Como diagnosticar tristeza parasitária bovina?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.7 / 5 2 votos

Atualmente o exame de esfregaço sanguíneo consiste no método mais assertivo para o diagnóstico da TPB. A associação da aferição da temperatura retal e do monitoramento clínico com exame do esfregaço sanguíneo possibilita a identificação precoce dos animais infectados.

O Diminazine B12 (derivado de diamidina) deve ser usado na dose de 1ml/10 kg de peso vivo, por via intramuscular. Geralmente uma dose é suficiente para o controle da infecção por Babesia bigemina, mas nos casos de infecção por Babesia bovis poder ser necessário 2 a 3 aplicações, com intervalo de 24 horas.

A vacinação deve ser feita nos bovinos a partir dos três meses de idade sob a orientação do médico-veterinário. A vacina deve ser descongelada em banho-maria (38ºC a 40ºC) e transferida para o frasco com diluente para aplicação nos animais.

Os principais sinais clínicos encontrados nos animais doentes são febre, anemia, fraqueza, apatia e pelos arrepiados (sem brilho, fracos etc). Muitos animais ficam tão debilitados que não toleram nem o manejo, como por exemplo deslocamentos do pasto até as mangas do curral e acabam ficando para trás.

O tratamento para a Tristeza Parasitária deve ser realizado assim que os primeiros sintomas forem observados. Têm-se no mercado vários tipos de medicamentos que são utilizados para o tratamento desta doença. Para a Anaplasmose, pode-se lançar mão de dois medicamentos de eleição: o Imidocarb e as oxitatraciclinas.

Quais são os sinais clínicos da tristeza parasitária bovina?

  • Febre (temperatura retal igual ou superior a 39,3°C);
  • Letargia;
  • Apatia;
  • Alteração na coloração das mucosas (ictéricas, pálidas e/ou com presença de petéquias);
  • Desidratação;
  • Corrimento lacrimal;
  • Perda de apetite.

A prevenção da Tristeza Parasitária Bovina pode ser feita de algumas formas como por exemplo, através do controle dos vetores por controle biológico ou por aplicação de acaricidas, pela colostragem, pela quimioprofilaxia ou pela premunição (SILVA, 2021).

Tristezina está indicada para o tratamento de infecções por babésias (Piroplasmose) e Tripanossomas.

A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é um complexo hemoparasitário causado por Babesia spp e pelo Anaplasma marginale, podendo ocorrer de forma isolada ou associada no hospedeiro.

Resumo: No Brasil, os agentes causadores da Tristeza Parasitária Bovina (TPB) são dois protozoários (Babesia bovis e Babesia bigemina) e uma rickettsia (Anaplasma marginale), sendo que a doença pode ser causada por um, dois ou os três agentes juntos.

O produto GANAVET PLUS é indicado nos casos de babesiose em bovinos, causadas por Babesia bovis e Babesia bigemina.

O tratamento de Babesia equi ( Nuttallia ) poderá requerer 2 doses e intervalos de 24 horas. Usando-se essa dosagem com fins profiláticos os animais estarão protegidos por um período de aproximadamente 4 semanas.

No caso de transporte imediato de animais sensíveis para áreas de alto risco, muito infestadas, pode-se utilizar o dipropionato de imidocarb para quimioprofilaxia, inclusive em vacas prenhes.

Indicação: Ganaseg™ 7% é indicado para o tratamento de bovinos infectados com babesia causada por Babesia bigemina e Babesia bovis e em equinos para Babesia caballi e Theileria (Babesia) equi. Uma única administração oferece completo alívio das manifestações clínicas da “Tristeza Parasitária Bovina”(TPB).

Os sintomas nervosos serão os mais notórios, entre os quais, os mais comuns são os tremores musculares e da pele, contração das orelhas, tetania, enrijecimento dos membros anteriores, ataxia, sudoração excessiva, prostração, espasmos violentos e convulsões (PAULA VILLAMIL RODRÍGUEZ, 2007).