Como devo tomar kefir de água para soltar o intestino?

Perguntado por: amata . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

De acordo com a nutricionista Giovana Canno, o kefir pode ser tomado diariamente, mas o ideal é recorrer a um médico ou nutricionista para descobrir qual é a frequência correta de consumo, que pode variar de pessoa para pessoa.

As bactérias benéficas presentes no kefir atuam equilibrando a flora intestinal e promovendo o bom funcionamento do intestino, podendo inclusive ser utilizado para complementar o tratamento de algumas doenças gastrointestinais, como a síndrome de intestino irritável, doença de Crohn e úlceras.

Qual quantidade de kefir posso consumir por dia? Não existe uma quantidade ideal, mas a média de consumo individual diário é de 250 ml (1 copo) de kefir ou um consumo de até um litro por dia.

O tratamento da prisão de ventre pode ser feito por meio de probióticos, por exemplo, kefir e kombucha, que são naturais. Também é possível tê-los liofilizados, que são feitos normalmente em farmácias de manipulação. O kefir pode ser adicionado a vitaminas, sucos e sopas.

Melhor horário para tomar
Não há uma restrição de horários em que se pode tomar o kefir. No entanto, é eficaz consumir antes de dormir ou logo após acordar.

Pessoas com o sistema imunológico comprometido, como pacientes em tratamento de quimioterapia e idosos imunodebilitados, precisam de cuidados quanto ao consumo do Kefir, produto obtido através da fermentação do leite que vem ganhando uma série de adeptos pelo Brasil.

O Kefir de água se reproduz melhor em um ambiente mineral e preferencialmente com açúcar orgânico. Se usar açúcar mascavo, por exemplo, o seu Kefir terá uma coloração caramelo, usando açúcar refinado a coloração será mais clara.

O consumo de modo adequado do kefir está relacionado a melhora de diversas funções como controle de triglicérides, colesterol, glicemia e há alguns relatos de que a utilização de probióticos poderia contribuir para melhora de casos de gordura no fígado.

Beatriz diz que há contraindicação para indivíduos que estejam com o sistema imunológico debilitado (imunodeficiência, AIDS e outras condições), uma vez que possuem maior probabilidade de desenvolver infecções pelas bactérias ou leveduras presentes no produto.

Os benefícios ao se consumir os grãos incluem, redução da pressão arterial, redução da inflamação, redução do colesterol e aumento da produção de interferon. Então sim, os grãos de kefir podem ser comidos sem que haja efeitos colaterais negativos.

O kefir de água é uma das opções de bebida probiótica fermentada que pode beneficiar a saúde da flora intestinal, bem como facilitar a digestão e evitar problemas como a constipação. Em sua composição há a presença de pequenos organismos vivos e bactérias que rendem seu poder probiótico.

Conforme o tempo de fermentação é o seu efeito, se 12 horas pode soltar o intestino, 24 horas, normalizar, e 48 horas prender o intestino. Depois desse período de adaptação, em poucos dias você começará a perceber todos os benefícios que essa bebida pode trazer.

Kefir. O kefir é a bebida probiótica feita a partir da fermentação do leite. Portanto, além de ser uma excelente fonte de proteína, ajuda na regulação intestinal, o que previne a constipação e a sensação de inchaço, que poderia prejudicar a qualidade do sono.

Para cada litro de água mineral em temperatura ambiente adicione 4 colheres (sopa) de açúcar e cerca de 3 a 4 colheres (sopa) de grãos de kefir.

Como fazer a limpeza do intestino?

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna. ...
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos. ...
  3. Aumente a ingestão de fibras. ...
  4. Consuma amidos resistentes. ...
  5. Experimente chás de ervas. ...
  6. Beba sucos e vitaminas. ...
  7. Hidrate seu corpo.

As principais dicas para ajudar a soltar o intestino preso são:

  1. Beber água morna com limão ao acordar. ...
  2. Mastigar bem os alimentos. ...
  3. Beber chás laxantes. ...
  4. Manter uma alimentação saudável e variada. ...
  5. Fazer massagens na barriga. ...
  6. Praticar exercícios físicos regularmente. ...
  7. Estabelecer um horário. ...
  8. Consultar o gastroenterologista.

Quando os suplementos probióticos são prescritos para o alívio de sintomas agudos, como casos de diarreia aguda, os efeitos podem ser percebidos em apenas alguns dias. Já quando a finalidade é a melhora de condições crônicas, como síndrome do intestino irritável, geralmente é necessário o uso prolongado do probiótico.

Fortalece o sistema imunológico
Um dos benefícios do kefir que mais chama atenção é o fortalecimento do sistema imunológico. Por ter ações antibacterianas e ser responsável por atuar na microbiota intestinal, o sistema imune estará preparado para combater doenças que possam surgir, caso o corpo fique em desequilíbrio.

O kefir pode ficar na geladeira e o iogurte de kefir na geladeira costuma durar uns 10 dias, sendo que esse tempo é variável.

"A estagnação do crescimento do kefir pode ser porque a colônia ficou muito tempo com a alimentação baixa em nutriente ou porque o ambiente está frio, o que também trava o crescimento. É algo normal e requer paciência. Precisa identificar se realmente parou de crescer ou se o crescimento está muito devagar", explica.