Como devo tomar Vasogard?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Pode ser que você tenha que tomar o medicamento duas vezes ao dia, no mínimo meia hora antes ou duas horas após o café da manhã ou o jantar. A resposta ao tratamento pode variar entre os pacientes. Suas dores podem não melhorar imediatamente.

Dor de cabeça, diarreia e fezes amolecidas; dor abdominal, dor nas costas e infecção; palpitação e taquicardia; dispepsia (indigestão), flatulência (gases) e náusea; edema periférico (inchaço no tornozelo, pé e perna); mialgia (dor muscular); tontura e vertigem; tosse aumentada, faringite e rinite.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Vasogard não deve ser usado no caso de reação alérgica ao cilostazol ou a qualquer componente de sua formulação. Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência cardíaca ou problemas de hemorragia.

Os efeitos esperados manifestam-se entre 15 e 30 dias de tratamento, sendo que, em alguns casos, esse período poderá ser de até três meses.

A posologia recomendada de cilostazol é de 100 mg duas vezes por dia. Cilostazol deve ser tomado 30 minutos antes após o pequeno-almoço e a refeição da noite.

Nomes Comerciais1 Cebralat®, Claudic®, Elmiron®, Vasativ®, Vasogard®. Medicamento de Referência: Cebralat®. Medicamentos Similares: Claudic®, Elmiron®, Vasativ®, Vasogard®. Medicamentos Genéricos: cilostazol.

Os efeitos colaterais associados ao uso de cilostazol mais frequentes são: Cardiovasculares: edema periférico (7% a 9%). Gastrointestinais: dor abdominal (4% a 5%), diarreia (12% a 19%), o conteúdo de fezes anormais (12% a 15%), flatulência (2% a 3%), indigestão (6%), náusea (6 % a 7%).

A dosagem recomendada é de 50 mg ou 100 mg duas vezes ao dia, conforme orientação médica. Deve-se considerar a dose de 50 mg duas vezes ao dia quando houver coadministração com inibidores do CYP3A4, como cetoconazol, itraconazol, eritromicina e diltiazem, e com inibidores do CYP2C19, como omeprazol.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência cardíaca ou problemas de hemorragia. Você deve tomar os comprimidos com líquido. Seu médico irá lhe orientar como usar cilostazol e com que frequência tomá-lo.

Deve-se ter cuidado quando cilostazol for co-administrado com cetoconazol, eritromicina, omeprazol e diltiazem. As informações sobre superdosagem em humanos é limitada. Os sintomas de superdosagem podem ser dor de cabeça, diarréia, hipotensão, taquicardia e possivelmente arritmia.

O cilostazol foi utilizado em indicação não aprovada devido à sua ação inotrópica positiva). Trombose subaguda ocorreu em pacientes que utilizaram o cilostazol em indicação não aprovada para a prevenção de complicação trombótica após a colocação de stent coronário.

Vasogard é um medicamento que tem como substância ativa o cilostazol, que atua tratando os problemas de circulação nos quais ocorre diminuição do fluxo de sangue para os músculos da perna, auxiliando as caminhadas de maiores distâncias sem dor ou com menos dor.

Claudic 100mg, caixa com 60 comprimidos.

Cebralat® é um medicamento que tem como substância ativa o cilostazol, que atua tratando os problemas de circulação nos quais ocorre diminuição do fluxo de sangue para os músculos da perna, auxiliando as caminhadas de maiores distâncias sem dor ou com menos dor.

Indicado para tratar problemas de circulação em que ocorre diminuição do fluxo de sangue para as artérias periféricas do corpo, condição denominada doença vascular periférica, cujo sintoma principal é a claudicação intermitente e para a prevenção da recorrência de acidente vascular cerebral (AVC).

Seu principal efeito colateral é o aumento da pressão arterial, então pacientes em uso recente devem ser monitorizados com mais atenção. O cilostazol recebeu as certificações FDA e ANVISA em 1999 para tratamento da CI.

Nos casos em que o paciente tiver manifestado previamente um episódio isquêmico cerebral o cilostazol pode ser substituído pelo AAS, sem prejuízo para o paciente (prevenção secundária).

O cilostazol não afeta o metabolismo da glicose em pacientes com DM ou intolerância à glicose (21).

O Cilostazol é contraindicado em pacientes com insuficiência cardíaca (IC) de qualquer severidade, apesar de nunca ter sido estudado diretamente em doentes com IC.

Todo medicamento deve ser guardado em locais seguros, arejados, secos e protegidos da luz; nunca em cima da geladeira, no banheiro, embaixo de pias ou próximo de materiais de limpeza; sempre longe do alcance de crianças e de animais domésticos. Crianças e idosos devem ter cuidados especiais com a sua medicação.

Cilostazol Althaia 50mg, caixa com 8 comprimidos.