Como diagnosticar estado vegetativo?

Perguntado por: rsouza . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Diagnóstico do estado vegetativo

  1. Os médicos suspeitam de estado vegetativo com base nos sintomas. ...
  2. Um exame por imagem, como a ressonância magnética (RM) ou a tomografia computadorizada (TC), é feito para verificar a existência de doenças que podem estar causando o problema, especialmente aquelas que podem ser tratadas.

Pessoas que estão no chamado estado vegetativo podem abrir e até mover os olhos. Podem sorrir, agarrar a mão de alguém, chorar, gemer e grunhir. Mas não conseguem reagir a um ruído repentino ou entender o que é dito à sua volta.

Estado vegetativo é a falta prolongada de reação e alerta por disfunção intensa dos hemisférios cerebrais, com preservação suficiente do diencéfalo e do tronco encefálico para conservar os reflexos autônomos e motores e os ciclos de sono-vigília.

Conjunto das funções orgânicas que são comuns aos animais e às plantas e que não estão submetidas à ação da vontade.

A principal diferença entre coma e estado vegetativo se encontra no fato de que uma pessoa em coma não acorda, não movimenta os olhos e não realiza os movimentos involuntários realizados por uma pessoa em estado vegetativo como bocejar, produzir pequenos sons ou até mesmo respirar.

Morte encefálica é a definição legal de morte. É a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro. Isto significa que, como resultado de severa agressão ou ferimento grave no cérebro, o sangue que vem do corpo e supre o cérebro é bloqueado e o cérebro morre.

Normalmente a avaliação dos níveis de consciência do paciente é realizada utilizando a Escala de Coma de Glasgow, na qual uma nota é atribuída a cada tipo de resposta. São três a serem analisados, com as respectivas reações e notas: abertura ocular: espontânea (4); ao comando verbal (3); a dor (2); ausente (1);

Coma induzido
É a perda irreversível de qualquer atividade do cérebro.

O coração é um músculo autônomo e pode bater até quando retirado do corpo. A oferta de oxigênio é o que o induz a continuar ativo após a morte cerebral, e esta é suprida por respiradores eletrônicos, nos casos em que a morte ocorre em socorro hospitalar.

Capacidade para centrar-se em uma atividade. O seu exame envolve observar: a vigilância, a tenacidade e a concentração. Vigilância: compreende a manutenção de um foco de atenção para estímulos externos.

Significado de Vegetativo
Que assegura a conservação da vida e do crescimento, mas sem reprodução sexuada, nem fenômenos nervosos ou psíquicos: funções vegetativas.

Alguns casos não duram mais do que duas a quatro semanas, outros são irreversíveis. Alguns pacientes, quando saem do coma, entram no chamado estado vegetativo.

A maioria dos neurologistas afirma que os pacientes em coma não sentem nada e não demonstram percepção nenhuma. Mas é uma opinão que varia: apesar de não ter sido comprovado cientificamente, muitos médicos acham que os pacientes que vivem esse estado podem, sim, ouvir e perceber minimamente o mundo ao seu redor.

[ Medicina ] Estado de coma profundo, em que o paciente não tem reflexos e tem as funções vitais muito perturbadas.

De acordo com o texto, aprovado por unanimidade, isso só pode ocorrer se for a vontade explícita do próprio doente ou de seus parentes. A prática é chamada de ortotanásia, mas essa palavra costuma ser evitada pelos médicos. Temem que seja confundida com a eutanásia.

Coma induzido
É o que acontece durante uma cirurgia feita com anestesia geral, por exemplo. “Quando o anestesista aplica uma medicação, ele está induzindo um coma, está gerando um estado de alteração do nível de consciência. O paciente não pode ser despertado, mas não é por uma lesão, e sim pelo efeito da medicação.

Os danos ao córtex cerebral que levam ao estado vegetativo podem ser causados por traumas, privação de oxigênio ou por doenças que afetam gravemente o cérebro . Pode também estar presente em casos de anencefalia ou de agravamento de processos neurológicos degenerativos .

As pessoas em estado vegetativo conseguem abrir os olhos, mas não conseguem falar ou fazer coisas que requeiram pensamento ou intenção consciente, e não têm consciência de si próprias nem de seu ambiente. No estado vegetativo persistente, a pessoa não tem mais função voluntária.

Sistema nervoso responsável pelo controle da vida vegetativa( controla funções como: respiração, circulação, digestão,...)