Como diferenciar abscesso?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 12 votos

No abscesso, ocorre a formação de uma cavidade de pus de forma difusa e evolução mais rápida, enquanto a trombose hemorroidária é uma saliência que ocorre especificamente na margem anal ou no canal anal.

O que é abscesso? Um abscesso é um cisto de tamanho variável que abriga em seu interior pus e outros resíduos da atividade do corpo humano. Ele pode surgir em diferentes pontos da pele, podendo ser sentido ao apalpar esses locais.

O diagnóstico de certeza é complementado pela aspiração com agulha de grosso calibre e drenagem do abscesso, depois de localizado e se existente, seguido de antibioticoterapia.

Na maioria das vezes, o local endurecido se deve a presença do processo inflamatório e, eventualmente, da presença da fístula que originou o abscesso.

A maioria dos abscessos vai continuar a piorar sem cuidados. A infecção pode se espalhar para os tecidos sob a pele e até mesmo para a corrente sanguínea. Se a infecção se espalha para o tecido mais profundo, você pode desenvolver febre e começar a se sentir mal.

O abcesso pode levar de 2 dias a 3 semanas para se desenvolver. Nem todo abcesso precisa de intervenção médica. Alguns acabam tendo uma drenagem espontânea e se cicatrizando. Mas, quando o problema persiste, o ideal é buscar ajuda médica para realizar uma drenagem cirúrgica, que permite retirar toda a secreção.

As bactérias que causam abscessos cutâneos são tipicamente inerentes à pele das áreas acometidas. Para abcessos no tronco, nas extremidades, axilas ou cabeça e pescoço, os organismos mais comuns são Staphylococcus aureus (com S. aureus resistente à meticilina [SARM] sendo o mais comum nos EUA) e estreptococos.

O ponto de flutuação caracterizase por um ponto amarelado sobre o edema significando proximidade do pus com a mucosa (edema intraoral) ou com a pele (edema extraoral).

Caso não seja tratado de forma adequada, um abscesso pode causar, em um primeiro estágio, a perda do dente infectado, e trazer complicações para a saúde do paciente, uma vez que, se entrarem em contato com a corrente sanguínea, as bactérias acumuladas na região podem se espalhar pelo corpo, gerando doenças muito mais ...

A coleção de pus, se não tratada, evolui para necrose tecidual e pode acarretar diversas complicações e atingir outras estruturas vizinhas! Toda infecção que nos atinge, desde leve ou gravíssima, circula em nossa corrente sanguínea. Por isso o tratamento e eliminação da causa da infecção é de caráter urgente.

Abaixo segue uma lista com alguns dos abscessos descritos pela literatura de saúde:

  • Abscesso cutâneo.
  • Abscesso perianal.
  • Abscesso peritonsilar.
  • Abscesso pulmonar.
  • Abscesso amebiano.
  • Abscesso Esplênico.
  • Abscesso da Glândula de Bartholin.

Como limpar o pus

  1. Tirar o excesso de pus com soro fisiológico;
  2. Lavar o local com água e sabão neutro;
  3. Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica;
  4. Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.

Os abscessos podem ter de um a vários centímetros de diâmetro. Os furúnculos e os carbúnculos são tipos de abscessos de pele. Os furúnculos são abscessos macios, menores e mais superficiais que, por definição, envolvem um folículo piloso e o tecido ao redor.

O abscesso é um pequeno caroço formado por tecido inflamado e pus, que causa intensa dor local, além disso a área pode estar vermelha e quente, cheia de micro-organismos. Não é recomendado tentar estourar o abscesso para evitar que infeccione, por isso as compressas mornas são indicadas.

Aplique compressas quentes sobre o abcesso.

  1. Coloque a compressa várias vezes por dia.
  2. Esfregue o abcesso com um pano realizando um movimento circular bem cuidadoso para liberar pus. É normal que haja um pouco de sangue também.

É comum que haja certo alívio quando o abscesso se abre e libera o pus que estava retido, diminuindo a pressão no local. Entretanto, de acordo com o profissional, isso não faz com que a doença esteja curada, é só o sintoma que se torna menos evidente com a diminuição do inchaço e da dor.

Inserir um hemostato ou pinça ao redor da cavidade do abscesso para romper as loculações. Considerar o uso de um dispositivo de sucção rígido e cego para extrair pus de abscessos grandes ou profundos, o que também ajuda a romper as loculações.

As principais pomadas furúnculo são:

  1. Nitrofural. O nitrofural é uma pomada antibiótica indicada para o tratamento de infecções na pele, como furúnculos, impetigo ou piodermite, ou para o tratamento complementar de queimaduras de segundo ou terceiro graus. ...
  2. Bacitracina e neomicina. ...
  3. Mupirocina. ...
  4. Gentamicina.

A penicilina V tem indicação em casos de infecção inicial ou moderada, mas nos casos de disseminação sistêmica rápida ou administração para imunodeprimidos deve-se optar pela amoxicilina. Caso haja história de alergia, deve-se optar pela eritromicina, clindamicina ou azitromicina.

7 chás anti-inflamatórios poderosos no combate às inflamações

  1. Chá de hortelã ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cravo da índia e gengibre. ...
  4. Chá de cúrcuma. ...
  5. Chá de agrião. ...
  6. Chá de macela. ...
  7. Chá de erva-doce.