula antes da conjunção “porque” causal é opcional. A vírgula antes da conjunção “porque” explicativa é obrigatória.

Significado de explicativo
Que pode ser utilizado ou desenvolvido com o propósito de explicar; elucidativo. [Gramática] Diz-se da conjunção que, geralmente coordenativa, é utilizada para expressar uma explicação. Etimologia (origem da palavra explicativo). Explica(r) + tivo.

adj. || que explica; que serve para explicar, elucidativo: Notas explicativas, comentário explicativo.

Explicativas: pois, que, porque, porquanto, por isso.

Introduz a oração subordinada causal; Pode ser substituída por outra conjunção causal - "porque".
...
Veja alguns exemplos:

  1. Como acordei tarde, cheguei atrasada no serviço.
  2. Júlia estuda muito como eu.
  3. Como foi determinado, não haverá plantão.

Conjunções Causais
São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.

Como conjunção causal
Introduz uma oração subordinada adverbial causal e representa a razão de algo ter ocorrido. Pode ser substituído por “pois” e “visto que”. Exemplos: Escolhemos este material porque é mais barato.

Ocorreu um problema. Tente atualizar a página. Conjunção é a palavra invariável que relaciona duas orações ou dois termos que exercem a mesma função sintática.

Elas são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois, assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista disso). Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula. e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração.

Conclusivas : Exprimem conclusão ou consequência referentes á oração anterior. Explicativas : Indicam uma justificativa ou uma explicação referente ao fato expresso na declaração anterior.

As orações coordenadas sindéticas explicativas expressam uma explicação sobre algo que foi referido anteriormente. Os conectivos que coordenam as orações explicativas são: isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois, etc. Exemplos: Descemos do carro, porque o trânsito estava parado.

Podem ser classificadas como restritiva ou explicativa, dependendo do tipo de informação que agregam ao enunciado. As restritivas não vêm entre vírgulas e são termos essenciais. As explicativas aparecem entre vírgulas e acrescentam informações e qualidades ao termo anterior.

A explicação quási-causal é, com efeito, apropriada à explicação da História e das Ciências Sociais, porque dá conta da sucessão e da interligação entre os comportamentos, as situações, as motivações, as causas, os antecedentes, as consequências próprias dos acontecimentos humanos no mundo social.

Separar orações subordinadas adjetivas explicativas
As orações subordinadas adjetivas explicativas são aquelas que qualificam o termo anterior, acrescentando a ele uma informação. Por se tratar de uma informação adicional, ela aparece entre vírgulas, como um aposto.

Continuar lendo Como causal?