Como diagnosticar estenose de traqueia?

Perguntado por: cportela . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Diagnóstico. O diagnóstico é feito através do exame físico e é confirmado com a Endoscopia Respiratória. Outro exame que pode auxiliar no diagnóstico é a tomografia helicoidal. Já o tratamento da estenose de traqueia, de acordo com o cirurgião torácico, estará diretamente associado ao quadro clínico do paciente.

Como realizar o diagnóstico corretamente
A avaliação clínica deve ser complementada através de exames de imagens, sendo a traqueoscopia, o raio X e o ultrassom os mais indicados. Além de confirmar o diagnóstico, os exames complementares ajudam a determinar o grau do colapso.

O diagnóstico da estenose hipertrófica do piloro pode ser clínico e contar com exames complementares, se necessário. O médico responsável deve levar em conta todos os sinais e sintomas. Além disso, pode fazer a palpação do abdômen para identificar o piloro hipertrofiado.

A broncoscopia é um exame de diagnóstico que nos permite avaliar a traqueia, os brônquios e parte dos pulmões. A broncoscopia é feita através da introdução na boca ou no nariz de um tubo, designado broncoscópio que possui na sua extremidade uma câmara de vídeo e uma fonte de luz fria.

O pneumologista se dedica ao estudo do sistema respiratório, especificamente as vias áreas inferiores - traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões.

As complicações mais graves e freqüentes da cirurgia da traquéia (ressecção de segmento traqueal e anastomose término-terminal), para correção de estenoses ou ressecção de tumores, são: infecção, deiscência de anastomose, re-estenose e lesão de estruturas adjacentes.

A Estenose Crônica pode ocorrer após a cicatrização de lesões, queimaduras, presença a longo prazo de um corpo estranho na garganta, podendo resultar no crescimento progressivo de um tumor da laringe ou em doenças especificas (Sífilis, Tuberculose, Escleroma).

Conheça as opções de tratamento!

  1. Medicação. A medicação, assim como em outras doenças, é uma das maneiras de tratar a estenose lombar. ...
  2. Exercícios físicos. Outro método habitual para tratar esse problema é a prática de exercícios regulares. ...
  3. Injeções epidurais. ...
  4. Cirurgia de coluna lombar.

O tratamento da estenose irá depender da gravidade do problema. Enquanto casos mais simples podem ser tratados com medicamentos, outros vão necessitar de dilatação endoscópica e até mesmo uma cirurgia intestinal. O tratamento endoscópico pode ajudar a evitar ou adiar a cirurgia definitiva.

Em alguns casos, as dores na coluna e nas pernas causadas devido à estenose espinhal podem ser tratadas com medicação, injeções de corticosteroides, descanso e fisioterapia.

Projeções radiográficas laterais durante as fases inspiratórias e expiratórias são indicadas para demonstrar o colapso traqueal do segmento cervical e torácico, respectivamente, além de permitir o diagnóstico de doenças cardíacas e pulmonares concomitantemente (7, 11, 12).

Possivelmente o uso do sulfato de condroitina associado com outros medicamentos como broncodilatadores, corticóides, antibióticos e o controle do peso corporal, quando indicados, poderiam maximizar os benefícios para os pacientes com colapso traqueal.

A estenose da traquéia, nada mais é do que um estreitamento traqueal, dificultando a passagem de ar aos pulmões, e em casos mais graves podendo gerar grave insuficiência respiratória (falta de ar).

A estenose lombar apresenta sintomas de acordo com o local da compressão do tecido neural. Pode existir dor lombar além de dor e desconforto quando o paciente está em pé, em extensão da coluna vertebral, principalmente ao caminhar.