Como devolver Pix indevido?

Perguntado por: adias2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
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Na hora de devolver o Pix, a própria ferramenta disponibiliza a função "devolver valor", em que o usuário precisa só inserir a quantia que deseja enviar de volta e confirmar a transação. A reversão ocorre em segundos, assim como uma transferência comum.

É possível cancelar uma transferência via Pix? A pessoa que vai enviar o dinheiro só poderá alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento. Após a confirmação, como a liquidação do Pix é em tempo real, a transação não poderá ser cancelada.

A resposta objetiva não é boa: infelizmente, não tem como cancelar um Pix enviado. Isso acontece porque o Pix é uma operação em tempo real. Como o próprio nome entrega, é um sistema de pagamento instantâneo. Ou seja, em poucos segundos, o dinheiro sai da conta do pagador e vai para a conta do recebedor.

Se você fez um Pix de valor errado para uma pessoa que conhece, é relativamente fácil resolver a situação. O que você deve fazer é contatar a pessoa e pedir a ela que cancele o Pix, estornando o valor. Isso pode ser feito em até 30 minutos, no horário comercial, ou em até 1 hora, fora do horário bancário.

Se a pessoa perceber que foi vítima de fraude antes do banco do estelionatário descobrir o crime, ela deve registrar um boletim de ocorrência na delegacia de polícia física ou virtual. Em seguida, deve avisar ao banco onde tem conta, utilizando canais oficiais como SAC e ouvidoria.

Bloquear Pix e outros serviços
O primeiro passo a se fazer quando a pessoa percebe que o seu celular foi roubado é encontrar em contato com as instituições financeiras nas quais a pessoa possui uma conta. E, dessa maneira, solicitar o bloqueio dos serviços, como, por exemplo, de transferências bancárias e do Pix.

Entre em contato com a sua instituição financeira
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) conta com uma lista com o telefone de todos os bancos. Se o estelionato tiver sido via Pix, você consegue registrar uma notificação pelo Mecanismo Especial de Devolução (MED) dentro da própria área Pix do aplicativo.

Uma cliente do Nubank teve o celular roubado em maio de 2021. Mas o que era ruim ficou pior: após o sinistro, os criminosos ainda acessaram a sua conta da fintech e transferiram mais de R$ 6 mil via Pix.

Como cancelar um pagamento agendado no app do Nubank

  1. Entre na área da conta: Abra o aplicativo e toque em “Conta” para exibir as opções;
  2. Selecione o pagamento: Na seção “Histórico”, toque no pagamento agendado que deseja cancelar;
  3. Cancele o agendamento: O app vai mostrar os detalhes do agendamento.

Como pedir reembolso de produtos ou serviços
Para pedir reembolso, entre em contato com a empresa que vendeu o produto ou forneceu o serviço para você. Muitas delas informam em seus canais, e-mails de confirmação de compra ou no ato do pagamento informações sobre troca, devolução e reembolso.

Para erros operacionais
Então, o dinheiro é devolvido em até 24 horas para a instituição que realizou o Pix.

Segundo o aplicativo do Nubank o valor tem um prazo de 7 dias úteis para ser estornado da minha fatura.

Segundo a política de reembolso desse estabelecimento em específico, o estorno costuma respeitar o prazo de até 15 dias úteis, a partir da data em que o cancelamento ou a devolução foi confirmada.

Chat. Já que não há um WhatsApp Nubank disponível para contato, o banco oferece atendimento através do Chat, onde atendentes estarão aptos para atendê-lo de forma eficiente e rápida! Para entrar em contato por meio do Chat, basta você abrir o seu aplicativo e ir à opção do Chat, que permitirá uma conversa direta.

Telefone do Nubank: 0800 608 6236; Telefone da Ouvidoria do Nubank: 0800 887 0463 (atendimento em dias úteis de 9h às 18h).

Na maioria das instituições financeiras, basta acessar o internet banking ou aplicativo bancário e cancelar o agendamento do pagamento do boleto, sem precisar entrar em contato com o atendimento.

O consumidor também tem o direito de pedir reembolso no caso de um produto ser impróprio para consumo, fora da validade, alterados, adulterados, falsificados, avariados, corrompidos, fraudados, deteriorados ou que apresentam qualquer risco à saúde ou vida do cliente.