Como devo tomar vitamina D de 1000?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

O melhor horário para tomar a vitamina D é junto com as refeições. Uma vez que a biodisponibilidade é maior nesse período. Também é importante manter uma exposição solar se atentando aos horários de exposição para uma produção adequada da vitamina.

Para manter os níveis de vitamina D no sangue consistentes, os comprimidos ou cápsulas com 50.000 UI são indicados como dose de ataque. A posologia sugerida é de 1 comprimido por semana, preferencialmente próximo às refeições, durante seis a oito semanas ou até atingir o valor desejado.

A falta de vitamina D pode deixar o organismo mais vulnerável a desenvolver algumas doenças, como raquitismo (exclusivamente em crianças), osteomalácia, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e depressão.

Este é um medicamento à base de Vitamina D, com altas dosagens, indicado no tratamento auxiliar da desmineralização óssea (retirada de minerais) pré e pós-menopausa, do raquitismo, da osteomalácia, da osteoporose e na prevenção de quedas e fraturas em idosos com deficiência de Vitamina D.

A principal função da Vitamina D3 no nosso organismo é facilitar a absorção do cálcio pelo organismo de extrema importância para o bom desenvolvimento dos ossos e dos dentes a vitamina d também ajuda prevenir algumas doenças como obesidade e diabetes.

De acordo com Ramos, a dose ideal diária de vitamina D varia para cada pessoa, porém, acredita-se que, em pessoas com níveis normais, a quantidade ao dia pode variar entre 1000 a 5000 Ui (Unidade Internacional), o que equivale a doses de 25 a 125 microgramas.

Está em dúvida em relação por quanto tempo pode tomar vitamina D? Bem, indícios médicos mostram que cerca de 15 a 20 minutos de exposição solar já são suficientes para que a vitamina D faça efeito3, porém é necessário que essa exposição seja entre as 10:00-14:00, horário que também é muito prejudicial à saúde da pele.

Quem pensa que a vitamina D permanece no organismo até ao Verão seguinte, não pode estar mais enganado. Estima-se que a vitamina D permaneça no tecido adiposo entre três semanas e dois meses.

QUANDO TOMAR VITAMINA D PARA DORMIR
Pesquisas iniciais sugerem que a vitamina D está inversamente relacionada à melatonina, o hormônio do sono. Isso significa que o aumento dos níveis de vitamina D pode suprimir os níveis de melatonina. Portanto, faz sentido que tomá-lo à noite possa atrapalhar seu sono.

A suplementação pode ser feita com diversos esquemas: – 50.000 UI, 1 vez por semana por 8 semanas; – 6.000 UI ao dia, por 8 semanas; – 3.000 a 5.000 UI ao dia, por 6 a 12 semanas.

Em relação a horários, não há uma regra padrão sobre como tomar vitamina D. A principal recomendação é que a dose diária seja ingerida em conjunto ou após uma refeição sólida, como o almoço ou café da manhã, de preferência com alimentos que contenham alguma fonte de gordura saudável.

A importância dessa vitamina para a estrutura óssea já é bem conhecida e, por isso mesmo, diversos pesquisadores têm dito que é preciso aumentar sua quantidade circulante no corpo, hoje recomendada em 40-70 nanogramas por mililitro (ng/mL).

O suplemento Koli D3, fonte vitamina D3, é um ótimo aliado para repor o nutriente.

A falta de vitamina B6 apresenta sintomas como irritabilidade, ansiedade, alterações de humor, insônia e fadiga, enquanto a deficiência de vitamina B12 pode afetar a produção de neurotransmissores e levar a sintomas como tristeza, apatia, falta de energia e desânimo.

Infelizmente, nenhuma fruta contém vitamina D.
É preciso ressaltar, no entanto, que os cogumelos produzem vitamina D2, enquanto os animais produzem vitamina D3.