Como devo tomar Aciclovir 200mg?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Um comprimido de aciclovir 200 mg, cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, pulando a dose noturna. O tratamento precisa ser mantido por cinco dias, e de- ve ser estendido em infecções iniciais graves.

Um comprimido de 200mg, quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente seis horas. Muitos pacientes podem ser convenientemente controlados com um regime de 400mg, duas vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente 12 horas.

Adultos: Pacientes com infecções por Herpes simplex (exceto meningoencefalite herpética) ou infecções pelo Varicella zoster devem receber aciclovir em doses de 5mg/kg a cada oito horas.

O medicamento normalmente começa a fazer efeito já nas primeiras 48 horas após o início do tratamento. Após esse período, ocorre uma redução dos sintomas e do tempo de doença. Quando o quadro é bastante intenso, o medicamento pode começar a ter efeito apenas após 72 horas do início do tratamento.

A suspensão da dose noturna não está relacionada a uma justificativa farmacológica, mas, sim, ao conforto do paciente. Assim, não precisará acordar no meio da noite para tomar dose da madrugada do aciclovir.

Aciclovir é indicado para:
O tratamento de infecções pelo vírus Varicella zoster; A profilaxia de infecções por Herpes simplex em pacientes imunocomprometidos; A profilaxia de infecções pelo citomegalovírus (CMV) em pacientes transplantados de medula óssea.

LIMITE DE DOSE PARA ADULTOS: 20 mg por kg de peso por dia cada 8 h. IDOSOS: podem ser mais sensíveis aos efeitos do aciclovir sobre o sistema nervoso central. Herpes simplex em recém-natos até 3 meses de idade: 10 mg por kg de peso cada 8 horas, durante 10 dias.

O aciclovir serve para tratar infecções causadas pelo vírus da herpes, tanto a genital como a oral. O mesmo remédio também é usado para conter o herpes-zóster.

Ele pode ser tomado à noite, entretanto, indica-se que durante o período de sono do usuário seja preservado.

Aciclovir creme deve ser aplicado sobre as lesões já existentes ou lesões emergentes, preferencialmente no início da infecção. Aciclovir creme deve ser aplicado cinco vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente quatro horas, pulando a aplicação no período noturno.

Reações comuns (ocorrem entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento)

  • Dor de cabeça, tonteira;
  • Enjoos, vômito, diarreia e dores no abdômen;
  • Coceira e vermelhidão/protuberâncias na pele que podem piorar com exposição ao sol;
  • Sensação de cansaço, febre.

A administração prolongada ou repetida de aciclovir em pacientes seriamente imunocomprometidos pode resultar na seleção de cepas de vírus com sensibilidade reduzida, que podem não responder ao tratamento contínuo com aciclovir. Eventos adversos podem variar sua incidência dependendo da indicação.

Prevenção de Herpes simples em adultos: Em pacientes imunocomprometidos (com o sistema de defesa do organismo debilitado), recomenda-se um comprimido de 200 mg, quatro vezes ao dia, em intervalos de aproximadamente seis horas.

O tratamento deve continuar por pelo menos quatro dias para herpes labial e por cinco dias para herpes genital. Se não ocorrer cicatrização, o tratamento deverá ser prolongado por mais cinco dias. Se as lesões permanecerem após 10 dias, o paciente deve consultar seu médico.