Como diagnosticar atraso na fala?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Sintomas de atraso de linguagem

  1. não balbuciar por volta dos 15 meses;
  2. não falar aos 2 anos;
  3. não falar frases curtas aos 3 anos;
  4. dificuldade para seguir instruções;
  5. pronúncia ou articulação pobre;
  6. dificuldade para juntar palavras em uma frase;
  7. omitir palavras de uma frase.

Acima dos 2 anos de idade, se há uma fala muito errada que ninguém entende, ou se, acima de 3 anos, a fala tem muitas trocas de letras, é preciso consultar um pediatra, que pode indicar avaliação fonoaudiológica. Não se deve aguardar até os 4 anos de idade para procurar auxílio profissional!

A linguagem segue sendo desenvolvida ao longo dos anos de forma gradativa. Aos 3 anos, é esperado que a criança seja compreendida por um adulto. Aos 5 anos, todos os fonemas já foram adquiridos pelo pequeno, que não deve apresentar nenhum tipo de dificuldade, troca ou atraso na fala.

O atraso da fala é um dos indicadores do autismo, mas não é o único a ser considerado, temos que levar em consideração a dificuldade de utilizar gestos e expressões na comunicação e ainda, como que num processo de autoestimulação, usar sons e palavras repetidas.

Crianças com TDL têm dificuldade para se comunicar e se expressar com clareza, muitas vezes também têm problemas para entender o que as pessoas dizem, independente do idioma utilizado. Estas dificuldades não são causadas por nenhum outro quadro (ex. Síndromes, autismo, surdez, etc) e são consideradas persistentes.

O que é Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL)?
Como dito no início, o TDL é um transtorno que faz com que muitas crianças apresentem dificuldades para desenvolver a fala. Nos pais e até mesmo nos profissionais, pelo menos a princípio, há uma estranheza pelo fato da criança não conseguir falar.

Você deve procurar ajuda especializada se seu filho tem 18 meses e ainda não fala ou se passou dos 2 anos e emite poucas palavras. É muito comum escutarmos que cada criança se desenvolve no seu tempo e que depois ela recupera o atraso.

O tratamento é indicado a pessoas de todas as idades que apresentem problemas da fala – seja por danos funcionais do organismo ou não; atraso na aquisição de linguagem (escrita ou oral); dificuldades para engolir; ou para pessoas que falam muito no seu dia a dia (profissionais que utilizam a fala como instrumento de ...

Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala.

Muitas pessoas utilizam o termo autismo leve , para se referir a pessoas que se enquadram no Transtorno do Espectro do Autismo nível 1, mas têm capacidade de realizar atividades diárias, manter uma conversa normalmente, ler e escrever, além de outras atividades.

Uma criança com atraso na fala pode usar palavras e frases para expressar ideias, mas será difícil entender claramente o que ela está dizendo. Já o atraso de linguagem está relacionado à capacidade da criança de dar e obter informações de maneira significativa.

Um dos sintomas mais comuns é quando a criança não responde ao ser chamada pelo nome. A criança parece surda. Você chama pelo nome, ela não responde. Na presença de outras crianças, ela se isola.

O diagnóstico tardio de autismo é uma realidade cada vez mais próxima de muitas pessoas.
...
Avaliação neuropsicológica

  1. Testes neurológicos e psicológicos específicos;
  2. Anamnese médica a partir de entrevistas com o paciente e seus familiares;
  3. Observação clínica.

As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (uma falha na audição), passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala, na qual a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao ...

Apraxia de Fala na Infância – O Que É? A Apraxia de Fala (AFI) é um distúrbio neurológico que afeta consideravelmente a condição motora da fala, resultando em uma maior dificuldade na pronúncia de sílabas e palavras.

Apraxia e Transtorno Desenvolvimento da Linguagem Podem Muitas Vezes Ser o Motivo do Atraso ou Dificuldade de Fala do Seu Filho. O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) se dá quando uma criança ou adulto apresentam limitações no compreender e/ou produzir linguagem, sem uma causa evidente.

São poucos os instrumentos utilizados para identificação da apraxia de fala infantil e a maioria destina-se à avaliação da realização de praxias e/ou movimentos orofaciais, sequências de movimentos orofaciais, articulação de fonemas simples, fonemas complexos e sílabas, fala espontânea, além da adequação da prosódia.

O Mutismo Seletivo é uma fobia que pode se manifestar na escola principalmente entre crianças de 3 a 6 anos de idade. O Mutismo Seletivo (MS) é um transtorno de ansiedade infantil complexo que caracteriza-se pela dificuldade de um indivíduo se comunicar verbalmente em determinadas situações sociais.

Exames disponíveis:

  • Audiometria Tonal e Vocal. A Audiometria Tonal e Vocal é um dos exames básicos para avaliação das diversos doenças relacionadas ao ouvido e função auditiva. ...
  • Audiometria Tonal Limiar Infantil. ...
  • Impedanciômetria. ...
  • Otoneurológico Completo.