Como devo me dirigir a um vereador?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 6 votos

O uso do pronome de tratamento Vossa Senhoria (abreviado V. Sa.) para vereadores está correto, sim. Numa Câmara de Vereadores só se usa Vossa Excelência para o seu presidente, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (1991).

A carta deve descrever o problema e as possíveis soluções, claramente.

  1. Step 1. Identifique o vereador que pode ajudá-lo. ...
  2. Step 2. Avalie o problema do qual quer tratar em sua carta. ...
  3. Step 3. Descreva as causas do problema. ...
  4. Step 4. Proponha uma solução. ...
  5. Step 5. Assine a carta e inclua seu endereço. ...
  6. Step 6.

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

VI. Como se dirigir aos Governadores e Prefeitos

  1. A carta começa com: Vossa Excelência.
  2. No corpo do texto: Excelentíssimo Senhor Governador/Prefeito.
  3. No envelope: Ao Excelentíssimo Senhor Fulano de Tal ou DD. Governador Fulano de Tal.

O que é Ilmo.? Ilmo. é uma abreviação do pronome de tratamento "Ilustríssimo" utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente à forma de tratamento "Senhor".

Os tipos de ofício mais utilizados são: ofício de comunicação, ofício de solicitação, ofício de patrocínio e ofício jurídico. O ofício apresenta a seguinte estrutura: cabeçalho, numeração do ofício e ano, local e data, corpo do texto, despedida e assinatura.

Então podemos encerrar com: Atenciosamente. Respeitosamente. Cordialmente.

A carta argumentativa é um tipo de texto que pretende defender um ponto de vista de um remetente para um destinatário. A carta é um gênero amplamente difundido na sociedade. A carta argumentativa é um gênero textual muito importante na sociedade contemporânea.

Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo).

Senhora Secretária ou Senhor Secretário, 2.

3) Se se trata alguém por Vossa Excelência, o endereçamento da correspondência é excelentíssimo, ou, em abreviatura, Exmo.; se se trata por Vossa Senhoria, o endereçamento é ilustríssimo, ou, de forma abreviada, Ilmo.

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município.

Em linhas gerais, os vereadores são escolhidos para elaborar leis e fiscalizar o Executivo. Já o prefeito deve representar o município nas suas relações jurídicas, políticas e administrativas, além de sancionar, promulgar e publicar as leis.

É suficiente o uso do pronome de tratamento Senhor”.

abreviatura Abreviatura de excelentíssimo; forma de tratamento usada para autoridades, para pessoas que pertencem a classes mais altas ou com grande proeminência social: Ex.mo Sr. juiz de Direito.Com o mais elevado grau de excelência, de primazia e perfeição. Etimologia (origem da palavra exmo.).

Nos Estados Unidos da América, os médicos, ao termina rem o curso de medicina, são portadores do título de doutor (M.D. = Medical Doctor), o grau máximo da profissão.

Contando com a costumeira e prestimosa atenção de Vossa Excelência, reafirmo votos de cordial estima e sincera consideração.