Como diagnosticar a doença de Gaucher?

Perguntado por: iagostinho . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A suspeita de Gaucher costuma ser levantada pelo conjunto de sintomas e pelo exame clínico, revelador da hepatoesplenomegalia, isto é, do aumento visível do fígado e do baço, e confirmada por um simples exame de sangue, que pesquisa a atividade enzimática da betaglicosidase.

Tratamento da doença de Gaucher
Muitas pessoas com a doença de Gaucher tipo 1 e tipo 3 podem ser tratadas com terapia de reposição enzimática (imiglucerase), na qual enzimas são administradas por via intravenosa, geralmente a cada duas semanas.

Doença de Gaucher
Trata-se de uma disfunção inata do metabolismo, causada pela deficiência de uma enzima que resulta em anemia, plaquetopema, hematoesplenomegalia e lesões ósseas. A Doença de Gaucher é uma doença genética (hereditária) rara, existem 4.000 pessoas diagnosticadas no mundo e 12 em Mato Grosso.

Cintilografia do Fígado e do Baço com Fluxo Sanguíneo Hepático.

Afeta 1 em cada 40.000 pessoas. A doença é herdada de uma forma autossômica recessiva, ou seja: autossômica porque o defeito genético fica em um dos pares do cromossomo 1, e recessiva porque é preciso, para desenvolvê-la, herdar duas cópias defeituosas do gene, uma do pai e outra da mãe.

Estas são algumas das doenças genéticas mais raras:

  • Doença de Gaucher. Genética e hereditária, essa doença causa alterações no fígado e no baço. ...
  • Angioedema hereditário. ...
  • Síndrome de Chediak-Higashi. ...
  • Doença de Pompe. ...
  • Síndrome de Hermansky-Pudlak. ...
  • Síndrome Ehlers-Danlos. ...
  • Doença de Fabry.

Dor ou desconforto no local onde o baço está localizado, ou seja, na parte superior esquerda da barriga; a dor pode irradiar para o ombro esquerdo. Pela localização próxima ao estômago, o paciente pode ter a sensação de estar cheio sem ter se alimentado ou após comer pouco. Perda do apetite e perda de peso.

As mucopolissacaridoses (MPS) são doenças genéticas raras causadas por deficiência na atividade de enzimas. Fazem parte do grupo de doenças dos erros inatos do metabolismo.

“No Brasil, temos quase 900 pacientes diagnosticados. Mas é possível que outras pessoas sofram com ela, porque a detecção de uma doença rara nunca é fácil.

Os sintomas incluem nódulos na pele, problemas oculares, insuficiência renal e doença cardíaca. O diagnóstico toma por base os resultados de exames preventivos pré-natais, de exames preventivos no recém-nascido e de outros exames de sangue. A maioria das crianças que tem a doença de Fabry vive até a idade adulta.

O Projeto de Lei 6500/19 altera a legislação vigente para definir como doença grave a síndrome de Machado-Joseph, que se caracteriza por comprometer áreas do sistema nervoso, como as responsáveis pela coordenação motora, pela habilidade de engolir, pela visão e pela fala.

Quais os sinais e sintomas da doença de Fabry? Os sintomas comuns incluem episódios de dor intensa e sensações de queimação e formigamento nas mãos e pés (dores neuropáticas), que podem ser desencadeados por exercícios, febre, fadiga e estresse.

A síndrome de Fournier se caracteriza por infecção necrotizante perineal que acomete os planos profundos do escroto, pênis, períneo e que pode se estender à raiz da coxa e abdome inferior. Seu início é insidioso, tem progressão fulminante, leva a grandes perdas teciduais e muitas vezes ao óbito1.

O médico hematologista estuda, faz diagnóstico e trata alterações e doenças do sangue e de órgãos, como a medula óssea, linfonodos (os gânglios linfáticos, espalhados pelo nosso corpo) e baço.

Porém, exames complementares são fundamentais. A ultrassonografia nos mostra exatamente o tamanho do órgão e uma tomografia ou ressonância ajudam a encontrar, além do aumento do baço, uma possível causa para isso.

Opte por alimentos saudáveis e uma dieta equilibrada. Verduras folhosas e vegetais de raiz, como a batata-doce, são nutrientes extras para o órgão em questão. Cenouras, arroz, cevada, abóboras, maçãs, gengibre, alho e cardamomo são ótimas opções. Beba pouco líquido durante as refeições.

O teste é realizado a partir de um exame de exoma (sequenciamento genético) com uma amostra de sangue, em que os genes que produzem proteínas relacionadas a doenças são sequenciados, com o intuito de identificar possíveis mutações que apontem a probabilidade de desenvolver determinadas patologias.